Três histórias de três jovens empreendedores

Hugo Aguiar, Liliana Castro e Petra Sundell quebraram mitos e focaram-se nas características mais importantes para ser um empreendedor de sucesso: a tenacidade, a consistência e a atitude.


Quantas vezes já pensou em criar o seu negócio, mas chegou à conclusão que não tinha conhecimentos sobre gestão, ou o capital necessário? Se esta questão lhe parece familiar, convido-o a conhecer três histórias de três jovens empreendedores que abandonaram estes clichês, quebraram mitos e focaram-se naquelas que consideraram ser  as características mais importantes para ser um empreendedor de sucesso: a tenacidade, a consistência e a atitude.

Fomos conhecer as histórias do Hugo Aguiar, Liliana Castro e Petra Sundell e juntámo-las no designado  “O Guia sem Regras”, porque cada um escreve as suas próprias regras e não há formulas mágicas que possamos aplicar a todos os negócios.

Para o Hugo Aguiar, co-fundador e CEO da SPEAK, o mais importante é “Ir para o mercado, pois é no terreno que se cresce com soluções e que se aprende”. Foi no terreno que o Hugo encontrou as pessoas especializadas nas áreas que ele desconhecia, como a gestão, a legislação ou a tecnologia. 

A protagonista da segunda história é a Liliana Castro, Fundadora e CEO da FES Agency, uma agência de comunicação e de eventos portuguesa, que, em 2023, completará uma década de existência, e, para quem “um empreendedor não tem de criar a roda, mas tem de a fazer melhor.” Aliás, ao lerem a história completa, vão perceber a importância da conjugação diária do verbo ‘fazer’ para o sucesso deste projeto empreendedor.

A terceira e última história passa pela Suécia e pela Califórnia. Petra Sundell é sueca, mas a sua ideia de negócio, a Upbeater, nasceu quando estudava na UCLA. Entretanto, desde 2016, que Petra está em Portugal, com o objetivo de conectar o ecossistema dos países nórdicos com o português. Descubra o que, segundo a Petra, é mais importante para ser um empreendedor de sucesso.

 

Portugal: pólo de atração para a criação de startups

Estas histórias são um pequeno retrato de um pais atualmente reconhecido por ser um pólo de atração para a criação de startups, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.  Em momentos de maior desafio económico, as startups têm um papel fulcral na criação de emprego e no aumento da produtividade nacional.

De acordo com a Portugal SME Fact Sheet, Portugal é um dos países da União Europeia com melhor desempenho no domínio do empreendedorismo. O dinamismo deste ecossistema baseia-se em startups tecnológicas e é apoiado, entre outros, por vouchers (StartUp Voucher) e organizações não governamentais (ex. Beta-i). O relatório chama a atenção também para o bom desempenho de Portugal, em termos de sustentabilidade, com 96% das PME a adotarem medidas de eficiência de recursos.

Um ecossistema dinâmico e sustentável de start-ups é um dos grandes promotores para a diferenciação e inovação do tecido empresarial português. Inspire-se com estas histórias e crie a sua também!

 


Andreia Cabo

Licenciada em Jornalismo com um Master Business Executive em Marketing Management

Artigo publicado originalmente em Blog Sage Advice


Leia também
Startups em Portugal: um ecossistema em crescimento