Transformação digital: casos de sucesso
Ikea, Nike e Microsoft são algumas das empresas que levaram a cabo uma transformação digital bem-sucedida. Estas empresas redesenharam os seus websites e fazem uso da IA e de Big Data para evoluir.
Uma transformação digital bem-sucedida traz muitos benefícios a uma empresa em termos de eficiência, receitas e retorno do investimento. Dados estatísticos recentes mostram que o investimento global na transformação digital duplicou entre 2017 e 2022. E espera-se que este valor aumente ainda mais nos próximos anos.
O que é a transformação digital?
Quando uma empresa passa por uma transformação digital, ela implementa soluções digitais para mudar positivamente a sua organização. Os projetos de transformação podem ser pequenos, grandes ou de qualquer dimensão intermédia, não se trata apenas um assunto para grandes empresas. Isto significa que as transformações digitais podem ter um aspeto muito diferente de empresa para empresa. Pode ser um novo website, um sistema centralizado de gestão de recursos humanos ou uma reconfiguração completa da empresa.
Para que uma transformação digital seja bem-sucedida, é necessária uma estratégia eficaz. Isto significa olhar para toda a empresa e pensar em que mudanças beneficiariam o maior número de pessoas. Assim que os objetivos forem claros, poderá começar a desenvolver um plano para levar a cabo a transformação. Um objetivo comum das transformações digitais é a redução dos custos. Isto pode ser alcançado automatizando processos ou facilitando o trabalho dos empregados. Outro objetivo é melhorar a satisfação do cliente, prestando um melhor serviço ou oferecendo novas funções e benefícios que o cliente deseja.
Empresas que fizeram história
Destacamos quatro empresas que conseguiram transformar-se digitalmente: IKEA, Capital One, Microsoft e Nike. A IKEA melhorou a sua presença online e as suas vendas online triplicaram; a Capital One utilizou a inteligência artificial para melhorar o serviço ao cliente; a Microsoft atualizou o seu modelo de distribuição com o Microsoft Azure, tornando-se um dos maiores fornecedores cloud do mundo; e a Nike concentrou-se em tornar-se uma marca que comunica diretamente com o consumidor, apostando nas vendas online.
- IKEA. A líder mundial da indústria do mobiliário apostou na estratégia de transformação digital para manter a sua vantagem competitiva em relação a outras empresas. Quando as lojas IKEA começaram a dar prioridade ao negócio digital, as vendas online triplicaram. Hoje as lojas físicas atuam mais como centros de distribuição do que como pontos de venda a retalho. Em alguns países, os clientes já podem inclusivamente pagar as suas compras sem terem de passar pelas caixas.
- Capital One. A empresa tem utilizado as novas tecnologias de inteligência artificial para melhorar o serviço de atendimento ao cliente. Foi, entre outros exemplos, um dos primeiros bancos a adoptar dispositivos como a Alexa, da Amazon, de forma a que os seus clientes possam obter rapidamente a informação de que precisam e quando precisam. Quando um cliente pergunta “qual é o meu saldo?”, “quanto é o meu próximo pagamento de carro?” e “qual é a data de vencimento da minha próxima conta de cartão de crédito?”, ele obtém todas as respostas que precisa sem ter a necessidade de entrar na banca online. A Capital One mostra como uma estratégia de transformação digital focalizada (dado que reformulou apenas uma parte do negócio) pode melhorar o serviço ao cliente. Prova também que pequenas melhorias, realizadas na altura certa, podem trazer mudanças muito eficazes.
- Microsoft. Apesar de ser líder em inovação desde o início da computação doméstica no final dos anos 80, a chegada dos sistemas de software baseados na cloud, no início dos anos 2000, tornaram o seu modelo de distribuição obsoleto. A estratégia digital da Microsoft consistiu em renovar completamente os sistemas de distribuição, utilizando a sua própria solução cloud. Em 2008, foi lançado o Microsoft Azure, que se tornou o segundo maior fornecedor cloud do mundo e que oferece uma vasta gama de serviços digitais a empresas e particulares. A Microsoft, sendo líder de mercado, poderia ter escolhido uma estratégia mais complacente. Em vez disso, tomou a decisão correta de reformular radicalmente a sua estratégia, apostando na transformação digital.
- Nike. A líder mundial em vestuário desportivo é um exemplo dos excelentes resultados que as iniciativas de transformação digital podem gerar. Toda a abordagem da Nike em relação à marca, vendas e tecnologia mudou. Agora a empresa está concentrada em tornar-se uma marca forte junto do consumidor, reduzindo as parcerias com retalhistas e desenvolvendo múltiplos canais de vendas online, sobretudo através de aplicações mobile. Programas como o Nike Training Club recolhem dados detalhados sobre os consumidores que são utilizados para criar novos modelos de vestuário desportivo. O papel das lojas físicas é sobretudo o da promoção da marca Nike.
Iniciar a transformação digital do seu negócio é a chave para se tornar mais competitivo tal como provam os casos destas quatro empresas que aprenderam a abraçar a mudança.
Asavin Wattanajantra
Especialista em TI e inovação para PME
Artigo publicado originalmente em Blog Sage Advice
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