Sage X3 2025 R2: as novidades que reforçam IA, compliance e modernização
A release 2025 R2 representa mais uma etapa importante na evolução do Sage X3 e na sua integração com a Inteligência Artificial. Espero que todos os nossos Parceiros — e, através deles, os nossos Clientes — a adotem rapidamente, tirando partido das suas novas capacidades.
O Sage X3 tem duas releases anuais que, regra geral, são disponibilizados em Maio e Novembro. Seguindo este calendário, em Novembro foi lançada a release 2025 R2, que traz um conjunto relevante de novidades em várias áreas do Sage X3.
Na release anterior (2025 R1), lançada em Maio, foi disponibilizado o Sage Copilot para X3 no âmbito do respetivo Early Adopter Program. Após o sucesso desse programa, nesta release o Sage Copilot passa a estar disponível para todos os clientes. O Copilot permite que os utilizadores interajam com o Sage ERP X3 através de um chat baseado em linguagem natural, bastando escrever perguntas como “Quais são as encomendas atrasadas?”ou “Quais foram os produtos mais vendidos?” para obter respostas imediatas.
Para além desta interação via chat — que funciona de forma reativa, respondendo às perguntas colocadas — o Sage Copilot disponibiliza também um conjunto de insights, que alertam proactivamente os utilizadores para situações como encomendas em atraso, entregas não faturadas, faturas vencidas, etc. Este é mais um passo claro na utilização da Inteligência Artificial no Sage X3, preparando o caminho para a próxima fase, que incluirá Agentes de IA com um papel ainda mais ativo.
A Inteligência Artificial está também presente nas melhorias da funcionalidade de Accounts Payable Automation, que agora tem maior precisão na leitura e classificação das faturas recebidas. O controlo com a informação de fornecedores reduz significativamente a necessidade de correções manuais, tornando os processos administrativos mais rápidos e fiáveis.
Na área financeira, o destaque vai para o compliance (SII, Verifactu, ATCUD, etc.), uma área de focus de maior importância para a Sage. Nesta release uma referência para as evoluções na faturação eletrónica que permitem garantir o cumprimento dos novos requisitos legais em vários países europeus e que são aguardados a curto prazo para Portugal e Espanha, reforçando a importância dessa capacidade no Sage X3.
No domínio das operações e logística, o Mobile Automation continua a evoluir de forma consistente. Entre as várias melhorias introduzidas, destaco a leitura de códigos de barras compostos, que representa uma poupança significativa de tempo e um aumento claro da fiabilidade das operações em armazém.
A plataforma do Sage X3 foi também reforçada com melhorias de performance, segurança e capacidade de personalização, em particular através da contínua evolução do Sage X3 Builder, que suporta uma abordagem mais moderna às capacidades de personalização do nosso ERP.
Guardo para o final, um dos principais destaques que é o lançamento do Sage Business Reporting, que introduz uma nova forma de trabalhar com os dados do Sage X3. O SBR disponibiliza a informação do ERP diretamente para o Microsoft Excel, permitindo criar relatórios sempre atualizados e ligados em tempo real ao ERP, sem necessidade de exportações manuais. Pensado para apoiar o dia a dia das equipas financeiras e de gestão, o SBR simplifica tarefas como fechos de período ou a preparação de reporting ad hoc.
Por todas estas razões, a release 2025 R2 representa mais uma etapa importante na evolução do Sage X3 e na sua integração com a Inteligência Artificial. Espero que todos os nossos Parceiros — e, através deles, os nossos Clientes — a adotem rapidamente, tirando partido das suas novas capacidades.
J. Xavier de Basto
Growth Manager Sage X3, Iberia