Sage X3 Manutenção Preventiva: dez perguntas frequentes

Stanisław Kaczmarek, Director of Professional Services and Costumer Development Group (CDG) da Sage, explica porque a Sage X3 Manutenção Preventiva é a solução adequada para planear e processar as operações de manutenção dos ativos físicos das organizações.


Quem é a equipa da Sage responsável pela solução Sage X3 Manutenção Preventiva?

A equipa CDG (Costumer Development Group) foi criada na Sage para desenvolver e manter os add-ons para o Sage X3. Utilizamos toda a experiência e as ferramentas da Sage a nível global para o desenvolvimento e a manutenção destes add-ons. O suporte e as vendas são realizados através dos canais habituais de contacto com os Clientes, ao passo que, internamente, as solicitações são direcionadas para a equipa CDG.


O que é a manutenção preventiva?

Entende-se por manutenção preventiva, a manutenção regular e rotineira de equipamentos e de ativos que permite mantê-los em perfeitas condições de funcionamento, assegurando a conformidade com os regulamentos aplicáveis e prevenindo e evitando os tempos de inatividade dispendiosos devido a falhas inesperadas dos equipamentos.


Porque é tão importante para
as organizações?

É cada vez mais necessário que as empresas determinem o retorno do investimento dos equipamentos que fazem parte das suas operações. Como parte dessa necessidade, a capacidade de utilização e manutenção desses equipamentos reside em contar com um software que proporcione maior visibilidade às operações e às manutenções planeadas. É, por isso, crucial que as pequenas e médias organizações sigam esses procedimentos de prevenção, tendo em mente os recursos limitados e o tempo necessário para a gestão. O seguimento destes ativos físicos, feito de uma forma simples e controlada, pode ajudar a eliminar ineficiências, melhorar a produtividade, otimizar os níveis de stock e os custos de compras, reduzir o dispendioso tempo de inatividade e, assim, aumentar os lucros.


Em que situações devemos utilizar a manutenção preventiva?

Como regra geral, os nossos clientes devem usar as aplicações de manutenção preventiva adequadas quando estas forem críticas para a produção, operações, saúde e segurança. Elas são especialmente recomendadas quando os equipamentos apresentam modos de falha que podem ser evitados (e não aumentados) com a manutenção regular. Ou quando existe uma probabilidade de falha que aumenta com o tempo e com o uso. Em algumas indústrias, ter um histórico de inspeções para fins de auditoria é igualmente importante. Para estes clientes, a Sage X3 Manutenção Preventiva será uma excelente solução.


Quais são os principais benefícios para os Clientes?

A manutenção preventiva melhora a produtividade, oferece maior vida útil do equipamento e proporciona um historial de revisões de manutenções que são de grande importância. Adicionalmente, permite redução de custos e a poupança no consumo de energia. E, por fim, proporciona conformidade com os regulamentos em vigor, melhorias de segurança e uma excelente experiência ao cliente.


Em que consiste a proposta de valor da Sage X3 Manutenção Preventiva?

Para as organizações de pequena e média dimensão da área industrial que pretendem gerir os seus ativos em tempo real, o Sage X3 Manutenção Preventiva é uma solução de gestão empresarial completa e integrada que reduz o tempo de inatividade do equipamento e prolonga a vida útil de ativos valiosos. 


Como é que esta solução foi desenvolvida e implementada na Sage?

A Sage X3 Manutenção Preventiva foi desenvolvida dentro do ambiente Sage X3 e baseada na versão padrão do software. Do ponto de vista do utilizador, não é aparente que estejamos a usar um add-on, o que torna a implementação deste módulo muito simples para os clientes que já utilizam o módulo de produção da Sage X3. Basta uma única reunião para entender a sua lógica e funcionalidade. Acredito que para os clientes que já possuem o software instalado, a Sage X3 Manutenção Preventiva possa ser uma solução a considerar.


Quais são as principais funcionalidades desta solução?

Na gestão de ordens de trabalho, a solução inclui a definição dos tipos de ordens de fabrico (reparação, substituição, planeada), códigos de causalidade, recursos atribuídos e materiais usados. Na gestão de recursos, permite um cronograma para o planeamento de recursos. Na gestão de equipamentos, utiliza as funcionalidades de artigos e listas técnicas, assim como as nomenclaturas (BOM – Bill of Materials). Na utilização da funcionalidade, permite o planeamento de ordens de trabalho de manutenção e a definição de tarefas de manutenção para os seguimentos de mão de obra, cálculo de custos e etapas de gama.


Que versões do Sage X3 são compatíveis com o módulo de manutenção preventiva?

O módulo de manutenção preventiva é uma solução complementar ao Sage X3 destinada a planear e processar operações de manutenção de ativos físicos adquiridos dentro de uma organização. A Sage X3 Manutenção Preventiva foi projetada com um add-on do Sage X3 2023 R2 ou mais recente (a solução é incompatível com versões e lançamentos anteriores)


Em que línguas está disponível?

Atualmente o Sage X3 Manutenção Preventiva só está disponível em Inglês. Na nova release deste ano, a Sage X3 2024 R1, a nossa solução estará também disponível em Português, Espanhol, Francês e Alemão.