Estudo: empresas ibéricas estão preparadas para a transformação digital?

Segundo o estudo da Alive Business Consulting, 54% das médias empresas dizem estar preparadas para a transformação digital. No entanto, 7% não estão satisfeitas com a sua solução tecnológica e 16% referem que irão fazer alterações ao seu software de gestão.


A internacionalização tem sido fulcral para o desenvolvimento económico da Península Ibérica
, sobretudo nos últimos anos, num processo que conferiu a Portugal e Espanha maior resistência a choques externos negativos, ao mesmo tempo que contribuiu para a afirmação de ambos os países no panorama europeu. Esta ideia foi defendida pelos oradores do painel ‘As Relações Ibéricas no contexto europeu e global’, no X Seminário Ibérico de Economistas realizado este ano.

Paralelamente, segundo um estudo recente elaborado pela Cátedra Global Nebrija Santander em Internacionalização de Empresas, verificamos que cada vez mais empresas portuguesas operam no mercado espanhol, e são também cada vez mais as empresas espanholas com presença no mercado português. O estudo refere que a Espanha é o maior cliente das exportações portuguesas que alcançaram 13.500 milhões de euros, em 2021. Por sua vez, a Espanha também é o país que mais exporta para Portugal, superando 24.800 milhões de euros, nesse mesmo ano.


Estudo Alive Business Consulting: principais conclusões 

Dado o inegável crescimento das relações económicas e comerciais na Península Ibérica, a Alive Business Consulting elaborou um estudo junto de médias empresas portuguesas e espanholas, com o objetivo de conhecer a situação destas organizações, no que diz respeito às soluções de gestão empresarial e às suas prioridades em matéria de digitalização dos processos de negócio. 

Assim, foram realizadas 360 entrevistas a empresas portuguesas com uma faturação acima dos 10 milhões de euros, muitas das quais com presença internacional e/ou com participação em empresas espanholas. As principais conclusões deste estudo são as seguintes:

  • Cerca de metade das empresas portuguesas inquiridas afirma ter presença internacional e, cerca de 15%, têm presença em Espanha;
  • 54% das empresas que responderam ao estudo, referem estar preparadas para a transformação digital, contra 46% que consideram que não estão preparadas;
  • Existem cerca de 7% de empresas que não se encontram satisfeitas com a sua solução de gestão empresarial;
  • Do total do universo de inquiridos, existe 16% de empresas que irão fazer alterações no seu software de gestão num prazo de 12 meses.

O estudo da Alive Business Consulting mostra que ainda há uma parte do tecido empresarial ibérico que poderá adaptar-se melhor à transformação digital.