“Foco claro, melhoria constante e adequação ao meio”

O FY23 foi um ano de inflexão no que se refere à transformação digital. Durante este exercício, ajudamos as nossas pequenas e médias empresas (PME) a adequar os seus processos, a ajustar-se à realidade em mudança e a prestar o melhor serviço possível.


Entre as ações que realizamos, gostaria de destacar o programa Kit Digital (Vouchers para Startups, em Portugal), para o qual muitos dos nossos Parceiros atuaram como agentes de mudança, fazendo um esforço junto dos seus Clientes para que eles prossigam a sua jornada de transformação digital, por intermédio da contratação de tecnologia. Além disso, desde o ponto de vista legal, estão a ocorrer mudanças importantes, tais como a
nova legislação da Fatura Eletrónica a partir de Janeiro de 2024, ou a Lei Antifraude, que afetam as finanças das empresas e que as obrigarão a tomar decisões a nível tecnológico.

Em última análise, o FY23 foi um ano no qual a transformação digital permitiu, quer a Espanha, quer a Portugal, evoluir no índice DESI (Digital Economy and Society Index) que mede o nível de digitalização dos países (Espanha passou a ocupar o 7º lugar do ranking, melhorando duas posições face ao ano anterior e Portugal subiu do 16.º para o 15.º, entre 27 países da União Europeia). Sabemos, porém, que ainda existe um longo caminho por percorrer.

Quero aproveitar esta oportunidade para vos apresentar alguns dados que demonstram o potencial de mercado da Sage. A adoção da cloud, não apenas ao nível das aplicações empresariais, mas também no que se refere às infraestruturas, aumentou em 44%. Esta é uma tendência clara e indiscutível. E nós queremos fornecer esta tecnologia aos clientes para que eles possam ter os seus negócios suportados na cloud. Apesar deste aumento, ainda existe um horizonte de aproximadamente 4,7 milhões de empresas potenciais que precisa realmente desta tecnologia. Muitas delas (cerca de 2,5 milhões) ainda não têm os seus processos standartizados. E nós podemos convencê-las a dar esse passo decisivo rumo à cloud.

Neste contexto, repleto de oportunidades, estamos a posicionarmos como uma empresa de elevada notoriedade, graças ao sucesso da nossa campanha de marca “Dê Asas ao Seu Negócio”, para o qual o vosso contributo, ao nível da divulgação, teve um papel fundamental. Além disso, somos fornecedores de tecnologias robustas que garantem a transformação digital das PME e queremos continuamos a inovar, oferecendo soluções 100% cloud. Para nós, NCA (New Customer Acquisition) é o futuro: quanto mais clientes adquirirmos, mais capacidade teremos para reinventar o nosso negócio, evoluirmos e nos adaptarmos.

Por último, fizemos uma grande reestruturação: acreditamos firmemente que, com Espanha e Portugal juntos, somos capazes de fornecer mais soluções e de criar mais impacto no nosso tecido empresarial. O  importante, no entanto, é o que une tudo isto: ou seja, a nossa marca, o nosso posicionamento de liderança, a nossa tecnologia e a inovação e, sobretudo, vocês, que são o nosso ecossistema. Único, mas às vezes diverso. Desde os Parceiros que revendem as nossas soluções, aos especialistas por setor, aos Tech Partners e ISV. Um ecossistema que cresce a cada ano para dar resposta às necessidades em mudança dos nossos clientes.

O leitmotiv para o FY24 é: “Foco claro, melhoria constante e adequação ao meio”. Um mantra necessário para enfrentar um contexto económico incerto, mas com inúmeras oportunidades.

Muito obrigado pela vossa dedicação e compromisso.


José Luis Martín Zabala
Managing Director da Sage para Espanha e Portugal