Customer Day 2025: IA em ação e histórias de sucesso
O Customer Day 2025, realizado na Quinta da Pimenteira, em Lisboa, mostrou a aplicação real da IA nos negócios, com casos de sucesso e soluções Sage inovadoras.
O Customer Day 2025 voltou a afirmar-se como um dos momentos mais emblemáticos do calendário anual de eventos da Sage. O encontro, realizado na Quinta da Pimenteira (Lisboa), reuniu clientes, parceiros e líderes empresariais numa jornada de partilha, inspiração e foco na transformação digital, com destaque para a Inteligência Artificial (IA) e casos reais de clientes.
Tal como sucedeu no evento similar realizado em Madrid, o Customer Day 2025 de Lisboa apresentou a visão estratégica da Sage sobre a inovação, com exemplos práticos de como a inteligência artificial já está a ser integrada nas soluções Sage X3, XRT e Sales Management. Representantes de várias empresas subiram ao palco para partilhar as suas experiências e mostrar o impacto real desta tecnologia.
O evento centrou-se numa mensagem clara: a tecnologia só faz sentido se estiver ao serviço do negócio. A inteligência artificial é um dos temas do momento, mas para a Sage não faz sentido falar de IA sem aplicá-la ao negócio e aos clientes. E foi isso mesmo que aconteceu nesta sessão, onde a prioridade foi apresentar como as novidades tecnológicas podem ser aplicadas em concreto às organizações e como podem ser usadas para criar valor real para os clientes de modo a fazê-los crescer.
A importância do Customer Day
Na sessão de abertura, Carles Ransanz, vice-presidente da Sage Medium, fez questão de destacar a importância do evento para a marca Sage e para o ecossistema de clientes: “No Customer Day apresentamos, em primeira mão, as nossas soluções e novas funcionalidades, mas este encontro tem como prioridade ser um espaço de diálogo e de aprendizagem para todos. O vosso sucesso é o nosso sucesso. Crescemos convosco”.
Seguidamente, Eva Martín, Enterprise Market Iberia, descreveu o Customer Day como o evento mais representativo da Sage e um marco da sua paixão pelos clientes: “Estamos completamente obcecados pelos nossos clientes – essa é a verdade. Obcecados em compreender, servir e surpreender. É extremamente gratificante poder contar com a presença de tantos líderes, que temos tido o privilégio de apoiar nas suas jornadas de transformação e crescimento, através da tecnologia e da inovação”.
Inteligência Artificial aplicada ao negócio
No primeiro painel da tarde, Ruben Cunha, Pre Sales Manager, explicou “Como entendemos a IA na Sage”. Para este responsável a grande questão que se coloca “não é como esta tecnologia ajuda os negócios, mas quando e como”. O rápido crescimento da IA e a integração nas soluções da Sage baseia-se em três pilares fundamentais: metodologia, confiança e controlo. Em resultado, a empresa já tem atualmente: 8 produtos com IA em 7 países diferentes; 17 patentes, com 4 em GenAI (IA generativa); 20 milhões de previsões; 35 mil modelos de IA que são treinados todos os dias.
Para Ruben Cunha vivemos momentos de otimismo com a IA, mas é preciso não repetir os erros do passado. É fundamental continuar a trabalhar e a investir, porque só assim se pode continuar a dar passos em direção ao futuro. Na sua opinião, a IA ganha cada vez mais relevo no ambiente empresarial dado que:
- Permite libertar recursos de tarefas administrativas repetitivas, que não acrescentam muito valor, substituindo-as por sistemas automatizados.
- Promove o crescimento das organizações e dos negócios, melhorando a eficiência e o desempenho.
Regras e cuidados na utilização da IA
Tudo isto tem de ser pensado com regras e pressupostos que assegurem a utilidade, a fiabilidade e a ética da utilização da IA:
- A IA aplicada à gestão e ao negócio tem de ter um propósito claro.
