Montellano: “A solução Sage X3 superou as nossas expetativas”

A Montellano é uma empresa portuguesa com meio século de história no mercado dentário e parceira de várias clínicas e laboratórios do país. “O Sage X3 permitiu estabelecer um conjunto de integrações com todos os parceiros, gerindo o negócio a partir de um único sistema”, diz Bernardo Montellano, diretor-geral e neto do fundador.


A Montellano é um distribuidor de dispositivos médicos que oferece todo o tipo de soluções para as clínicas dentárias e laboratórios em Portugal.


A empresa foi criada há 50 anos pelo avô de Bernardo Montellano, atual diretor-geral, e desenvolvida pelo seu pai. “É a eles que muito se deve o sucesso da empresa. Fizemos este crescimento como uma empresa familiar até ao início deste ano, em que unimos forças com um parceiro de longa data, passando a integrar o grupo Proclinic que está presente em 32 países, com mais de 500 pessoas. Hoje, temos um portfólio muito alargado que nos permite dar resposta a todas as necessidades dos nossos clientes, oferecendo diferentes soluções em cada área de negócio”, afirma.

Este caminho de sucesso não foi isento de algumas dores de crescimento a nível interno. “Ao longo destes 50 anos fomos juntando vários softwares e acabamos por criar uma estrutura de sistemas altamente complexa e pouco eficiente. Com o Sage X3 conseguimos estabelecer um conjunto de integrações com todos os nossos parceiros, o que nos permitiu gerir o negócio a partir de um único sistema. Passamos assim de uma estrutura de sistemas altamente complexa, para um ERP em que gerimos a informação de forma centralizada, o que nos permitiu ter maior foco na nossa operação e maior qualidade da informação”.

 

Informação centralizada e facilidade de integração

Bernardo Montellano considera que a gestão centralizada da informação e a facilidade de integração com os parceiros foram os principais benefícios do Sage X3. “Isso permitiu-nos poupar muitas horas de trabalho, nomeadamente de tratamento de dados e também nos permitiu criar um conjunto de soluções de Business Intelligence, que nos possibilitam tomar decisões de uma forma mais assertiva e ao momento”. Outra vantagem foi a automatização dos processos. “Nós temos um portfólio de mais de 80 mil referências, com uma política comercial muito complexa dado que temos constantemente cerca de 3 a 4 mil produtos em promoção. Com o Sage X3, nós conseguimos fazer esta gestão altamente complexa de uma forma estruturada e muito eficiente. Para dar um exemplo, muito recentemente nós já conseguimos automatizar 60% das nossas vendas e 90% das nossas compras”, afirma.

Por todas estas razões, Bernardo Montellano considera que o Sage X3 “é uma solução muito user-friendly, muito intuitiva, que nos permitiu ter uma curva de aprendizagem em todos estes pontos muito mais rápida, pelo que superou realmente as nossas expectativas”.

Saiba mais sobre a Montellano aqui