Pinto Ferreira Lda: “Poupar tempo nas tarefas rotineiras e focar nas de valor acrescentado”

A Pinto Ferreira, Lda, foi fundada em 2003 e tem sede em Penafiel. Nesta entrevista o gerente Rui Pinto Ferreira esclarece porque o Sage for Accountants permite responder aos principais desafios dos gabinetes de contabilidade e quais são as vantagens das novas funcionalidades Gestão de Obrigações e Gestão do Gabinete.

A Pinto Ferreira, Lda. é uma empresa de contabilidade fundada em 2003 pelo seu atual gerente, Rui Pinto Ferreira, a partir da evolução do trabalho que o seu pai tinha vindo a realizar neste setor desde os finais da década de 80. A empresa tem sede em Penafiel e a maioria dos seus Clientes é constituída, sobretudo, por PMEs e micro-empresas da zona do Vale do Sousa. A empresa usa atualmente o Sage for Accountants, que implementou internamente sem recurso a Parceiros externos e que Rui Ferreira considera ser “uma solução de nova geração que permite responder aos maiores desafios dos gabinetes de contabilidade”. 

 

“Clientes aperceberam-se de um aumento de eficiência do gabinete”

Além dos benefícios diretos de trabalhar com o Sage For Accountants, “os nossos Clientes também se aperceberam de um aumento de eficiência do nosso gabinete, por exemplo, na deteção e solicitação de documentos em falta (por via do efatura connection) e na interligação de informação entre o Sage For Accountants e os portais públicos (AT, SSD) que permitiram melhorar a prontidão e a qualidade da informação prestada”, explica Rui Ferreira.

A Pinto Ferreira, Lda. é um early adopter do projeto Gestão de Obrigações e Gestão do Gabinete da Sage e, além disso, é também early adopter de novas soluções Sage desde há vários anos – o que implica um envolvimento no próprio desenvolvimento de produto.  Rui Ferreira esclarece que este envolvimento direto com a Sage remonta à década de 90, com a Infologia e a Linha 50, num momento anterior à fundação da empresa: “desde essa altura que temos participado, muitas vezes ativamente, no desenvolvimento de novas soluções e no teste de novas versões. É uma parceria fundamental para nós e que nos permite retirar o potencial máximo das soluções Sage em benefício do nosso trabalho e na melhoria dos serviços prestados aos Clientes.”

 

“Somos um early adopter da Gestão de Obrigações e Gestão do Gabinete”

Relativamente à nova solução da Gestão de Obrigações e Gestão do Gabinete no Sage for Accountants, Rui Ferreira não tem dúvidas em assinalar que “estes novos módulos da solução Sage for Accountants vêm agilizar as tarefas rotineiras, como a submissão em lote de várias declarações fiscais, mas sobretudo permitem um controlo sobre as tarefas/obrigações e um mecanismo de notificação ao Cliente que centraliza os vários processos dentro de uma mesma aplicação. Dentro da Gestão do Gabinete, saliento o registo de tempos, associado ao controlo de custos. Trata-se de uma necessidade antiga dos gabinetes, essencial para a definição das avenças e a justificação de honorários aos Clientes, que é particularmente importante no contexto atual.”

E conclui: “o exercício da nossa profissão de Contabilista Certificado está em mudança; nestes últimos anos temos assistido a um incremento da interligação da informação e estas soluções informáticas oferecem um tratamento dos ‘papéis’ cada vez mais automático, permitindo poupar-nos tempo nas operações mais rotineiras em detrimento de tarefas de maior valor acrescentado, tais como a análise de dados e a produção de informação relevante para os Clientes”.

 

Saiba mais sobre a Pinto Ferreira, Lda aqui.