Programa Sage Impact Entrepreneurship: 56 empresas selecionadas
O programa Sage Impact Entrepreneurship, lançado em novembro de 2024 com o apoio da Sage Foundation, visa fomentar o crescimento de startups focadas na sustentabilidade e no impacto social.
A Sage e a Village Capital anunciaram as startups selecionadas para o Sage Impact Entrepreneurship. Nesta primeira edição do programa, foram eleitas 56 iniciativas empresariais que irão receber aconselhamento estratégico, formação específica e acesso gratuito aos produtos Sage.
As startups agora selecionadas terão acesso a uma fase de arranque intensiva de quatro meses onde receberão sessões individuais de mentoria estratégica sobre como construir uma equipa de classe mundial, como desenvolver e aperfeiçoar a sua estratégia de vendas ou como articular o modelo de negócio. Além disso, irão receber um financiamento de 10 mil dólares, bem como acesso gratuito às soluções Sage que melhor lhes permitam impulsionar o seu negócio.
Adicionalmente, as beneficiárias estarão em contacto com um ecossistema empresarial que combina eventos virtuais e sessões presenciais, facilitando a ligação com investidores e consultores do setor. O objetivo é que estas novas empresas reforcem o seu compromisso com a inovação e a colaboração, centrando-se em desafios relacionados com o ambiente e o bem-estar social.
O que é o Programa Sage Impact Entrepreneurship
Lançado em novembro de 2024 e impulsionado pela Sage Foundation, o programa visa promover e apoiar uma comunidade de empresas e líderes visionários que impulsionam a mudança sistémica para enfrentar os desafios sociais e ambientais através da inovação e da colaboração.
Na prática o programa funciona como uma plataforma de lançamento para startups europeias e norte-americanas, oferecendo-lhes mentoria, formação, financiamento e acesso a produtos Sage para as ajudar a expandir os negócios.
Quais foram as startups ibéricas selecionadas
Desde o lançamento, o projeto já recebeu mais de 200 candidaturas. A seleção foi baseada em critérios como a missão de cada empresa, a sua viabilidade comercial e a capacidade para traduzir a sua proposta de valor em avanços positivos para a sociedade.
Destacam-se, por exemplo, a norte-americana Carbix Corporation, que transforma as emissões de carbono em matérias-primas para a construção. Ou a Omma, do Reino Unido, que desenvolve sistemas de criação de insetos como alternativa aos pesticidas químicos. Ou ainda a francesa Turnee, dedicada à logística reversa, que redireciona os produtos devolvidos para novos compradores.
Entre as empresas ibérica selecionadas salienta-se a Coolx, centrada na utilização de tecnologia de satélite e inteligência artificial para reduzir a desflorestação na cadeia de abastecimento agroalimentar; a Insail que desenvolve soluções de energia eólica sustentáveis para o transporte marítimo e a YEP cujo objetivo é transformar a publicidade num recurso que promova o cuidado ambiental.
No caso de Portugal o destaque vai para LandOS, uma plataforma que conecta os proprietários de terras a projetos sustentáveis e a Greener Act, uma aplicação que auxilia as empresas a atingirem os objetivos ESG. Pode ver aqui a lista completa das empresas europeias selecionadas.
Uma iniciativa da Sage e da Village Capital
Helen Devanny, vice-presidente da Sage Foundation, admitiu estar impressionada com “o calibre das empresas e dos empresários que se candidataram e orgulhamo-nos de lançar este programa com estas 56 empresas em fase de arranque. A escala dos problemas que escolheram resolver é imensa, mas é isso que torna o seu trabalho ainda mais significativo e urgente. Orgulhamo-nos de colocar a nossa tecnologia, as nossas capacidades e os nossos recursos ao serviço destes líderes determinados a alcançar um amanhã mais sustentável e equitativo”.
Allie Burns, CEO da Village Capital, acredita que “os fundadores em fase inicial estão na vanguarda da resolução de desafios sociais e ambientais prementes, trazendo ideias arrojadas e modelos de negócio inovadores para impulsionar mudanças significativas. As 56 startups desta primeira edição do Programa Sage Impact Entrepreneurship não só estão a criar soluções para um futuro mais sustentável, como também estão a remodelar setores, desde inovações em energia limpa e economia circular a infraestruturas sustentáveis e ferramentas de simulação de dados e clima. Estamos entusiasmados por apoiar estes empresários, aprender com os seus percursos e ajudá-los a aumentar o seu impacto”.