Grupo Eurofirms: Como se internacionalizou com Sage X3

O grupo Eurofirms, especialista em gestão de talentos, está presente em seis mercados (Espanha, Portugal, Itália, França, Chile e Brasil) com mais de 150 escritórios e uma equipa de 1.500 colaboradores. “Em todas elas a gestão financeira, contabilística e de compras é feita através do Sage X3”, refere Alex Galdeano, CFO do Grupo Eurofirms.

 

O grupo Eurofirms, com mais de 30 anos de experiência empresarial, cobre todas as áreas da gestão de talentos: desde a contratação temporária, ao recrutamento, outsourcing, outplacement, head hunting, desenvolvimento de equipas ou formação. Nascido em Espanha e com um capital 100% espanhol, o grupo fechou o ano de 2022 com um volume de negócios superior a 550 milhões de euros. Neste mercado, a unidade de negócios de trabalho temporário é atualmente a terceira em volume de negócios, ajudando mais de 85.000 pessoas a cada ano a ter um contrato de trabalho.  

A internacionalização é um dos pilares fundamentais do crescimento do grupo. “Estamos presentes em 6 mercados: Espanha, Portugal, Itália, França, Chile e Brasil, contamos com mais de 150 escritórios e uma equipa de 1.500 colaboradores. E em todas elas a gestão financeira, contabilística e de compras é feita através do Sage X3”, refere Alex Galdeano, CFO do grupo Eurofirms. “Pelas especificidades do nosso negócio e pelo rápido crescimento que estamos a viver, é fundamental ter uma gestão financeira e contabilística de excelência, suportado por um sistema de contabilidade analítica e controlo de gestão de cada unidade de negócio. A gestão de fornecedores e de compra é outro dos aspetos centrais”, refere.

 

Gerar sinergias entre os países

“O grupo Eurofirms é cliente Sage há vários anos e temos evoluído com a tecnologia Sage à medida que o negócio cresce”, explica Nuria Oliveras, Accountancy & Finance Officer. Atualmente, o grupo gere clientes, fornecedores, compras, faturação e contabilidade financeira e analítica através do Sage X3. Além dos departamentos de Finanças e Serviços Gerais; Marketing, TI e Recursos Humanos a empresa passou recentemente a utilizar a solução Sage X3 para centralizar as informações e melhorar a gestão operacional do grupo. “A implementação dos processos foi realizada de forma a padronizar as operações e gerar sinergias entre os diferentes países”, refere Txus Navas, Diretor de Serviços Gerais.

O processo foi liderado pelo Parceiro Sage, Alive Business Consulting, que implementou processos personalizados e adaptados às necessidades de cada país e às particularidades da empresa. Por sua vez, a consultora desenvolveu interfaces com outras aplicações do grupo Eurofirms: desde programas bancários a soluções de Business Intelligence.

 

“As pessoas primeiro”

A fase de aprendizagem funcional é fundamental em qualquer processo de implementação de uma nova solução tecnológica. No caso do grupo Eurofirms, a chave para o êxito esteve no processo de mudança cultural a nível corporativo, em particular, na área financeira e contabilística. Eli Camargo, Accountancy & Finance Specialist, destaca “a fase prévia de alinhamento com o parceiro, na qual realizamos um processo interno para entender as peculiaridades do nosso negócio e da cultura da empresa”.

“O grupo Eurofirms distingue-se no mercado não tanto pelo que fazemos, mas pela forma como fazemos. Com um foco humanista e colocando a pessoa no centro, o que se reflete no nosso claim “People First” e no nosso modelo de gestão baseado na liderança por valores”, diz o CFO Alex Galdeano. “Esta mudança cultural tem ajudado os vários departamentos a perceberem a pertinência do projeto Sage X3, os benefícios que traz para o seu dia a dia e a necessidade da sua participação e empenho para o sucesso do projeto”, acrescenta.

 

Crescimento e internacionalização

“A Alive Business Consulting esteve ao nosso lado durante todo o processo, num quadro de máximo profissionalismo e ao mesmo tempo proximidade, transmitindo-nos confiança e segurança em cada um dos lançamentos dos projetos”, explica Nuria Oliveras, Accountancy & Finance Officer do Grupo Eurofirms.

Antes da implementação de qualquer serviço, houve uma fase prévia de conhecimento exaustivo das necessidades específicas e feedback constante com o cliente. Isso facilitou o sucesso da implementação e o cumprimento dos prazos estabelecidos. Para Xevi Rodríguez, Treasury & Accountancy Officer, “ter uma solução comprovada que nos pode acompanhar no processo de crescimento e internacionalização, permitir obter a mesma informação de todos os países e utilizando o mesmo sistema de consolidação contabilística” foi o principal objetivo pelo qual se decidiu implementar o Sage X3.

Através desta solução, o grupo Eurofirms aumentou a produtividade das áreas financeira e contabilística, melhorou a integridade das informações com a automatização dos processos de gestão de compras e com o controle de custos e otimizou o seu processo de faturação.

 

 

Saiba mais sobre o grupo Eurofirms aqui.
Leia também Grupo Eurofirms: o seu caminho para a internacionalização com o Sage X3 e a Alive