A IA generativa irá substituir os contabilistas?

O ChatGPT e outras formas de IA generativa terão um impacto disruptivo na contabilidade e nas finanças, e vão exigir que as empresas adotem novas ferramentas, bem como uma maior automatização.

A Inteligência Artificial (IA) generativa tem o poder de revolucionar o setor da contabilidade, elevar o papel dos contabilistas ao automatizar tarefas repetitivas e melhorar a experiência dos colaboradores. No entanto, com inúmeras manchetes a apontar para a ameaça que a IA representa para a segurança do emprego, a ideia de as empresas optarem por esta tecnologia pode suscitar medo – especialmente em setores onde ainda são necessários muitos processos manuais, como, por exemplo, a contabilidade.

Atualmente, um dos temas mais debatidos é: será que o ChatGPT e outras formas de IA generativa irão substituir indústrias inteiras, como a contabilidade, ou, como gostamos de dizer na Sage, irão “elevar o trabalho humano”?

 

Contabilistas apoiados na IA serão mais produtivos

A IA generativa terá um impacto profundamente disruptivo na contabilidade e nas finanças, e vai exigir que as empresas adotem novas ferramentas, bem como uma maior automatização. O seu impacto na economia global é estimado em 2,6 a 4,4 triliões de dólares de crescimento anual. Este crescimento vem juntar-se aos 11 a 17,7 triliões de dólares de valor económico já estimado para a IA tradicional.

Embora a IA possa automatizar até 27% dos postos de trabalho, esta automação não é necessariamente sinónimo de perdas de postos de trabalho. Assim, as empresas que melhor aproveitarem a IA poderão direcionar os contabilistas para tarefas de maior valor acrescentado, com maior produtividade e, provavelmente, uma maior satisfação no trabalho – ajudando a reter e a atrair talentos, num momento em que os trabalhadores altamente qualificados são escassos.

A oportunidade de adotar a IA generativa

A IA padrão, ou a denominada IA “estreita”, já é bastante utilizada no setor da contabilidade, desde a automatização de tarefas de processamento de dados até à identificação de anomalias nas transações e lançamentos contabilísticos. No entanto, a IA generativa representa um grande avanço em termos de capacidade – tem o poder de avançar da automatização de tarefas simples para a automatização de fluxos de trabalho completos.

Os Large Language Models (LLMs), uma forma de IA generativa, são testados com grandes quantidades de conteúdo de texto, incluindo normas e regulamentos contabilísticos, estudos de negócios e melhores práticas, e até  documentação de software. Esta formação apoia os LLMs na compreensão dos padrões e das estruturas de linguagem, o que conduz ao grande crescimento da IA que se verifica atualmente.

Enquanto a IA “estreita” funciona com fluxos de trabalho estritamente definidos e limitados por regras meticulosas, a IA generativa tem a capacidade de compreender instruções semelhantes às humanas, assim como determinar o conjunto completo de atividades necessárias para concluir um pedido. A sua capacidade de gerar código informático e interagir com software traduz essa compressão em ação.

Os assistentes digitais com LLM irão transformar a forma como os profissionais do setor da contabilidade interagem com a tecnologia, substituindo interfaces de utilizador limitadas e de difícil aprendizagem, que requerem meus pré-definidos e formulários complexos de introdução de dados, por interações simples numa linguagem humana. Imagine simplificar os processos de trabalho para uma instrução que poderia pedir a um ser humano.

Esta interação melhorada não só aumentará a produtividade, como também permitirá ampliar o leque de tarefas que um contabilista pode realizar. E, à medida que estes assistentes digitais se tornam cada vez mais capazes, tornar-se-ão também recursos especializados para compreender e aplicar regras contabilísticas. Quando estas capacidades forem adicionadas à capacidade da IA para assumir tarefas repetitivas e demoradas, como o processamento de faturas ou a reconciliação de contas, o setor da contabilidade irá elevar-se para prestar serviços de maior valor, como a orientação estratégica no planeamento financeiro e a alocação de capital.

