A digitalização, a IA e a transformação do setor da contabilidade

A lA reduz erros e aumenta a precisão, reforçando o papel consultivo do Contabilista Certificado. As empresas de contabilidade que já adotaram a automatização e a digitalização estão um passo à frente daquelas que ainda não o fizeram.

 

O setor da contabilidade vive uma revolução silenciosa, mas profunda. A digitalização, a inteligência artificial (IA) e o machine learning estão a redefinir o papel dos gabinetes de contabilidade, transformando-os de meros centros de processamento de números em parceiros estratégicos de negócio.

O machine learning tem já uma relevância real nos softwares de apoio às tarefas regulares do setor. Permite a automatização de tarefas repetitivas, como a introdução de lançamentos contabilísticos, a submissão e gestão de reportes legais e fiscais, a reconciliação bancária e muitas outras tarefas. Além de benefícios como a identificação de padrões, previsões, riscos e oportunidades e a redução de erros humanos.

 

A digitalização é um pilar essencial de eficiência

A digitalização ocupa já um lugar central no setor da contabilidade. As empresas de contabilidade que transformaram o arquivo em papel, as tradicionais capas de diários e a classificação manual, num arquivo digital, eliminando o papel e permitindo acesso imediato a dados contabilísticos e financeiros, estão em clara vantagem competitiva.

Além da eficiência, a digitalização intensifica a colaboração remota: clientes e contabilistas podem partilhar informação em plataformas seguras, acelerando processos e decisões. Outro benefício relevante é o reforço do compliance, uma vez que as normas contabilísticas e fiscais são integradas nos sistemas digitais, garantindo conformidade automática.

As soluções de apoio ao setor, quer em ambiente native cloud, quer em ambiente cloud/hosted, têm ganho destaque, descentralizando as tarefas e garantindo o acesso, independentemente do local físico do Contabilista Certificado. É fundamental garantir a utilização segura da informação, reduzindo ao máximo o risco de ataques informáticos. Um bom exemplo é a adoção de sistemas de dupla autenticação, que reduzem o risco de intrusão, protegem contra-ataques de phising e contribuem para o cumprimento de requisitos de cibersegurança, especialmente importantes em setores regulados como o da contabilidade.

 

A IA potencia o papel consultivo dos contabilistas

As empresas de contabilidade que já adotaram a automatização e a digitalização estão um passo à frente daquelas que ainda não o fizeram. Estão também mais capacitadas para acelerar o ritmo e adotar a IA como um motor essencial para reforçar sistematicamente a conformidade regulatória e normativa, a automatização e redução de erros humanos. 0 uso da IA deve ser inteligente e seguro: a tecnologia deve potenciar o trabalho humano e não substituí-lo.

No setor da contabilidade, o principal propósito da IA é potenciar o papel consultivo dos contabilistas, libertando tempo para análise estratégica e aconselhamento personalizado. Simultaneamente, a IA reduz erros e aumenta a precisão, reforçando o papel consultivo do Contabilista Certificado. Para garantir uma utilização segura, é essencial assegurar a proteção de dados e o cumprimento das normas legais, nomeadamente o RGPD (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados).

Para a Sage, o segmento da contabilidade é um dos mais relevantes no desenvolvimento de soluções digitais e automatizadas, capazes de tratar várias empresas em simultâneo. É um dos setores com mais tarefas repetitivas e grande exigência de prazos, complexidade, atualização de normas e legislação, além de ter um forte impacto na comunicação bilateral entre gabinetes e clientes, hoje muito suportada pela conectividade remota. Por isso, a promoção da IA é também um pilar estratégico.

A Sage lançou o Sage Copilot que atua como um assistente de produtividade e segurança com contabilistas e empresas. No caso particular das empresas de contabilidade, acresce insights valiosos em tempo real, apoia a tomada de decisões estratégicas e facilita a comunicação e aumenta a eficiência dos gabinetes.

 

A Sage quer apoiar os gabinetes de contabilidade

Os dados confirmam esta evolução. Num estudo conduzido pela Sage em parceria com a Forester Consulting, com mais de 2.300 líderes financeiros de PME, concluiu-se que:

  • A IA desbloqueia insights contínuos sobre a saúde financeira das empresas.
  • Permite melhor gestão de riscos e decisões mais rápidas.
  • Introduz o conceito de contabilidade contínua, em vez de relatórios apenas periódicos

A Sage está empenhada em apoiar o setor da contabilidade neste período de transformação, tirando partido do potencial da IA para impulsionar o sucesso dos gabinetes e reforçando a importância da integração ética da IA e da criação de confiança em soluções potenciadas por esta tecnologia.

Esta transformação não é apenas uma tendência, mas uma necessidade estratégica. A integração de IA, digitalização e machine learning em soluções como o Sage for Accountants permite que os profissionais deixem de ser meros executores de tarefas para se tornarem consultores de confiança, capazes de gerar valor acrescentado para os negócios dos clientes. A IA não substitui o papel do contabilista, redefine-o.

 


Paula Teixeira

Sales Manager – Accountant Segment na Sage Portugal

Artigo de opinião publicado originalmente na revista Contabilidade & Empresas.