Entrevistas

5 perguntas a Andreia Cabo

Queremos que conheça melhor os colaboradores que tornam possível o sucesso do Sage Partner Program (SPP). Nesta entrevista, Andreia Cabo, NCM Campaign Manager, explica as vantagens do investimento em marketing digital e antecipa as novidades do FY22, das quais se destaca a realização de quatro Sage Partner Sessions, sendo que o próximo evento irá decorrer já em janeiro, no Porto.

 

Há quanto tempo trabalha na Sage? Pode descrever-nos as suas funções?

Trabalho na equipa de Marketing da Sage há 11 anos. Neste momento, sou NCM Campaign Manager, ou seja, basicamente tenho como função gerar leads para o novo negócio de todos os segmentos da Sage, desde o Small até ao Mid-Market. Além disso, também sou Events Manager, Content Manager e Social Media Manager (faço a curadoria de conteúdos do blog Sage Advice e das redes sociais Facebook, Twitter e LinkedIN da Sage).


Que feedback sobre o Sage Partner Program tem recebido dos Parceiros, designadamente no que se refere às iniciativas de marketing digital?

Julgo que os Parceiros começam a perceber a importância de estar no espaço digital e, nesse sentido, começam a apostar numa presença cada vez mais profissional e consistente. Todas as campanhas digitais que fazemos são partilhadas através do Portal mySage e da Partnews, e percebemos que são cada vez mais aqueles que fazem uso delas, que nos pedem apoio para adaptá-las para as suas redes sociais e websites. Estou na Sage há 11 anos e é visível a transformação que tem ocorrido nas atividades de marketing realizadas pelos nossos Parceiros. Hoje, assistimos a uma maior diversidade: o apoio de co-marketing é dividido por ações de paid media, eventos, criação de conteúdos relevantes para o target, como por exemplo, customer stories, telemarketing. E este é o caminho certo, não colocar os ovos todos no mesmo cesto! 

 

A Sage tem vindo a fazer uma grande aposta no digital (blog, redes sociais, paid media, etc). Que novidades podemos esperar para FY22?

A grande novidade é a mudança de Brand que teremos em março e tal irá refletir-se em todo o universo digital. No blog Sage Advice, já começámos a ver as primeiras maquetas, os primeiros bancos de imagem. Esta mudança de Brand não será apenas uma mudança de imagem, mas também de posicionamento e isso será espelhado nos conteúdos produzidos para as diferentes plataformas digitais. 

Para além desta novidade, há um trabalho permanente no blog e em paid media de melhoria da performance e isso implica fazer testes, fazer novos formatos publicitários no caso de paid media. Esta é uma das grandes vantagens do digital: ter liberdade para experimentar, errar e corrigir! Este é o nosso caminho todos os anos: aprender e conhecer cada vez mais e melhor o nosso cliente.

 

Como avalia a importância do programa Sage Digital Partners, que se destina a apoiar a estratégia de Marketing Digital dos Parceiros?

O Sage Digital Partners tem sido crucial para o desenvolvimento da estratégia de Marketing Digital dos Parceiros. Quando lançámos o projeto foi surpreendente a adesão dos Parceiros, percebemos que era um sinal da necessidade que já sentiam em começar a ter uma presença on-line. Julgo que esta necessidade foi acelerada pele período de pandemia que vivemos e que mudou os hábitos dos consumidores. Hoje, antes de fazermos uma compra vamos ao google pesquisar, comparar, perguntamos ao amigo e depois compramos on-line ou até vamos à loja física, dependo do produto.
Para os negócios serem encontrados, precisam de lá estar e para tal precisam de ter um website e/ou loja on-line. Foi isso que fizemos na primeira fase deste programa, apoiar os nossos Parceiros na construção e manutenção dos seus websites. Agora, estamos na segunda fase, investir na “casa online”, dinamizando as redes sociais, criando campanhas de lead generation. Este ano, queremos escalar a estratégia de Marketing Digital dos nossos Parceiros que começámos no FY21.

 

Como decorreu o evento Sage Partner Sessions e quais são, na sua opinião, as principais metas e desafios a vencer no FY22?

O Sage Partner Sessions foi um grande desafio, fizemos dois eventos no mesmo dia: on-line e presencial. Infelizmente, dada a fase de pandemia que ainda vivemos não nos foi possível ter todos os nossos Parceiros no mesmo espaço físico, mas estivemos on-line para todos. 
A grande novidade deste ano é que não teremos apenas um Sage Partner Sessions, mas quatro. Queremos estar mais próximos dos nossos Parceiros, reforçar a nossa relação – Connected we are stronger. Sentimos todos a necessidade de estar, de partilhar, de discutir as estratégicas do negócio, definir caminhos em conjunto. É isso que queremos fazer nestes quatro Sage Partner Sessions. 

A grande meta é manter os níveis de crescimento que caracterizam a Sage Portugal e o desafio é definir a estratégia mais eficiente para alcançarmos essa meta. Não há um caminho único, há vários e fomos partilhando alguns deles ao longo deste evento e queremos continuar a fazê-lo nos próximos. Assim sendo, lanço o convite já para o próximo Sage Partner Sessions, em janeiro, no Porto.

 


Andreia Cabo

  • Cargo: NCM Campaign Manager
  • Local: Matosinhos
  • Experiência profissional: Jornalista, Assessora de Comunicação, Gestora de campanhas de Publicidade, Copywriter, Comunicação Interna, Web Manager, NCM Campaign Manager.
  • Formação: Licenciada em Comunicação Social, MBE em Marketing
  • Hobbies:Ginásio, caminhadas, música, teatro, séries, ler…
  • Citação/frase inspiradora: “Happiness is a direction, not a place!”
  • Contacto:  [email protected]