FY25 – Um Novo Impulso de Inovação e Crescimento
Entrámos no segundo trimestre do FY25 e a nossa ambição permanece tão forte quanto o potencial de crescimento que antevemos para todos vós. Estamos a viver um momento único, marcado pelo lançamento de soluções inovadoras que irão diferenciar ainda mais a nossa oferta.
O sucesso de cada Parceiro reflete-se diretamente no crescimento da Sage, e estamos empenhados em fornecer todos os recursos necessários para potenciar o vosso desempenho comercial e a satisfação dos clientes. Contamos convosco para levarem estes argumentos de valor ao mercado, mostrando às empresas o quanto podem crescer e tornar-se mais competitivas ao adotarem tecnologias de vanguarda da Sage.
Nunca antes apresentámos tantas novidades tão marcantes em Portugal ao nível de inovação e lançamento de novos produtos. Em 2025, vamos dar um passo em frente com a chegada da Sage Network a Sage 50, através do Sage 50 Document Flow, a introdução do Sage HR para gerir capital humano, bem como do Sage Sales Management (anteriormente ForceManager), que aproveita a Inteligência Artificial para aumentar a produtividade das equipas de vendas. Além disso, destacamos as Mensagens Automáticas na Sage 50, que permitem enviar SMS, e-mails ou mensagens de WhatsApp para clientes sem qualquer intervenção humana — sejam avisos de pagamento, cobranças ou feedback pós-venda — com templates personalizáveis e o compromisso de automatizar tarefas repetitivas na comunicação com clientes. E, como é imagem de marca da Sage, garantimos também total fiabilidade na implementação de qualquer alteração fiscal ou legal que surja.
Sage Network: A Plataforma Conectada para Impulsionar o Negócio
A Sage Network é a plataforma e rede da Sage que permite ligar as empresas às entidades externas com quem interagem diariamente — sejam Clientes, Fornecedores, Entidades financeiras ou Autoridades Fiscais. a Sage Network foca-se na automatização de fluxos de informação entre diferentes organizações, criando ligações em tempo real para tarefas como faturação, reconciliação, pagamento e cumprimento de obrigações legais. Através de uma arquitetura aberta e de APIs, esta rede agrega dados de múltiplas fontes e simplifica processos complexos, reduzindo o esforço manual e aumentando a precisão nas operações de gestão, contabilidade e tesouraria.
A Sage Network já está presente na Sage 50 e Sage for Accountants na relação entre empresas e instituições financeiras através de duas funcionalidades:
- Banking Feeds permite ligar diretamente as contas bancárias online ao software Sage, importando automaticamente as transações.
- Payments Acceptance: O Payment Acceptance viabiliza a receção de pagamentos de forma simples, possibilitando que as empresas adicionem um botão “Pagar Agora” ou um código QR às suas faturas de venda, agilizando a cobrança e melhorando a experiência do Cliente.
A grande novidade que vamos introduzir este ano é o Sage 50 Document Flow, que expande a Sage Network à relação entre Clientes e Fornecedores. Com esta solução, as empresas podem trocar documentos de forma digital e integrar diretamente informações de faturação e guias, eliminando a necessidade de processos manuais morosos. Esta plataforma reduz erros, acelera processos de faturação e aumenta a precisão dos registos de stock o que representa um passo significativo na transformação digital dos nossos Clientes, contribuindo para maior eficiência, redução de custos e melhor controlo ao longo de toda a cadeia de valor.
Além de agilizar processos para os utilizadores, a Sage Network é construída como uma rede aberta, pronta para receber soluções de desenvolvimento externo. Num futuro próximo, contamos reforçar esta vertente com o Sage Network for Developers, que disponibilizará uma série de APIs e recursos técnicos para programadores, incentivando a criação de novas funcionalidades e aplicações. O objetivo é alargar cada vez mais o ecossistema da Sage, permitindo que Parceiros e terceiros inovem sobre a plataforma e respondam a desafios específicos dos Clientes com maior agilidade e eficiência.
