De CIO a CDO: 5 qualidades que contam

À medida que a transformação digital continua, o papel do Chief Information Officer (CIO) mudou. Muitas empresas têm agora, ou planeiam estabelecer, a posição de Chief Digital Officer (CDO) ou Head of Digitalization. Enquanto responsável por impulsionar a inovação com base na análise de dados e por ajudar a determinar a estratégia da empresa, o CDO é talvez o mais importante representante da direção executiva, juntamente com o CEO.

Está a emergir uma tendência clara: há dez anos era o CIO (Chief Information Officer) quem, como “chefe digital” da empresa, impulsionava tópicos como networking, transição para a cloud e os processos administrativos digitais. No entanto, à medida que a digitalização evolui, as TI oferecem hoje muito mais do que a possibilidade de tornar os processos existentes mais eficientes, o que alterou o papel do CIO. Por exemplo, os métodos cada vez mais sofisticados de análise de dados, bem como a Inteligência Artificial e o machine learning, estão a criar modelos de negócio digitais completamente novos.

Em paralelo, muitas áreas do quotidiano empresarial estão a mudar – por exemplo, os contactos comerciais com Clientes estão cada vez mais centralizados em canais digitais. A transformação digital já não afeta apenas as TI e o marketing, mas todos os departamentos, o que não muda apenas a cultura e a estratégia empresariais, como também o papel do CIO, que está gradualmente a evoluir para a posição de CDO (Chief Digital Officer) ou de Digital Data Officer.

Enquanto o Chief Digital Officer conduz a inovação e a transformação digital numa empresa, o Chief Data Officer alinha a estratégia desta com os dados, e também se ocupa da conformidade e da proteção e gestão de dados. As duas funções e designações são ainda relativamente novas e variam consoante as empresas e as indústrias. Por outro lado, uma vez que a transformação digital é impulsionada principalmente por dados, pode ser difícil distinguir os dois cargos – em todo o caso, o objetivo de um CDO deve ser promover a inovação com base nos conhecimentos obtidos a partir de dados.

 

O conselheiro estratégico do CEO

Neste contexto, um CDO partilha a responsabilidade do sucesso e das decisões estratégicas da empresa. Juntamente com o CEO, é talvez o membro mais importante da gestão de topo – desde que a empresa adote uma abordagem digital e centrada nos dados, porque tal significa que a estratégia já não é determinada pela intuição, mas sim a partir de insights baseados em dados.

O CDO ajuda a interpretá-los corretamente e a traduzi-los em recomendações acionáveis. A sua experiência pode, portanto, ser a vantagem competitiva decisiva para as empresas em relação aos seus concorrentes.

Neste contexto, o CDO deve ser um consultor próximo do CEO e aportar as seguintes qualidades:

1. Liderança

Enquanto visionário para a inovação e força motriz por detrás da sua implementação, o CDO deve introduzir e consolidar na empresa a chamada mentalidade digital. Ele é um elemento disruptor que altera a realidade existente, mas ao mesmo tempo é também um diplomata. Enquanto líder, mentor e motivador, deve ser capaz de convencer os responsáveis ao nível da administração, mas também os colaboradores de todos os departamentos.

 

2. Estratégia Empresarial

O Chief Digital Officer não está apenas preocupado com a introdução de tecnologias digitais – a componente estratégica do seu trabalho é ainda mais importante. As análises de dados desempenham aqui um papel fundamental, pelo que o Chief Digital Officer pode ser, ao mesmo tempo, também o Chief Data Officer.

 

3. Competência para lidar com dados

Numa empresa digitalizada, não é a intuição que define a estratégia empresarial, mas as recomendações acionáveis que surgem a partir de sólidas análises de dados. O CDO pode não ser um cientista de dados, mas tem um profundo conhecimento de negócio centrado neles.


4. Agilidade

Uma vez que os mercados, as exigências quanto aos produtos e as necessidades dos clientes mudam de forma cada vez mais rápida, as empresas precisam de ser capazes de responder prontamente. O CDO está familiarizado com métodos ágeis como o Scrum, permitindo que os produtos existentes sejam rapidamente adaptados às novas exigências ou que se desenvolvam soluções completamente novas para expandir o portefólio da empresa e torná-lo mais moderno.

 

5. Pragmatismo

O CDO representa um equilíbrio de transformação e disrupção. Embora muitas vezes a sua figura traga mudança e inovação, na prática representa normalmente mais uma evolução do que uma revolução. É menos importante reinventar tudo com a tecnologia disruptiva mais recente, do que otimizar e desenvolver ainda mais algo que já tenha sido bem-sucedido.

 

Em suma, o CDO já não é um puro especialista e administrador de TI; é um facilitador de negócios e líder de pensamento para trazer inovação à empresa. Muitas vezes, até mesmo pequenos ajustes na estratégia têm um impacto massivo e asseguram o sucesso empresarial sustentável e as vantagens competitivas. No futuro, a empresa mais bem-sucedida deixará de ser a que tem os sistemas de TI mais modernos – mas sim a que junta a tecnologia com os estrategas certos.

 

Khadija Aflah-Perre,
IT Director, Sage International

 

Artigo publicado originalmente na revista Líder Magazine