“O Qero é espetacular para gerir e fidelizar clientes”

A Jóias Mirandela é uma jovem empresa do setor da ourivesaria que conta com a ajuda preciosa da Sage para tomar as melhores decisões de investimentos, sobretudo os de risco. “Sempre ouvi dizer que apostar numa boa tecnologia permite-nos otimizar todos os recursos. Hoje comprovo isso com o uso da solução 50cloud Sage e da plataforma de fidelização Qero”, diz Emanuel Teixeira.

A Jóias Mirandela é uma jovem empresa do setor da ourivesaria, criada em fevereiro de 2019 no centro da localidade com o mesmo nome. No entanto, o seu responsável, Emanuel Teixeira, tem já quase uma década de experiência neste mercado.

“Quando iniciei a atividade”, recorda, “dediquei-me apenas à atividade de compra a retalho de bens com metal precioso usado. Logo, tive um contacto mais direto com a forma como a crise afetou, sobretudo, a classe média. À medida que a atividade de venda a retalho de artigos de ourivesaria e acessórios foi introduzida no mesmo estabelecimento, talvez por não ser esta última atividade mencionada a principal, apercebi-me de que uma parte dos consumidores procuram o que é mais barato, obrigando as empresas muitas vezes a introduzirem artigos de qualidade inferior, e sem garantias, para poderem competir em preço.”

“Na minha empresa, cuja atividade principal é a venda a retalho de artigos de ourivesaria, optei por um conceito ourivesaria mais digno, apercebendo-me ainda mais da distinção entre os públicos: os que compram pelo preço, os que gostam de artigos melhores e o cliente tradicional que, apesar do preço elevado, ainda prefere o ouro. Estes diferentes públicos obrigam a diferentes investimentos”, explica Emanuel Teixeira.

Na prática, o que o responsável pela Jóias Mirandela nota é que “uma boa parte do público acaba por ‘camuflar’ os seus verdadeiros desejos; mencionam gostar de artefactos feitos em metal comum, mas encantam-se com os metais preciosos, o que me leva a pensar que essas menções são feitas com base no preço desses artefactos baratos. Ainda assim preferimos investir na garantia e qualidade dos nossos artigos consoante as diferentes gamas de produto (e preço)”.

 

Sage 50 cloud Loja poupa imenso tempo

É neste contexto de mercado que a Jóias Mirandela surge e, logo de início, decidiu apostar numa solução Sage, o 50cloud, para gestão da loja. “O que mais gosto na utilização do Sage 50cloud Loja é ter imensa informação estatística: consulto de imediato todas as informações de que necessito sem ter que recorrer ao Excel para contabilizar dados (poupo imenso tempo).”

Isto é tanto mais importante quanto o negócio da ourivesaria requer cuidados redobrados na sua gestão, uma vez que está muito dependente das cotações internacionais de metais preciosos. “O artigo em ouro é o investimento mais arriscado: são milhares de euros investidos numa quantidade reduzida de artigo que não é de venda imediata, devido ao elevado valor na cotação, mas que, se não existir em stock, também não se vende; esta sim é a maior dificuldade para quem começou recentemente nesta atividade e respeita o conceito ourivesaria”, afirma Emanuel Teixeira. “Na componente de gestão, o Sage é impecável, pois permite-me fazer uma gestão mais controlada na empresa baseada em dados estatísticos reais e não apenas no senso comum, permitindo-me tomar as melhores decisões em termos de investimentos, sobretudo os de risco, uma vez que nos apresenta informações bastante especificas para o efeito.”

 

Qero permite gerir facilmente a relação com cliente

Na sua componente de gestão, a Sage oferece uma grande ajuda, mas a Jóias Mirandela também investiu na relação com o cliente, através do add-on Qero, uma plataforma de captação, comunicação e fidelização de clientes, o qual se integra diretamente com a solução 50cloud.

“O Qero é espetacular”, reconhece Emanuel Teixeira. Permite-nos gerir de forma fácil todos os aspetos da fidelização do cliente – permite criar promoções, fazer descontos justos, isto é, cada cliente tem um desconto proporcional ao valor que gasta na empresa (melhores clientes têm descontos maiores), etc. Além disso, possibilita também a introdução de imagens dos produtos, que é algo que oferece um grande valor-acrescentado e é raro encontrar em aplicações semelhantes”.

Para finalizar: “Sempre ouvi dizer que apostar numa boa tecnologia permite-nos otimizar todos os nossos recursos, hoje comprovo isso com o uso da solução 50cloud Sage e da plataforma de fidelização Qero”.

 

Saiba mais sobre a Jóias Mirandela aqui.

Saiba mais sobre a plataforma de fidelização Qero aqui.

Veja outros artigos publicado na Partnews: