Sage X3 na SPC

A SPC é uma empresa tecnológica que há mais de 30 anos comercializa e desenvolve a sua própria marca de produtos Smart para as suas duas linhas de negócio: SPC For Business e Consumo.

A empresa experimentou um forte crescimento nos últimos cinco anos. A SPC teve de responder a esta mudança com um sistema de gestão empresarial que a acompanhasse neste momento e que lhe permitisse continuar a crescer no futuro. Para isso, a SPC contratou um consultor externo, que analisou se era conveniente trocar o software ERP com o qual trabalhava, ou atualizar o ERP que havia implantado há 25 anos. A decisão foi unânime: a empresa optou pela implementação do Sage X3 e escolheu a Alive Business Consulting entre três Parceiros da Sage.


 

Porque é que a SPC decidiu implementar o Sage X3?

O Sage X3 é um ERP completo que possui módulos de finanças, compras e distribuição, que podem ser usufruídos separadamente ou combinados. Para a SPC, esse fato significou cumprir o principal motivo que a levou a mudar de ERP: ter todas as áreas da empresa integradas em um mesmo sistema.

Em termos de gestão, as principais necessidades da SPC, atualmente coberta pelo Sage X3, são as áreas de finanças, logística, armazém, vendas, I&D e qualidade. Além disso, utilizam o sistema standard Sage X3 com desenvolvimentos personalizados, onde se destacam três:

  • Comunicação com o armazém da EY Norte via webservice.
  • Comunicação com o sistema EDI: plataforma de comunicação com grandes superfícies para receção de encomendas e envio de faturas.
  • Comunicação com a extranet dos representantes para recebimento de pedidos.

Josefina de Marco, Diretora Financeira da SPC, destaca: “O Sage X3 engloba um tipo de empresas que não são nem grandes, nem pequenas empresas, mas sim intermédias; um ERP muito grande é muito para nós e um pequeno não nos dá as possibilidades que o Sage X3 nos oferece”.

 

Integrar todas as informações em um único sistema

Uma vez que o SPC funciona com o Sage X3, consegue controlar toda a informação desde o momento em que uma encomenda é lançada e se inicia o processo de preparação até à sua entrega. A ligação com o armazém tem sido um ponto chave neste projeto, uma vez que este sempre foi foco de problemas internos devido à complexidade de comprar materiais na China.

Por seu lado, a SPC nomeou alguns key users da sua organização que a Alive Business Consulting treinou no Sage X3 para que sejam eles a transmitir este conhecimento aos restantes utilizadores e departamentos da SPC. Essa figura do “expert” em SPC agilizou as consultas e o processo de adaptação da empresa ao programa ERP. Para além disso, e ao longo da implementação e estabilização do projeto, a Alive Business Consulting tem prestado toda a formação necessária à SPC. Por outro lado, o serviço hotline da Alive Business Consulting resolve, ​​a qualquer momento, incidentes Sage X3 que o departamento de TI da SPC ou os key users não conseguem resolver.

 

Saiba mais sobre a SPC aqui.

 

Yolanda Benito
Business Developer y Sócia co-fundadora da Alive Business Consulting