Parceiro Saas: Como ser um Conquistador?

Apresentamos a primeira das quatro grandes características para se tornar um Parceiro SaaS bem-sucedido. Este é o perfil de Parceiro que centraliza o crescimento da empresa através da angariação de novos Clientes e do desenvolvimento de novos negócios e serviços, assentes na relação com os atuais e os potenciais Clientes.

No seguimento do artigo publicado o mês passado sobre como tornar-se um grande Parceiro Saas, enumeramos as quatro características genéricas para se tornar um Parceiro SaaS bem-sucedido: Conquistador, Digital, Especialista e Colaborativo. Tais características foram identificadas no estudo da IDC, “Como ser um grande Parceiro SaaS”, apresentado na Sage Partner Sessions de novembro e têm vindo a ser detalhadas ao longo das sessões de 2022.

Neste artigo destacamos a primeira dessas características “Como ser um Conquistador”.

 

O que significa ser um Hunter (Conquistador)

Tal como o próprio nome indica (“Hunter” significa caçador, em inglês), este é o perfil de Parceiro responsável por trazer novos Clientes para a sua empresa, ou seja, um Parceiro que se dedica à prospeção no sentido real dela. 

Um Parceiro Hunter tem uma abordagem agressiva nas vendas. Mas não é só a abordagem e agressividade comercial que o caracteriza. Ele é também um profundo conhecedor dos produtos que comercializa e, por isso, não receia fazer networking, ou bater à porta das empresas, pois possui uma grande autoconfiança e domina o produto que trabalha. 

Esta característica representa uma vantagem determinante dado que as empresas que não possuem recursos humanos com este perfil acabam por estagnar com o tempo e colocar a saúde financeira das suas organizações em risco, pois os Clientes são o sangue das organizações.

 

A importância dos Conquistadores no Modelo SaaS

Hoje em dia os Clientes estão muito mais informados e têm um acesso imediato a todos os dados relevantes, seja através do seu smartphone, tablet ou PC. Eles já conhecem as vantagens de um Modelo SaaS, tais como a redução da necessidade de ter recursos de TI internos, os menores custos de aquisição, a possibilidade de armazenamento de dados de uma forma centralizada e segura, entre outros. 

Logo ser um Hunter é uma característica fundamental para ser bem-sucedido num mercado de SaaS, já que nos permite estar sempre à frente da nossa concorrência e maximizar a angariação de novos Clientes, aumentando assim a rentabilidade e reduzindo os custos. 

 

Projetos que a Sage está a desenvolver para suportar esta transformação

A transformação das empresas rumo ao modelo SaaS, não é mais uma questão de “e se acontecer”, mas sim uma questão de “quando vai acontecer”. E a resposta é agora. Por isso a Sage tem vindo a desenvolver várias iniciativas que suportam os nossos Parceiros nesta jornada de transformação, das quais destacamos as seguintes:

  • Competition KO – dando ferramentas de negociação aos Parceiros para que possam negociar com os seus Clientes a 3 anos e promoverem a troca de concorrência ativa;
  • Sage Digital Partners – ajudando os Parceiros a aumentar a “pegada digital” da sua empresa através de uma forte presença digital: ao nível institucional, notoriedade nas redes sociais e na geração de leads de negócio;
  • Sage Partner Finder – promovendo a sua notoriedade no site corporativo da Sage assim como a geração de leads.

 

Marco Cardoso
Channel Manager