“A IA tem o potencial de atuar como mais um membro valioso da equipa”

Ana Ribeiro, Small Business Sales Director da Sage Iberia, explora o impacto da Inteligência Artificial (IA) nas PMEs, abordando quer os benefícios tangíveis, quer as barreiras à adoção de soluções de IA.

 

Como parte da transformação digital em curso, a IA está a revelar ser uma ferramenta importante para potenciar o desempenho nas empresas em áreas tão variadas como contabilidade, finanças e gestão de pessoas. Quais são as tecnologias de IA mais relevantes e promissoras para PMEs?

O tecido empresarial das PMEs continua a atravessar um momento de pronunciada digitalização, à qual corresponde também uma paisagem altamente competitiva. Neste contexto, a difusão de tecnologias potenciadas por IA revela-se simultaneamente pertinente e promissora, traduzindo-se habitualmente em soluções que contribuem para a automatização de tarefas rotineiras, e conhecimentos que apoiam a tomada de decisão potenciada por dados. Em áreas como a contabilidade, finanças e RH nas PMEs, as tecnologias de IA deixam-nos antever um futuro que está mais próximo do que pode parecer.

A IA tem o potencial de atuar como mais um membro valioso da equipa, e isso deve-se a características como: a capacidade de fornecer recomendações estratégicas que elevem a contabilidade a novos patamares; automatizar tarefas administrativas para a gestão de pessoas; ou obter análise de dados que impulsione o crescimento das empresas. Claro que isto pressupõe que os fornecedores de tecnologias de IA são capazes de quebrar a principal barreira à adoção de IA – a confiança.

 

Segundo um relatório da Eurostat, as PMEs portuguesas estão a mostrar alguma resistência à adoção de tecnologias de IA (apenas 7,2%  utilizaram tecnologias de AI, um aumento de apenas 0,7%). Quais são os principais entraves à introdução da IA nas PMEs? Como fornecedora de soluções potenciadas por IA, qual a estratégia da Sage para promover a sua integração?

Criar confiança nas soluções de IA é um fator essencial para promover a adoção destas tecnologias – e isso tem muito a ver com transparência. Junte-se também a importância crucial de encontrar um equilíbrio onde a IA integra e melhora o fluxo de trabalho, mas sem ignorar que a orientação e os contributos humanos continuam a ser essenciais para o processo.

A pressão crescente para obter resultados e ser competitivo não isenta de responsabilidade os fornecedores de tecnologias de IA; pelo contrário, devem intensificar os esforços de priorização de considerações éticas em torno da segurança dos dados e da utilização responsável da IA. Incluindo no que diz respeito ao risco de os algoritmos de IA serem tendenciosos, sub-representando mulheres e minorias.

A estratégia da Sage assenta em explorar todos os resultados potenciais que advêm da criação de um produto para resolver um desafio empresarial, e no compromisso de construir um futuro no qual as empresas podem focar-se nos seus objetivos com tecnologia de confiança. A criação de soluções de IA exige prudência a fim de garantir um potencial transformador, com equidade, para todas as empresas.

 

Uma das promessas da IA é automatizar tarefas de rotina de forma a libertar tempo e espaço para apoiar o sucesso das empresas. De que forma é importante criar ferramentas e estratégias de IA direcionadas exclusivamente para as PME? Como é que a Sage acompanha esta evolução?

Considerando as recentes conclusões do relatório anual da Sage que avalia os desafios e perspetivas para o futuro dos profissionais de RH, estamos hoje a assistir a uma mudança fundamental da burocracia para o planeamento estratégico. Isto significa que existe uma grande necessidade de automatizar tarefas administrativas de grande intensidade, quer na área dos recursos humanos, quer em áreas como a contabilidade e finanças.

As PMEs carecem habitualmente dos mesmos recursos ao dispor de organizações de grandes dimensões, mas as tecnologias de IA podem permitir exatamente a distribuição mais eficiente de recursos, resultando em poupanças de tempo e uma redução dos custos operacionais. Assim, ao projetarmos soluções de IA acessíveis, personalizáveis e escaláveis para PMEs, estamos a contribuir para o aumento da sua competitividade e capacidade de adaptação a mudanças no mercado.

 

O Sage Copilot é o vosso novo assistente de IA que promete revolucionar a produtividade das PMEs e da contabilidade. O que diferencia este assistente com IA generativa de outros no mercado?

A diferença crítica é o seu foco em proporcionar IA generativa especificamente criada para os processos contabilísticos, financeiros e de gestão de pessoas, com vista a capacitar os utilizadores a tomar as melhores decisões. Às suas funcionalidades determinantes para o aumento do trabalho colaborativo e comunicação com clientes – onde se destaca quer a automatização de tarefas, quer a integração com outras aplicações e serviços amplamente usados nas empresas – junta-se uma solução de elevada precisão e segurança que tem por base encriptação robusta, controlos de acesso e conformidade com os regulamentos de proteção de dados. O Sage Copilot é um exemplo claro da visão da Sage para a tecnologia e inovação: derrubar barreiras para permitir que as PMEs possam prosperar com confiança.

 

Entrevista publicado em Jornal Económico