Sage Sales Management – Revolucionar a Força de Vendas com Inteligência Artificial
O Sage Sales Management (anteriormente ForceManager) é um produto inovador que transforma radicalmente a forma como representantes, gestores de vendas e direção comercial operam. Com funcionalidades de Inteligência Artificial, este CRM assistido por IA está direcionado para empresas com equipas de vendas em movimento e que pretendem aumentar produtividade e atividade comercial de forma mais eficiente.
Uma das grandes mais-valias é o Sage Copilot, com AI-Powered Voice Activity Reporting, que dá um salto significativo na eficiência das equipas de vendas:
- Relatórios Inteligentes por Voz: Basta gravar uma nota de voz com os detalhes da visita e o Sage Copilot AI encarrega-se de transcrever e estruturar toda a informação de forma automática.
- Formulários Pré-Preenchidos: Com base na transcrição, a IA gera relatórios completos e autoexplicativos, poupando tempo e reduzindo a probabilidade de erros na inserção de dados.
- Ações Recomendadas: A IA do Sage Copilot sugere, de imediato, os próximos passos — criar eventos, tarefas, encomendas ou enviar um e-mail — garantindo uma follow-up eficaz e atempada.
Este CRM, focado em mobilidade e simplicidade, oferece ainda gestão de clientes intuitiva, funcionalidades de geolocalização para otimizar rotas e um sistema de reporting avançado. Assim, a equipa de vendas dedica-se ao essencial: vender, enquanto as tarefas administrativas se tornam automáticas e mais precisas, graças à Integração de IA do Sage Sales Management.
Sage HR – Conectar Pessoas e Processos
Já neste trimestre, começaremos a comercializar o Sage HR em Portugal. Trata-se de um software global de Recursos Humanos, multilingue, acessível via web e mobile, extremamente intuitivo, que liga diretamente as empresas aos seus colaboradores e possibilita uma gestão de RH mais eficiente. A aplicação inclui uma Mobile App para colaboradores, além de módulos como Core HR, Leave Management, Timesheets, Expenses, Shift Scheduling, Performance e Recruitment. Estes módulos respondem às necessidades das PME portuguesas com preços competitivos, e contam com a confiança dos nossos Parceiros de Negócio para a sua comercialização, sendo o “HR suite” mais premiada no mercado global.
Adicionalmente, estamos entusiasmados em anunciar que, até ao final deste ano fiscal, lançaremos a integração entre as soluções Sage 50 e Sage for Accountants com o Sage HR. Esta integração permitirá sincronizar dados de colaboradores, fazer upload de recibos de vencimento para a Mobile App e descarregar ausências e faltas aprovadas, de forma a simplificar o processamento de salários. Tudo isto irá proporcionar uma experiência mais integrada e eficiente para os nossos clientes, assegurando maior precisão na gestão de recursos humanos e redução de tarefas administrativas repetitivas.
Juntos para Superar Barreiras e Acelerar o Crescimento
A nossa missão continua a ser clara: facilitar a transformação digital dos nossos clientes e parceiros, simplificar e criar novas oportunidades de negócio. Estes lançamentos e atualizações reforçam o compromisso da Sage em fornecer soluções inovadoras, capazes de gerar valor acrescido e fortalecer a vossa relação com os clientes.
No passado mês de dezembro, realizámos reuniões presenciais com Parceiros em Lisboa e no Porto para apresentar detalhadamente estas novidades. Foi uma excelente oportunidade para recolher feedback, responder a dúvidas e identificar formas de colaboração que impulsionem o sucesso de todos.
Contem Connosco
Contamos com a vossa participação ativa na promoção destas soluções, para que possamos aumentar a competitividade no mercado e alcançar juntos resultados ainda mais expressivos.
Agradecemos a vossa confiança e colaboração contínuas. Estamos certos de que, juntos, iremos alcançar novas metas e impulsionar a transformação digital de milhares de empresas.
José Carvalho
Director of Product Management Sage Portugal