Data Insights com toque humano

Com muita frequência, os dados permanecem isolados e com uma utilização limitada para capacitar a tomada de decisões. Ter os Data Insights certos pode ajudar a desbloquear novas oportunidades de negócio,  alerta Amaya Souarez, EVP Cloud Services & Operations da Sage.

 

Não há como negar que a atualidade continua a ser desafiante para as pequenas e médias empresas – desde a inflação recorde e a crise do custo de vida, até à ameaça, cada vez maior, de recessão global. As evidências sugerem que muitas PME estão realmente positivas em relação a 2023 – e um estudo recente do Centre for Economics and Business Research (CEBR) para a Sage descobriu que as PME serão os negócios que irão liderar o crescimento global nos próximos anos.

Perante o atual cenário, marcado pela incerteza, é compreensível que os proprietários das empresas desejem toda a ajuda possível para enfrentar a tempestade que se avizinha. E muitas das respostas podem estar nos dados que já estão ao seu alcance.

 

Verificar todas as oportunidades de recolha de dados

A maioria das PME já está assente numa enorme parcela de dados não utilizados que podem fornecer algumas das !pepitas de ouro! inestimáveis para desvendar, esclarecer e resolver os problemas que importam. Vejamos, por exemplo, os dados de fluxo de caixa. É fundamental monitorizar o dinheiro que entra e que sai para ver a posição financeira de uma empresa. Quem está a pagar atrasado e quais são as tendências? Quem é necessário pressionar e quando? Agora é o momento certo para investir naquela nova viatura ou mudar para instalações novas?

Verificamos que muitas empresas fazem esforços significativos para analisar os dados. Só que, com muita frequência, tais dados permanecem isolados e com uma utilização limitada para capacitar a tomada de decisões. Isso ocorre sobretudo quando se trata de recolher data insights ou obter acesso a determinados conjuntos de dados em primeiro lugar – por exemplo, no Reino Unido, apenas um quarto das PME adotaram uma tecnologia para recolher e analisar dados comerciais para promover o desempenho dos negócios.

Ter os insights certos também não vem apenas da análise de dados dentro da empresa. Desde dados geoespaciais e de transporte, até dados ambientais, há muitos conjuntos de dados públicos que são potencialmente inexplorados pelas PME. Isso pode ajudar a desbloquear novas oportunidades, revelar novos desafios e fortalecer a resiliência face ao que pode estar por vir.

Os dados são essencialmente neutros e, para que façam o seu trabalho, as empresas devem ser capazes de lê-los e interpretá-los com precisão. É fácil gerir um relatório, por exemplo, mas a verdadeira questão é se as informações podem ser recolhidas e compreendidas para informar decisões e mudanças significativas.

 

Desbloquear data insights através da tecnologia e da humanidade

Aqui estão algumas dicas para ajudar as PME a obter data insights:

  • Identificar os objetivos do negócio: começar por identificar os objetivos e a tipologia de dados que são necessários para alcançá-los. Isso irá ajudar a priorizar os esforços de recolha e análise de dados.
  • Utilizar ferramentas e tecnologia: investir em ferramentas e tecnologias que podem ajudar a recolher e a analisar dados de forma eficiente. Estão disponíveis muitas opções gratuitas ou acessíveis.
  • Contratar funcionários experientes em dados: se possível, contratar funcionários com experiência em analise de dados ou formar os funcionários atuais com alfabetização de dados. Isso irá ajudar a garantir as competências internas para aproveitar ao máximo os dados.
  • Manter os dados organizados: certificar-se de que os dados estão bem organizados e armazenados num local centralizado. Isso irá facilitar o acesso e a analise e irá ajudar a evitar erros e inconsistências.
  • Colaborar e partilhar insights: incentivar a colaboração e a partilha de informações na organização. Isso pode ajudar a descobrir novos insights e a garantir sejam tomadas decisões baseadas em dados em todos os departamentos.
  • Concentrar-se em insights acionáveis: em vez de apenas recolher e analisar dados, concentrar-se em insights que podem orientar as decisões de negócio. Questionar que ações podem tomar com base nos dados recolhidos.

A análise de dados não é apenas sobre tecnologia, mas também sobre ter a mentalidade e as pessoas certas para aproveitá-la ao máximo. Essa combinação – juntamente com a agilidade e a criatividade pela qual as PME são conhecidas – é a fórmula poderosa para ajudá-las a enfrentar os desafios económicos ao seu redor, tanto agora, quanto no futuro.


Amaya Souarez

EVP Cloud Services & Operations da Sage

Artigo publicado originalmente em Sapo Tek