Brandformance: de volta ao essencial
A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) lançou o e-book Tendências de Marketing 2024, que contou com a participação de mais de 50 especialistas, entre os quais Andreia Cabo, Campaign Manager Sage.
A inteligência artificial (IA) e machine-learning têm transformado os processos dentro das empresas e a forma como estas se relacionam com os seus clientes. Desde a automação de processos até a análise de dados, a IA tem se mostrado uma ferramenta valiosa para as marcas.
Perante este cenário, o desafio que se coloca a um setor tão competitivo como o das Tecnologias de Informação é como se diferenciar num mundo cada vez mais digital, com concorrentes a emergir e tantas empresas a utilizar a IA?
Brandformance: gestão de marca + desempenho
A resposta passa por voltar ao essencial, ou seja, passar de uma estratégia essencialmente dependente da demand generation para a construção de uma marca que cria relações com os seus clientes e os coloca no centro das suas decisões.
É nexte contexto que surge a Brandformance: Branding (gestão da marca) + Performance Marketing (desempenho). As marcas perceberam que é possível integrar estratégias de construção e desenvolvimento de marca (elementos tradicionais como criação de identidade, posicionamento e valores) com métricas de desempenho mensuráveis e orientadas para os resultados de negócio, como conversões, vendas ou engagement específico.
O desafio para os marketeers é garantir que a marca cria uma identidade forte, e, simultaneamente, contribui para o sucesso da empresa. Ou seja, resultados mensuráveis e construção de marca não são incompatíveis.
Flywheel perfeito: atração, relação e fidelização do cliente
Diariamente, as empresas procuram atrair novos clientes, estabelecer relações com eles (engagement) e promover a sua fidelização, numa espécie de flywheel*. A tendência será ver cada vez mais as empresas a integrar a marca no flywheel, ganhando consistência e capacidade para acelerar este processo giratório, pois a atração de novos clientes é mais fácil, o relacionamento mais profundo e a fidelização mais duradoura.
Numa parceria de sucesso entre negócio e marketing, esta estratégia tem por base três eixos que são, também em si mesmos, tendências de marketing que se mantêm para o próximo ano: a satisfação do cliente, a inovação constante e a eficiência operacional. Ao fornecer uma excelente experiência ao cliente, as empresas podem aumentar a retenção de clientes, o boca a boca positivo e a lealdade à marca, criando assim um ciclo virtuoso de crescimento.
Andreia Cabo
Campaign Manager Sage
2024 – Good to Great!
“Seja qual for o contexto sócio-ecomómico local ou global, as marcas, se quiserem passar de ‘Good to Great’*, terão de investir na estratégia de Brandformance e adaptar-se às mudanças trazidas pela IA, simplificando processos e tornando-os mais escaláveis e eficientes”
* Good to Great: Why Some Companies Make the Leap and Others Don’t, Jim Collins
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