Mundial de Râguebi: cantando com os Lobos

15 anos depois, a seleção nacional (mais conhecida como os “Lobos”) está de volta a um Mundial de râguebi. Aquela que é considerada a terceira maior competição desportiva do planeta, realiza-se este ano em França, de 8 de setembro a 28 de outubro. “Somos Lobos”, dos Xutos e Pontapés, é a canção oficial da “alcateia” portuguesa.

 

O Mundial de râguebi de 2023 realiza-se em França, de 8 de setembro a 28 de outubro. Esta é apenas a segunda vez que Portugal vai disputar o Campeonato do Mundo da modalidade, após a única e história participação, em 2007, também em França, onde os “Lobos” foram a única seleção amadora jamais presente neste certame. A seleção portuguesa vai integrar o Grupo C, do Mundial, juntamente com o País de Gales (16 de setembro), Geórgia (23 de setembro), Austrália (1 de outubro) e Ilhas Fiji (8 de outubro). 

Mas a longa jornada até os Lobos garantirem a presença em França teve contornos épicos. Em primeiro lugar, porque Portugal foi a última seleção a apurar-se para esta competição, após um empate dramático com os Estados Unidos (16-16), alcançado na derradeira jogada da partida. Partida essa onde portugueses e norte-americanos disputavam a última vaga para o Mundial 2023, após ambos vencerem os primeiros encontros do torneio final de repescagem, frente aos campeões asiáticos, Hong Kong, e aos vice-campeões africanos, o Quénia. Em segundo, porque o empate só foi suficiente porque Portugal detinha vantagem sobre os Estados Unidos no primeiro critério de desempate, a diferença de pontos marcados e sofridos nos três jogos do torneio. Em terceiro, porque Portugal só ganhou o direito para disputar o torneio de repescagem no Dubai, depois da Espanha ter sofrido uma penalização de 10 pontos por utilização irregular de um jogador. Os astros alinharam-se e…

…agora já lá estamos! E o entusiasmo dos amantes da modalidade é evidente: poucas horas após o apuramento já não era possível adquirir bilhetes para nenhum dos quatro encontros que os Lobos vão disputar na competição. Há, no entanto, plataformas online de revenda de bilhetes, que ainda têm (poucos) lugares disponíveis para os jogos da seleção que se vão realizar nas cidades de Nice, Toulouse e Saint-Étienne (ver calendário). 

 

Xutos e Pontapés deram um boost à alcateia 

E foi também com indisfarçável entusiasmo que os Xutos e Pontapés resolveram dar mais um boost à alcateia portuguesa, com o recém-lançado single “Somos Lobos”, o hino oficial que pretende dar uma força extra à equipa, numa caminhada que se pretende memorável. Tanto assim é que os “Lobos” (os jogadores) até participaram nas gravações do videoclip, que inclui momentos marcantes da seleção nos jogos de qualificação para o Mundial, a somar a uma “formação desordenada” (leia-se “invasão”) ao estúdio dos Xutos & Pontapés. Em sentido inverso, também podemos comprovar a boa forma dos “atletas da banda rock” fazendo “placagens” e “mêlées” com os jogadores. Ou apreciar como o vocalista Tim “não voa nada mal” para receber uma bola num alinhamento, ou o baterista Kalú põe “a carga toda” e, em esforço, faz um belo “ensaio” para Portugal. Tudo isto com os “Lobos” (desta vez falamos dos “simpáticos” animais) a assistir e a querer jogar também.

De referir, por último, que o lançamento do hino e do vídeo de apoio à Seleção Portuguesa de râguebi para o Mundial de França 2023, ocorreu no Centro Cultural de Cascais, cidade com fortes tradições na modalidade. Além do desfile dos equipamentos oficiais (camisola vermelha e calções brancos), o evento terminou com uma exposição de pintura, justamente apelidada de “A Alcateia”, da autoria do artista e antigo praticante de rugby, José da Costa.

Agora, só nos resta esperar pelo mês de setembro para ver (e ouvir) os nossos “Lobos” em ação na maior terceira maior competição desportiva do planeta.

 

Jogos de Portugal no Mundial de Râguebi

Sábado, 16 de setembro
País de Gales x Portugal (16h45, Estádio de Nice, Nice)

Sábado 23 de setembro
Geórgia x Portugal (13h, Estádio de Toulouse, Toulouse)

Domingo, 1 de outubro
Austrália x Portugal (16h45, Stade Geoffroy Guichard, Saint-Étienne)

Domingo, 8 de outubro  
Fiji x Portugal (20h, Estádio de Toulouse, Toulouse)