Sinflex: “O Sage X3 permitiu dar o salto tecnológico para a indústria 4.0” 

A Sinflex, com sede em São João da Madeira, é especialista no fabrico de molas técnicas para a indústria automóvel. “Com o Sage X3 conseguimos uma solução tecnologicamente adaptada às nossas necessidades atuais e que cobre e integra todos os departamentos da empresa”, afirma Andreia Almeida, CEO da Sinflex.

 

 

A Sinflex, fundada por Fernando Almeida em 1974, é uma empresa vocacionada para a produção e fabrico de molas técnicas, arames conformados, peças soldadas e pintadas para qualquer indústria, em particular para a automóvel. Hoje a empresa, com sede em São João da Madeira, tem uma forte presença na Europa e norte de África. Emprega 180 colaboradores e diferencia-se pelo conhecimento adquirido ao longo dos seus anos de existência. 

A prioridade, segundo Andreia Almeida, CEO da Sinflex, é ser uma empresa de referência da indústria automóvel. “Os nossos laboratórios equipados com as últimas tecnologias, a nossa grande capacidade logística com instalações certificadas e estrategicamente localizadas em diferentes países, juntamente com a nossa experiência e profissionalismo, permitiram-nos posicionar no sector e gerar grande confiança nos nossos fornecedores e clientes”, diz.

 

O desafio

O ERP com que trabalhávamos era limitado dadas as necessidades da Sinflex e os requisitos que a indústria automóvel impõe em termos de rastreabilidade e controlo de qualidade. Outro desafio importante foi a normalização dos processos de trabalho para todos os departamentos. Não obstante, o desafio realmente decisivo foi dar um grande salto tecnológico para a indústria 4.0. “Neste momento temos ligação entre o ERP, as máquinas e as pessoas que trabalham no chão de fábrica”, justifica. 

Com a ajuda da Critério Virtual, a solução Sage X3 foi implementada e personalizada de acordo com as necessidades especificas da Sinflex. Pedro Silva, Business Manager da Critério Virtual recorda: “somos uma consultora tecnológica, especialista na implementação do Sage X3, que é Parceira da Sage há mais de sete anos. Temos uma equipa com grande experiência e know-how na indústria e que aproveita a tecnologia que a Sage nos traz”.

 

Os benefícios

“Com o Sage X3 conseguimos uma solução tecnologicamente adaptada às nossas necessidades atuais, integramos e cobrimos todos os departamentos da empresa, seja produção, comercial, contabilidade, financeira, logística e armazém. Hoje todos os utilizadores têm uma ferramenta disponível ao seu alcance para desenvolver as tarefas diárias de uma forma fácil e produtiva”, afirma Andreia Almeida.

“O projecto da Sinflex foi muito desafiante, até pela sua área de atividade com 90% da produção dirigida à indústria automóvel, com requisitos próprios muito exigentes que obrigaram a que adaptássemos o ERP a esses requisitos. Em termos tecnológicos tivemos que cumprir um dos objetivos da Sinflex que era o de ter dados em tempo real sobre a sua área fabril”, complementa Pedro Silva.

 

Saiba mais sobre a Sinflex aqui