Certificação de consultores: o caminho para o sucesso

Com a crescente necessidade de consultores que se tem vindo a sentir no mercado nacional e mundial, é importante que as empresas tenham acesso a algumas estratégias que lhes permitam reter os seus consultores e tornarem-se mais atrativas para o mercado.

 

Uma das estratégias que as empresas, um pouco por todo o mundo estão a adotar, passa por garantir que têm o seu parque de consultores certificado nas diversas tecnologias com as quais trabalham. Desta forma, obtêm não só a satisfação dos seus consultores, que vêm os seus perfis valorizados, mas também o reconhecimento do mercado, por garantirem que os serviços prestados pelas suas empresas cumprem os mais elevados padrões de qualidade do setor. 

Empresas que certificam os seus consultores oferecem um benefício valioso aos seus clientes, que contam com eles para os orientar em projetos que são muitas vezes de elevada complexidade. Os consultores certificados possuem as competências, as qualificações e os conhecimentos necessários para prestar serviços e aconselhamento especializados, distinguindo-os de concorrentes que não tenham obtido a certificação no tópico em análise. Assim, as certificações servem de “carimbos de qualidade”, que ajudam a reforçar a confiança dos clientes na qualidade do trabalho que lhes será prestado. 

Além disso, a validação da competência e experiência dos seus consultores, acrescenta credibilidade à reputação da empresa, como um parceiro confiável. Atendendo a isto tudo, certificar os seus consultores tem um impacto inegavelmente positivo, o que resulta num aumento de confiança do mercado, no crescimento e sucesso do seu negócio até porque, consultores certificados atraem muitas vezes cotações de mercado mais elevadas. 

 

Os requisitos e as vantagens da certificação de consultores

É por isso crucial conhecer quais as certificações existentes e quais os requisitos necessários para as obter. As certificações desenhadas pelas empresas com as quais trabalha, podem ajudá-lo a ganhar uma vantagem competitiva no mercado de trabalho e dar-lhe uma melhor compreensão das últimas tendências de mercado.  

Para o consultor, que está constantemente à procura de aumentar os seus conhecimentos e de se manter à frente da concorrência, ser detentor de uma certificação, fornece provas que alcançou determinados níveis de conhecimento em áreas específicas, permitindo que potenciais clientes vejam que se tem esforçado para aprender mais sobre uma determinada tecnologia ou plataforma, mostrando-lhes que tem conhecimentos suficientes para fornecer um serviço de elevada qualidade e que se encontra comprometido com o seu desenvolvimento contínuo.  

Uma vez escolhida a certificação mais adequada, está na hora do consultor se preparar para o exame final. Os requisitos variam, dependendo do tipo de certificação, mas a maioria envolve um exame, online ou presencial, que testará os seus conhecimentos e competências na área selecionada. Em termos gerais, os exames consistem em perguntas de escolha múltipla que avaliam a sua compreensão de conceitos relacionados com a consultoria, bem como com atividades de resolução de problemas que avaliam o quão bem pode aplicar os conceitos que aprendeu, em cenários do mundo real. 

Além de solicitarem a realização do exame, algumas entidades podem exigir que os consultores completem alguns pré-requisitos adicionais antes de poderem aceder ao exame, como assistirem a sessões de formação online ou presenciais, ou completar cursos em eLearning relacionados com o tema que irá ser avaliado. É importante pesquisar cuidadosamente os requisitos de cada organização antes de se candidatar a uma certificação, de modo a garantir que cumpre todos os critérios necessários.  

 

Adira à comunidade de consultores certificados Sage

Na Sage continuamos empenhados no desenvolvimento de oportunidades de formação que permitam aos Parceiros aprofundarem os seus conhecimentos sobre os produtos e garantirem a entrega de um serviço de excelência. A nossa oferta de formação e certificação proporciona o acesso a conteúdos atualizados e diversificados, em percursos formativos intuitivos e especializados.  Com a certificação de consultores Sage, a sua empresa terá uma maior notoriedade no mercado, demonstrando o seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados.  

Além de conferir à sua empresa um estatuto diferenciador no mercado, a certificação reconhece as competências dos consultores e integra-os na comunidade de Consultores Certificados Sage. Os consultores certificados têm acesso a formação contínua que lhes possibilita a atualização dos seus conhecimentos, garantindo maior eficiência na implementação e acompanhamento dos seus clientes. Com a conclusão da certificação é também oferecido um logótipo de Consultor Certificado Sage, que os diferencia e comprova a sua especialização. 

As certificações estão disponíveis para as diferentes soluções Sage e áreas de especialização. Deste modo, poderá certificar-se na(s) área(s) do seu interesse, que lhe possibilitarão evoluir na sua carreira e organização.  O programa de certificação que disponibilizamos inclui percursos formativos que possibilitam o desenvolvimento contínuo das suas competências e a constante atualização dos seus conhecimentos.

Ser um consultor certificado pode ser incrivelmente gratificante para o indivíduo e para a sua empresa; no entanto, requer o tempo e a dedicação daqueles que desejam ter sucesso neste mercado altamente competitivo e volátil. As tecnologias mudam rapidamente e é essencial que os consultores e as empresas acompanhem essas mudanças, de forma que possam manter asua vantagem sobre os concorrentes.

 

Andrea Junqueira
Learning Services Specialist

 

Artigo publicado originalmente em Blog Sage Advice
Leia também Programa de formação e certificação de parceiros