Grupo Martins: “Sage X3 permite um controlo mais rigoroso da gestão”

O Grupo Martins, uma empresa familiar localizada em Paços de Ferreira, é especializada na área das energias, desde a rede de retalho, à distribuição e comercialização de lubrificantes, combustíveis líquidos, gasosos embalados e adblue. O Sage X3 permitiu a automatização e integração de dados dos 35 postos de abastecimento na região norte e centro do país. “A solução permitiu um controlo mais rigoroso da gestão e dos processos internos”, diz Filipe Martins.

 

O Grupo Martins, fundado em 1988, nasceu por iniciativa de Adelino Martins, dono de uma oficina de automóveis, que foi inovador e perspicaz ao assumir a representação da marca de lubrificantes Castrol. A notória expansão do negócio deu-se com o aumento gradual do espaço de armazenagem. O armazém central, em Meixomil, nasceu em 1995, com o alargamento da frota automóvel de distribuição porta-a-porta. O grupo assume uma posição de liderança com uma frota de distribuição composta por 30 viaturas, mais subcontratados e, sobretudo, com a entrada no negócio dos postos de abastecimento, em 2004. Hoje o fundador continua a ser o pilar de todo o desenvolvimento e inovação adotado, contudo a gestão operacional conta agora também com o apoio dos dois filhos, Filipe Martins e Inês Martins.

O Grupo Martins mantém a sua posição de liderança e referência no mercado sendo hoje responsável pela gestão de 35 postos de abastecimento da rede BP na região norte e centro do país, abrangendo desde a comercialização de combustíveis, até às lojas e serviços de lavagem e aspiração. Além disso, o grupo apresenta colaborações em alguns em alguns destes postos de negócio fulcrais. Como exemplo podemos verificar parcerias com o Pingo Doce, em Paredes e a Domino’s Pizza, em Vila Real. “Somos o maior parceiro monomarca da BP”, diz Filipe Martins.

No negócio do gás, parcerias vitais e renomadas com as marcas Air Liquide, para o mercado industrial, e RubisGas, no mercado doméstico. O Grupo Martins mantém-se em destaque como sendo o único no mercado dos aditivos com a Adblue (EFFINOX) e é também o único fornecedor nacional da rede BP.  Para além do leque de parcerias e negócios no setor industrial e doméstico, o Grupo possui ainda uma linha própria de produtos de cuidado automóvel. Neste portefólio podemos encontrar também a distribuição de lubrificantes da marca Castrol, em Portugal e na região da Galiza, através da Martins Galicia, fundada em 2014, tendo atualmente três armazéns de apoio à logística e ao consumidor.

 

Sage X3 permitiu obter dados de gestão fiáveis e imediatos

O crescimento do negócio levou o Grupo Martins a procurar uma solução tecnológica mais robusta, o ERP Sage X3, e um consultor tecnológico líder no mercado, a Liderteam.“A dificuldade na altura era a necessidade de obter dados de gestão fiáveis e de uma forma imediata, dado que o Grupo Martins não tinha qualquer tipo de automatização de integração de dados dos postos de abastecimento. Para este efeito foram realizados desenvolvimentos no Sage X3 para integrar todos os softwares de POS dos postos de abastecimento no ERP único da empresa” recorda Alberto Costa, CEO da Liderteam.

Entre os pontos fortes do Sage X3, Filipe Martins evidencia que “a solução permitiu um controlo mais rigoroso da gestão e dos processos internos, além de um controlo financeiro mais eficaz, com melhor visibilidade e previsibilidade, otimizando as decisões financeiras da organização. A facilidade de uso foi outra das vantagens dado que o software é user friendly, muito prático e intuitivo”.  Na opinião de Alberto Costa “o resultado mais importante é que atualmente o Grupo pode escalar para mais postos de abastecimento ou áreas de negócio, sem ter que aumentar recursos humanos, pois está tudo muito automatizado. O Sage X3 tem uma capacidade de customização e de disponibilizar uma contabilidade analítica forte. Também permite gerir grandes volumes de dados e capacidade de evoluir para outros módulos no futuro. Neste momento já estamos em fase final da implementação do Sage XRT”, acrescenta.

Próximo projeto será a digitalização da área de recursos humanos

O próximo passo é continuar a digitalizar e automatizar o máximo de tarefas na empresa. “Um projeto de dimensão será a digitalização da área de recursos humanos. Existem também projetos mais pequenos, que vão trazer melhorias significativas na execução de tarefas que serão automatizadas com o desenvolvimento de integrações”, sublinha Alberto Costa.

A implementação de soluções tecnológicas avançadas na área de recursos humanos permitirá assim, otimizar atividades como a gestão dos salários e dos benefícios ou a avaliação de desempenho, proporcionando maior eficiência operacional e precisão nos processos. Em suma, a implementação destas funções tecnológicas pretende promover uma gestão mais estratégica e ágil do capital humano, permitindo o uso de dados analíticos para a tomada de decisão.

A nível da expansão do negócio, o desafio do Grupo Martins, que hoje já emprega 290 colaboradores e fatura cerca de 110 milhões de euros, é continuar a crescer e a desenvolver novas áreas de negócio. “Somos um grupo com 35 anos de crescimento contínuo. Acreditamos que o nosso sucesso se deve fundamentalmente à oferta de produtos de qualidade e à confiança dos consumidores”, justifica Filipe Martins.

 

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