Os contabilistas têm uma visão positiva – veem oportunidades onde a maioria vê ameaças. Estão otimistas relativamente ao facto de a combinação da IA generativa e a visão de futuro expandir o papel dos contabilistas como consultor de confiança das empresas.

 

O valor da responsabilidade humana

A contabilidade é um setor baseado na confiança. Uma confiança que se baseia no fato de as empresas confiarem nas auditorias e nos conselhos prestados pelos contabilistas. Podem ser implementados processos automatizados para tarefas rotineiras, mas a responsabilidade pelos resultados, um elemento fundamental da contabilidade, continuará a residir nas mãos dos humanos.

A IA não é infalível e pode produzir resultados incorretos, denominados de “alucinações”, em que os algoritmos de IA generativa produzem respostas factualmente incorretas. Conhecer os limites da IA generativa é quase tão importante como conhecer as suas capacidades, sendo que as empresas devem estar conscientes de que não é a tecnologia por si só, mas sim a forma como esta é integrada e gerida, que trará os melhores resultados. Para a contabilidade, isso significa encontrar as áreas em que a automação da IA terá o melhor impacto nos fluxos de trabalho e na experiência dos funcionários.

Permitir que os contabilistas criem mais valor estratégico

Ao disponibilizar aos contabilistas o poder dos LLMs, eles passarão a contar com um assistente de pesquisa inestimável e eficiente, com capacidade para analisar uma grande quantidade de informação e estruturar apresentações coerentes e profissionais dos resultados. Este assistente de IA permitirá que os profissionais do setor da contabilidade entreguem um maior valor estratégico, melhorando tanto a quantidade como a qualidade da tomada de decisões.

A mesma capacidade de análise pode também reconhecer e traçar tendências ao longo do tempo para melhorar as capacidades de previsão e planeamento, bem como a identificar padrões recorrentes nos fluxos de caixa, para que as equipas de contabilidade se possam preparar para os picos da atividade. E com 47% dos CFOs a afirmarem que as suas principais prioridades são a criação de modelos preditivos. a capacidade de análise de cenários devido à incerteza económica contínua, a capacidade de produzir previsões detalhadas que se relacionam com as tendências de mercado mais amplas tornará as empresas mais resistentes quando enfrentam perturbações económicas.

 

Resolver o problema de falta de mão de obra qualificada

A escassez prolongada de mão de obra e a demissão em massa estão a intensificar a pressão sobre as equipas financeiras já sobrecarregadas, com mais de metade dos profissionais de contabilidade a nível mundial com o desejo de deixar a sua empresa atual na sua próxima mudança de carreira. Esta questão está a ser colocada nas empresas em todo o mundo.

Os gestores de contabilidade e finanças enfrentam o desafio de atrair novos talentos, mas também de garantir que mantêm os seus colaboradores. Aqui, a IA generativa ajuda a resolver dois problemas de uma só vez, melhorando a experiência do funcionário. Num estudo recente, 63% dos trabalhadores que integraram a IA nas suas tarefas diárias relataram que houve um aumento na satisfação e no prazer no seu trabalho, o que significa que a integração de ferramentas de IA generativa pode tornar a carreira contabilística mais gratificantes para aqueles que estão no setor e, também, para potencias talentos.

A contabilidade vai liderar a valorização da IA no trabalho humano

O setor da contabilidade desempenha um papel significativo na sociedade e na economia global como fornecedor de confiança no mercado e como um recurso de confiança para a orientação financeira. Como contabilistas, temos a oportunidade não só de elevar o trabalho humano, mas também de elevar todo o setor da contabilidade. Devemos implementar novas tecnologias de IA, equilibrando o ritmo e a determinação com prudência e humildade. Nesta nova era da IA generativa, as empresas que tenham a capacidade de adotar e integrar eficazmente a IA serão as organizações com mais sucesso.

 

Aaron Harris
CTO da Sage

Artigo publicado originalmente em Líder Magazine