Estudo Sage: State of the IT Channel Ecosystem

A Sage lançou um novo estudo global sobre o estado atual do ecossistema de canais de Tecnologia de Informação (TI). Mais de metade dos distribuidores de TI em Portugal consideram a Inteligência Artificial vital para o crescimento dos seus negócios.

 

De acordo com o novo estudo Partnering for Success: State of the IT Channel Ecosystem, os responsáveis de canal mantêm um crescente interesse pela Inteligência Artificial (IA), como uma potencial fonte de receita para os seus negócios. O estudo revela que os serviços automatizados, bem como as soluções de cibersegurança e as aplicações SaaS são os serviços mais procurados pelos distribuidores de Tecnologia de Informação (TI). Para 51% dos parceiros de canal portugueses, a Inteligência Artificial (IA) e os serviços automatizados são uma das fontes de receita que mais interessam aos seus clientes, e 51% estão a trabalhar ativamente para incorporar competências relacionadas com os seus próprios modelos de trabalho.

 

IA é um dos serviços mais procurados no canal

Nesta pesquisa realizada junto de 1 700 distribuidores da área de Tecnologias e Informações (TI) em todo o mundo, incluindo 100 em Portugal, verifica-se que a IA é um dos serviços mais procurados atualmente no canal. 51% dos responsáveis de canal portugueses referem que a IA e os serviços automatizados são uma das fontes de receita que mais interessam atualmente aos clientes, e antecipam que continuará a ser no próximo ano. Este número supera as previsões globais, já que apenas 47% dos responsáveis em todo o mundo também identificam esse interesse.

Esse interesse pela IA não está a ser potenciado apenas pelos clientes. Quase metade dos distribuidores portugueses (41% dos entrevistados) afirma que a IA e os serviços automatizados são vitais para o crescimento dos seus próprios negócios, em comparação com 33% a nível global. Consequentemente, os players do canal de TI estão a investir na qualificação da sua força de trabalho. 51% dos parceiros nacionais estão a contratar ativamente funcionários com competências em IA e machine learning. Adicionalmente, 58% dos gestores de canal em Portugal adicionaram mais recursos em IA, automação e machine learning, 37% adotaram o e-commerce e recursos de pagamento flexível.

 

Cibersegurança e as aplicações cloud e SaaS são prioridade

As soluções de cibersegurança e as aplicações cloud e SaaS (Software as a Service) são também uma prioridade para os parceiros de canal. Os entrevistados portugueses destacam as soluções de cibersegurança (33%) e aplicações cloud e SaaS (30%) como vitais para o crescimento dos seus negócios e da sua carteira de clientes. Outro aspeto que está a ganhar relevância são as ações de sustentabilidade e RSC (RespoNsabilidade Social Corporativa) na abordagem de novas oportunidades de negócio. Em Portugal, 77% dos entrevistados estão focados na sustentabilidade ao apoiar os seus clientes.

Apesar destes objetivos, as tensões geopolíticas são uma preocupação para os distribuidores portugueses de TI, uma vez que 52% dos inquiridos estão preocupados com o impacto a longo prazo no seu negócio e na inovação tecnológica dos distribuidores, seguido pelo aumento da inflação e o custo de vida (50%). o segundo problema que devem enfrentar.

Eduardo Rosini, EVP Partners and Alliances da Sage, comenta que “este estudo enfatiza a necessidade de as empresas anteciparem as necessidades dos clientes e de fazerem investimentos direcionados que promovam o crescimento e mantenham uma vantagem competitiva”. “O poder da IA é central para esta jornada transformadora, particularmente a IA generativa, como um acelerador crítico. Essa onda de avanços da IA continua a exigir julgamento, experiência e orientação, portanto, os melhores resultados virão de humanos e tecnologia a trabalhar em conjunto. É essa abordagem que levará as empresas a novos níveis de produtividade, inovação e foco no cliente, criando, subsequentemente, um poderoso catalisador para o sucesso”, acrescenta.

 

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