Sage for Accountants: conheça as novidades da nova versão
A nova release da solução Sage for Accountants inclui atualizações de grande utilidade para os contabilistas. O objetivo é que o processamento dos salários de 2025 já esteja alinhado com as alterações legais e fiscais.
A Sage realizou um webinar no passado dia 8 de janeiro para dar a conhecer as principais atualizações da nova versão da solução Sage for Accountants relacionadas com dois tópicos fundamentais: a passagem de ano dos salários em lote e as alterações legais que decorrem do novo OE para 2025. Apresentamos seguidamente um resumo das principais novidades.
Passagem de ano em lote
A nova versão da solução Sage for Accountants permite a passagem de ano de salários em lote em apenas um processo e realizada de uma só vez, independentemente do número de empresas a que esses salários respeitam. Para utilizar esta nova funcionalidade, basta aceder a “Utilitários- Passagem de ano” e, seguindo as instruções do assistente virtual, o contabilista pode selecionar quais são as empresas elegidas de modo a efetuar a passagem de ano em simultâneo.
Alterações legais e fiscais
A release 2025.01.02 do Sage for Accountants irá atualizar de forma automática as alterações mais significativas do Orçamento de Estado (OE) para 2025, tais como:
– o valor do salário mínimo para o continente, Madeira e Açores
– o valor dos indexantes dos apoios sociais
– o valor da pensão social do regime não contributivo em vigor em 2025
– o limite de isenção para os vales e cartão refeição (que era de 50% e passou a ser de 70%)
Outra novidade importante refere-se ao tratamento das horas suplementares, que este ano passarão a ser sempre tributadas por metade da taxa de IRS correspondente. Por exemplo, se um trabalhador auferir um salário de 1500€, a que corresponde a taxa de IRS de 16%, cada hora extra, independentemente do seu número, será tributada à taxa de 8%.
Por fim, a solução também atualizará automaticamente o tratamento do IRS jovem que em 2025 irá sofrer alterações relacionadas com o alargamento do prazo máximo do benefício (durante 10 anos, até aos 35 anos de idade) e o aumento do limite da isenção (100% no primeiro ano, 75% do segundo ao quarto e 50% do quinto ao sétimo ano e 25% a partir daí).
Novas funcionalidades
A nova versão do Sage for Accountants incorpora uma funcionalidade que permite a adaptação do cálculo de contribuições sociais para trabalhadores jovens em férias escolares (o valor-base dessas contribuições terá como base o número de horas realizadas nesse período e o valor do IAS).
Outra funcionalidade de grande utilidade para os contabilistas é o conversor CAE, adaptado à nova tabela de reclassificação das atividades económicas do INE, que entrou em vigor em janeiro. Esta ferramenta automática irá converter todos os CAE da revisão anterior (número 3) para os da última revisão (número 4). No caso em que a conversão de um CAE gere múltiplas correspondências, terá de ser o utilizador a escolher manualmente o novo CAE que melhor corresponde à atividade da empresa.
Por fim, tal como sucede todos os anos, a Sage irá disponibilizar, através de updates via web, as novas tabelas de IRS para este ano. O objetivo é que as tarefas associadas ao processamento dos salários de 2025 estejam alinhados com as alterações legais em vigor.
Link para a gravação do webinar aqui
Jorge Sousa
CS Product Manager, Accountants & HRM Solutions at Sage