Placosoares: “Agora é fácil antecipar o recebimento das faturas”

A Placosoares, PME da construção civil com sede em Penafiel, foi uma das pioneiras na utilização da funcionalidade do Sage 50, em parceria com a Caixa Geral de Depósitos (CGD), que permite antecipar o pagamento de faturas diretamente na plataforma. “Estamos muito satisfeitos pois era algo que o mercado não tinha. Em regra, quando faço o pedido ao banco de manhã, o dinheiro entra em conta no mesmo dia”, justifica José Eduardo, diretor financeiro da Placosoares.

 

A Placosoares, com sede e loja própria nas termas de São Vicente (Penafiel), é especialista em materiais de construção e isolamento térmico. Fundada por Manuel Soares em 2008, dedica-se à comercialização de equipamentos, máquinas e ferramentas, materiais e acessórios para a construção civil e obras públicas.

Além disso, representa as principais marcas de referência materiais de construção, máquinas e ferramentas e divisórias e tetos falsos, a Placosoares tem uma empresa associada (a Placocanelas) para os serviços de construção civil, desde construção, ampliação, transformação e restauro de edifícios, instalações elétricas, canalização e climatização, remodelação de interiores, carpintaria, serralharia e montagem.

 

A nova funcionalidade simplificou a burocracia

A empresa foi uma das primeiras a utilizar a nova funcionalidade do Sage 50, desenvolvida em parceria com a Caixa Geral de Depósitos (CGD), que simplifica o acesso ao financiamento das PME. Através desta colaboração os clientes da Sage têm acesso a financiamento de faturas, na própria plataforma Sage 50, criando uma experiência totalmente integrada e automatizada.

“Trabalhamos com esta funcionalidade desde há cerca de três meses com o objetivo de antecipar o recebimento de faturas não vencidas e gerir melhor a tesouraria. Estamos muito satisfeitos com o seu funcionamento pois era algo que o mercado não tinha”, diz José Eduardo, diretor financeiro da Placosoares.

O gestor, com vasta experiência no setor bancário, explica que antes este processo envolvia muita burocracia. ”Sei que estes processos tinham uma carga burocrática pesada porque, entre outras razões, era necessário a aceitação por parte dos devedores que tinham alguma resistência em pagar diretamente ao banco. Esta nova solução simplificou a burocracia e funciona de uma forma intuitiva, rápida e simples. Em regra, quando faço o pedido ao banco de manhã, o dinheiro entra em conta nesse dia durante a tarde”, diz José Eduardo.

 

Um processo 100% digital, automático e integrado

A implementação da funcionalidade na Placosoares foi feita pela Downinfor, empresa com sede em Braga e filial em Paredes, que em 2026 comemorará 40 anos. Parceira da Sage há mais de duas décadas, a Downinfor presta serviços de consultoria informática especializada. Paulo Alves, CEO da Downinfor, salienta o carácter inovador desta funcionalidade que resulta da colaboração entre a Sage e a CGD. “Estive presente nas primeiras reuniões com a Caixa Geral de Depósitos e fiquei muito bem impressionado porque creio que é a primeira solução de factoring digital, alimentada por IA, que existe no mercado português”.

Paulo Alves destaca a vantagem da rapidez. “O processo é 100% digital e automático, pelo que o cliente, em regra, recebe o pagamento da antecipação das faturas no próprio dia”. Outro benefício, acrescenta, é o da comodidade. “Os pedidos podem ser feitos a qualquer momento, 24 horas por dia, incluindo fins de semana. Por isso recomendo a todos os nossos clientes que instalem esta funcionalidade na solução Sage 50, pois não há custos associados e nenhuma obrigatoriedade de uso”.

Outra vantagem, segundo Paulo Alves, é a integração entre a plataforma da Sage e o banco. Os clientes das soluções Sage 50 Faturação e Sage 50 Loja podem simular valores, consultar condições e submeter pedidos de forma rápida e segura, obtendo o financiamento de faturas diretamente através da aplicação. “Apesar de ter sido lançada há pouco tempo, já temos quase uma dezena de clientes a utilizar a funcionalidade, destacando-se as PME da construção civil como a Placosoares, que foi a primeira”.

 

Saiba mais sobre a parceria entre a Sage a Caixa Geral de Depósitos aqui.