- Deve ser disponibilizada da forma mais eficiente, no momento certo, com informação confiável.
- É fundamental que o assistente de IA não forneça respostas erradas. Se não tiver a certeza, deve assumir que não sabe responder.
- A ferramenta deve ser rigorosa e as informações apresentadas têm de ser factuais.
- Controlo rigoroso das permissões de acesso: um utilizador só pode obter informação para a qual tem autorização.
- O utilizador mantém sempre o controlo final das ações: o assistente propõe, informa, mas quem decide e executa é o utilizador.
Sage Copilot: o motor de inteligência artificial
Integrado nas soluções Sage, o Copilot tem como objetivo tornar a utilização dos produtos mais fácil e a experiência mais próxima dos humanos, usando linguagem natural. Por exemplo, o utilizador pode pedir: “Mostra-me um gráfico das vendas do último ano, agrupadas por mês e por tipo”. E o assistente responde sem que o utilizador necessite de consultar detalhes técnicos como tabelas ou campos. Além disso, o sistema pode ajudar a identificar tarefas repetitivas, agendar alertas, promover a comunicação entre equipas, e gerir grandes volumes de dados, transformando-os em informação útil no momento certo.
“Podemos pensar no Copilot como um colega de trabalho, que não se cansa, não faz pausas e está sempre atento a tudo, processando dados que os humanos não conseguem sozinhos.”, resume Ruben Cunha.
Sage X3 e XRT: inovação com IA nas soluções Sage
Os especialistas Maria José Piquet, Xavier Basto e Fernando Merino apresentaram as novas funcionalidades da inteligência artificial integradas nas soluções Sage. Em destaque estiveram o Sage XRT, uma solução digital especializada na gestão da tesouraria e dos fluxos de caixa, e o Sage X3, um sistema integrado de gestão (ERP) vocacionado para o planeamento e controlo de todos os recursos e processos empresariais.
Para os utilizadores do Sage XRT os principais benefícios práticos são os seguintes:
- Simplificação e automatização de múltiplos processos, pagamentos e tarefas.
- Reconciliações bancárias, de tesouraria e contabilísticas.
- Aprovação de pagamentos e assinatura eletrónica certificada, com segurança e controlo anti-fraude.
- Uso de assistente virtual para tornar a comunicação mais eficiente dentro da empresa e com entidades externas, como bancos e fornecedores.
- Melhorias nos alertas, posições bancárias, transferências entre contas e ordens de pagamento.
- Otimização da gestão de pagamentos em múltiplos dispositivos.
- Melhor integração com normas como SWIFT, EDITRAN e SEPA.
- Gestão de novos instrumentos de investimento e financiamento.
Para os utilizadores do Sage XRT os principais benefícios práticos são os seguintes:
- Maior qualidade do produto, modernização, automatização e experiências do utilizador adaptativas.
- Visão 360° para os clientes e cumprimento das obrigações legais em cada país.
- Segurança da informação partilhada, ferramentas de compatibilidade, qualidade e performance.
- Utilização de chatbots que contextualizam e apresentam sugestões, oferecendo ajuda online 24/7.
- Integração do Sage Copilot com a suite Microsoft (como o Teams).
- Criação de widgets e relatórios mais precisos, com ferramentas avançadas de planeamento e agendamento.
- X3 Builder com assistente de IA para criação de interfaces e páginas.
- Automação da faturação com o AP Automation.
Sage Sales Manager: a gestão inteligente de vendas
Na apresentação da nova solução Sage Sales Manager — um CRM desenvolvido para equipas de vendas B2B e pensado para acelerar a atividade comercial — Joan Carles Colet, Sales Manager, destacou que ter uma equipa de vendas bem informada faz toda a diferença. O responsável sublinhou ainda o papel decisivo que a inteligência artificial está a assumir na obtenção de melhores resultados: “As vendas e o marketing são as áreas onde a IA terá maior impacto nos próximos anos. Mais do que uma ferramenta de apoio, a IA está a redefinir a forma como as equipas tomam decisões, antecipam necessidades e identificam oportunidades de negócio com maior precisão”, afirmou.
