Visão 2024: Inovação e Integração para um Canal Sustentável

Iniciamos o ano fiscal de 2024 com uma integração ibérica e uma nova equipa de Partners & Ecosystem que trará uma forma mais estratégica de gerir o nosso Ecossistema, alinhada com a estratégia global da Sage.

O ano fiscal de 2023 foi fantástico para a Sage Portugal, para a Sage Ibéria e para a Sage a nível global. Crescemos a dois dígitos (na faturação e no lucro) nos principais indicadores utilizados no setor. O mercado está a crescer a grande velocidade e a Sage ambiciona crescer a uma velocidade ainda maior. Este objetivo é crítico para nos mantermos competitivos e relevantes, pois só assim poderemos continuar a investir no negócio. Por outro lado, a digitalização da economia tem-se mostrado resiliente, o que também se revela um indicador extremamente favorável para a nossa estratégia.

Nova equipa de Partners & Ecosystem

Iniciamos o ano fiscal de 2024 com uma integração ibérica, uma nova equipa de Partners & Ecosystem e uma forma mais estratégica de gerir o nosso Ecossistema, alinhada com a estratégia global da Sage. Sendo o Canal o pulsar do nosso negócio, esta nova organização tem como objetivo criar e liderar a estratégia para esse desenvolvimento, enquanto reforçamos o existente, alinhando os Parceiros com a mesma. Acreditamos que estas alterações irão incutir um novo modelo operacional que eleva a experiência dos Parceiros, conduz a uma cultura sustentável de alta performance e permite-nos escalar e crescer ao ritmo pretendido.

Para isso precisamos de garantir que os nossos Parceiros seguem o Programa de Canal e que têm uma visão a médio-longo prazo da sua relação com a Sage; que recrutamos os Parceiros e Tech Partners corretos e necessários para ganhar o mercado; que estabelecemos as alianças certas no mercado para alavancar a nossa posição de líder em software de gestão; e por fim garantir que a comunicação e apoio aos nossos Parceiros seja best-in-class.


A importância do programa de Canal

O Sage Partner Program tem um papel fundamental para ajudar os Parceiros a terem as ferramentas certas para promover o seu crescimento de vendas e prosperar. O feedback que recebo é que os nossos Parceiros têm produto, Go-To-Market, Brand e Marketing. O Programa de Canal tem ainda a vantagem de unir todo o Canal à volta de processos de negócio que trazem transparência, consistência e alinhamento de estratégia, fornecendo ferramentas que permitem o desenvolvimento e crescimento dos nossos Parceiros. Em suma, o Programa de Canal da Sage traz ao Parceiro: maiores oportunidades de negócio; maior eficiência nas ações de marketing; maior vantagem competitiva; processo de vendas mais rápidas; confiança; ambição pelo crescimento; e um compromisso mútuo.

Aproveitamos a oportunidade para deixar uma palavra de reconhecimento e agradecimento aos Parceiros ibéricos que venceram o Sage Partner Platinum Club, a Sistemes d’Organització (Espanha) e a Xplor IT (Portugal), que registaram os melhores resultados em vendas, inovação e colaboração com a marca. E para recordar que a segunda edição dos Iberian Partner Ecosystem Awards, que distinguem os melhores Parceiros ibéricos em várias categorias, será realizada em abril.

Principais linhas estratégicas para 2024

Finda a integração ibérica esperamos alinhar todo o Canal de uma forma uniforme, que permita o crescimento dos nossos Parceiros. No que diz respeito à inovação de portfólio, iremos lançar a nível ibérico novos produtos cloud iniciando, assim, uma nova era, consolidando a estratégia global na região, enquanto mantemos o foco nos produtos existentes. Isto traz um desafio adicional para o Canal em termos de adaptação e a Sage estará a apoiar os Parceiros nesse sentido. Em resumo, temos estratégia, produtos, e um Canal forte e coeso, portanto a palavra de ordem é executar.

 

Hugo Oliveira
Director Partners & Ecosystem Sage Iberia