Heróis PME 2025: conheça os vencedores

A 7ª edição dos Prémios Heróis PME, uma iniciativa promovida pela Yunit Consulting com o apoio da Sage, premiou oito empresas com histórias exemplares de superação, inovação e impacto económico.

 

Já são conhecidos os vencedores da 7.ª edição dos prémios Heróis PME, que distingue as empresas nacionais que mais se destacam pela sua resiliência, visão estratégica, capacidade de inovação e contributo económico para o país.

De entre os 22 finalistas, foram premiadas oito empresas nas sete categorias a concurso, incluindo a atribuição de dois prémios ex-aequo na categoria “Internacionalização”. Além da visibilidade e reconhecimento público, as vencedoras dos Heróis PME 2025 receberam um conjunto de prémios que visam acelerar o seu crescimento, capacitação e notoriedade.

 

Quem são os Heróis PME 2025

Na categoria de “Microempresa”, a vencedora foi a Destilaria António Cuco, de Reguengos de Monsaraz, criadora do icónico Sharish Gin, vendido em mais de 30 países. Na categoria “Pequena Empresa”, o prémio foi entregue à Next Generation Chemistry, do Porto, que transformou a pandemia numa oportunidade para lançar produtos químicos ecológicos e biológicos, produzidos a partir de resíduos agroalimentares. Na categoria de “Média Empresa”, o galardão foi atribuído à Serralharia Cunha, de Braga, que investiu 10 milhões de euros na nova fábrica para a produção de fachadas modulares para exportação.

Na “Sustentabilidade (Fator S)”, o prémio foi atribuído à Twintex, empresa têxtil do Fundão, que hoje é uma referência internacional na moda circular, com coleções de vestuário 100% reciclável e práticas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A categoria de “Internacionalização” distinguiu duas empresas: a EST – Empresa de Serviços Técnicos, com mais de 250 colaboradores e presença em mais de uma dezena de países europeus, e a ALEAL – Indústria de Mobiliário, fundada em Paredes, que exporta 100% da sua produção para mais de 30 mercados internacionais.

Na categoria “Transformação Digital”, a empresa premiada foi a Zone Soft, criadora do BIIP, uma aplicação que permite a realização de pedidos, pagamentos e faturação digital em pontos de venda, revolucionando a experiência do consumidor. Por fim, a ubbu foi reconhecida como a melhor “Start-up”, pela sua plataforma educativa gamificada, que promove a literacia digital junto das crianças e dos jovens. A ubbu já conquistou mais de 360 mil alunos em 20 países, designadamente em Portugal e no Brasil.

Número record de participação

A edição deste ano dos Prémios Heróis PME registou um recorde de participação, com 135 candidaturas (um crescimento de 52% face a 2024), provenientes de 86 empresas (o que representa um aumento de 56% relativamente ao ano anterior). A categoria “Startup” destacou-se com um crescimento de 250% no número de candidaturas, enquanto a categoria “Pequena Empresa” liderou em volume, com 39 empresas concorrentes. Estes dados sublinham a crescente relevância dos Prémios Heróis PME como plataforma de reconhecimento e visibilidade para as Micro, Pequenas e Médias Empresas portuguesas.

Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting, revela que “este grande crescimento demonstra que os prémios Heróis PME são, hoje, mais do que uma distinção: são um movimento que inspira e promove o melhor da economia nacional e que tem vindo a destacar o valor das PME no tecido empresarial português”.

Saiba mais sobre os Prémios Heróis PME aqui.