Com foco na eficiência e na agilidade, a IA passa assim a ser uma aliada estratégica no processo comercial. Mas como?
- Ajuda o utilizador quando necessário e acelera os fluxos de trabalho (resumo e redação de e-mails; captura de cartões de visita com preenchimento inteligente; filtros por voz, etc)
- Fornece dados de negócio para apoiar a tomada de decisões a nível ético e estratégico
- Facilita a entrada de dados no sistema, aumentando a quantidade e a qualidade dos dados, por exemplo com a possibilidade de criar um relatório inteligente por voz das ações ou visitas comerciais
- Assistente pessoal proativo e bidirecional que atua em nome do utilizador
“Estamos todos na linha de partida, aproveitemos para ser os primeiros a obter os benefícios da IA”, resume Joan Carles Colet.
Casos de sucesso de clientes Sage XRT e Sage X3
Da indústria farmacêutica à distribuição de pneus e B2B de produtos elétricos, passando pela aviação, vários clientes deram voz à mudança, revelando como as soluções Sage X3 e XRT têm melhorado a tomada de decisões e simplificado operações complexas.
Tap Portugal – Sage XRT – A companhia aérea líder em Portugal dispensa apresentações.“Hoje não vivemos sem as soluções da Sage. Houve resistência inicial, mas atualmente 100% dos utilizadores reconhecem as mais-valias. Ganhámos tempo e eficiência. Automatizámos reconciliações e relatórios.” – Sónia Ferreira, Tesouraria e Liquidez, Finanças Corporativas
José Aniceto & Irmão lda – Sage X3 e XRT – Líder nacional na distribuição multimarca de pneus e um dos principais players na Península Ibérica. “Com modelos distintos nos dois países — um focado em distribuição com janelas horárias apertadas em Portugal e outro mais previsível em Espanha — foi fundamental implementar uma solução tecnológica integrada e ágil para automatizar processos, controlar crédito e cumprir as exigências legais, adaptando-se às necessidades específicas do negócio” – Mário Gomes, CIO
Hikma Pharma – Sage X3 – é uma empresa multinacional fundada na Jordânia.“Estamos em Portugal há mais de 20 anos. Somos uma empresa da indústria farmacêutica, produzimos medicamentos injetáveis. A qualidade é a nossa palavra-chave. Fomos crescendo na Europa, EUA e no Médio Oriente, com a necessidade de adaptação e integração dos sistemas financeiros. A Sage está connosco desde o princípio” – Susana Carvalho, CFO
Sonepar – Sage X3 e XRT – Presente em Portugal desde 2022 é líder na distribuição B2B de produtos elétricos e serviços relacionados.“As soluções Sage foram ao encontro das necessidades da nossa empresa com ferramentas concretas e eficazes. Por exemplo, a possibilidade de, diariamente, sabermos qual é a posição bancária em cada banco — sem termos de ir a cada aplicação específica para ver o saldo — é um ponto central” – Miguel Albuquerque, CFO
Forte compromisso com a inovação tecnológica
O Customer Day 2025 da Sage voltou a demonstrar o forte compromisso da empresa com a inovação tecnológica e a proximidade aos seus clientes. Ao colocar a Inteligência Artificial no centro da transformação digital, a Sage reforça o seu papel como parceira estratégica no crescimento dos negócios.
Seja na automatização de processos financeiros, na gestão de vendas ou na personalização da experiência do utilizador, as soluções apresentadas mostram que o futuro da gestão empresarial passa por uma tecnologia cada vez mais inteligente, acessível e centrada nas pessoas.
Com uma comunidade ativa de clientes e parceiros, a Sage continua a construir, lado a lado, um ecossistema de inovação sustentável e com resultados reais.