Como as empresas de canal podem simplificar a cibersegurança

A cibersegurança e a proteção de dados são as principais prioridades para as PME que pretendem melhorar a sua agilidade digital. Contudo, adotar novas tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA), requer novas abordagens à cibersegurança.

 

Esta é uma oportunidade para as empresas de Canal olharem para a cibersegurança como vantagem competitiva, promovendo estratégias de segurança para os seus clientes. Isso significa melhorar a proteção dos seus produtos e equipar as PME com o conhecimento para elas se apropriarem e reforçarem a sua capacidade de resiliência e prosperarem na economia digital.

Criar confiança com o apoio à cibersegurança

As PME procuram cada vez mais soluções tecnológicas aconselhamento especializado para enfrentar os ciberriscos. Isto reflete-se numa oportunidade de crescimento para os fornecedores e revendedores de tecnologia, que podem auxiliar na sua gestão: desde a conceção ao apoio contínuo. Ao atuarem como conselheiros de confiança e promoverem soluções de cibersegurança, as empresas de canal podem mitigar os riscos enquanto fortalecem relações com clientes.


Os básicos da Higiene em Segurança

Os incidentes e as fugas digitais ocorrem frequentemente porque os princípios básicos foram negligenciados. Estes passos, aparentemente simples, reduzem significativamente os riscos, mas, apesar disso, muitas PME ainda têm dificuldade em implementá-los eficazmente.

As empresas de Canal podem ajudar as PME a ultrapassar este obstáculo: ao compreenderem melhor os riscos de cibersegurança dos clientes e, assim, recomendarem fornecedores que vão ao encontro das suas necessidades; ao garantirem a segurança no momento da implementação da nova tecnologia, em vez de a adaptar mais tarde; e por último, em caso de ataque, ao conseguirem recuperar dados e sistemas, visto que implementam e testam backups e ferramentas de recuperação.

A cloud ao serviço das economias de escala

A maioria das PME não tem capacidade para monitorizar continuamente os registos de segurança, identificar anomalias ou potenciais ataques – e dar-lhe resposta. As empresas de Canal podem ajudar os clientes a adotar uma abordagem de cibersegurança mais eficaz, dando prioridade a uma estratégia cloud. Os serviços modernos de computação na cloud oferecem economias de escala significativas e recursos de segurança melhorados que, de outra forma, estão fora do alcance das PME.

Ao tirar partido da cloud, os clientes podem externalizar inúmeras tarefas de ciber segurança, como a aplicação de patches e atualizações, monitorização da segurança e backups. As empresas de canal garantem que estas soluções são configuradas corretamente desde o início ajudam as PME a tirar o máximo partido das funcionalidades de segurança disponíveis.

Formação personalizada

Outra estratégia para acrescentar valor aos clientes é a aposta na formação e sensibilização para a cibersegurança – uma prioridade para as PM quando procuram serviços de consultoria de tecnologia. As empresas de Canal ocupam uma posição privilegiada ao fazerem a interseção entre as necessidades dos seus clientes e a tecnologia que oferecem, permitindo-lhe indicar, identificar ou desenvolver materiais de formação que funcionem melhor nas organizações e culturas de trabalho dos seus clientes.

A formação pode abranger diferentes áreas: administração de TI, reconhecimento de emails de phishing e outras ameaças comuns, bem como gestão de crises e riscos de cibersegrança. Paralelamente, os clientes podem receber formação para implementar e gerir soluções de software de forma segura.

Um desafio constante

Apesar de reconhecerem a cibersegurança como prioridade, a mesma continua a ser um desafio para as PME, por falta de tempo, know-how e recursos. É aqui que as empresas de Canal podem intervir e assumirem um papel enquanto consultores de confiança, simplificando a cibersegurança para os clientes e ajudando-os a colocarem essas medidas em prática. Ao fazê-lo, os Parceiros de Canal permitem que as PME se apropriem da sua segurança, melhorando a sua resiliência na economia digital e, ao mesmo tempo, construindo relações mais fortes.

 

Ben Aung
Chief Risk Officer da Sage


Artigo de opinião publicado em IT Channel