Como os RH podem utilizar o ChatGPT

A melhor forma de se antecipar à ascensão meteórica do ChatGPT é experimentá-lo. Apresentamos cinco formas de os gestores de RH testarem a sua utilização.

Conquistar um milhão de utilizadores nos primeiros cinco dias de vida significa transformar-se oficialmente na aplicação com a expansão mais rápida da história. O que é afinal o ChatGPT? Porque está a atrair tanta atenção? E qual será o impacto para os gestores de RH e para as suas organizações?

 

O que é o ChatGPT?

Lançado em novembro de 2022 pela OpenAI, o ChatGPT é um chatbot de inteligência artificial (IA) baseado na linguagem de GPT (transformador generativo pré-treinado) que usa a aprendizagem profunda para criar respostas semelhantes às dos humanos nas entradas de texto.

Em linguagem de leigos é como combinar o Google e a Alexa: é uma espécie de guru privado, ao qual se podem fazer perguntas e que pode ser treinado para produzir um conjunto de conteúdos escritos, desde ensaios e guiões a piadas, canções e até música ou outras formas de arte.

 

 

ChatGPT: o alarde é justificado?

O programa está a receber muita atenção porque todos o podem usar. Em vez de o manter fechado a sete chaves enquanto os programadores continuam a fazer testes para o melhorar, a OpenAI disponibilizou o chatbot ao público, sem custos. Isto significa que todos podem experimentar e tentar perceber o que o chatbot é capaz de fazer.

Estima-se que 25 milhões de utilizadores acedam à aplicação todos os dias. Aliás, mais de 40% dos profissionais já usaram o chatbot de IA no trabalho, para tarefas como redigir currículos e cartas de apresentação e mensagens de correio eletrónico de vendas e de marketing. 

Não obstante, 68% admitem que usam o programa sem o conhecimento dos chefes, o que sugere um elevado grau de incerteza sobre o modo como as empresas podem usar esta tecnologia no local de trabalho. Isto levanta questões sobre a necessidade de os gestores de RH elaborarem políticas em matéria de chatbots de IA que clarifiquem o que é, ou não, uma utilização aceitável.

 

Que impacto terá o ChatGPT para os RH?

Se nos concentrarmos no potencial desta IA para os gestores de RH e para as respetivas equipas, há numerosas utilizações que apoiam as equipas de RH. Desde ajudá-los a  responder às perguntas dos funcionários até à redação de especificações sobre as funções, o chatbot pode ajudar os gestores em várias tarefas manuais de gestão de RH.

No entanto, o ChatGPT também tem limitações. Por exemplo, não pode navegar pela Internet em busca de informação anterior a 2021. E também não pode determinar o que são notícias falsas ou dados inexatos, por isso todo o conteúdo produzido tem de ser verificado cuidadosamente por um humano.

Por outro lado, o ChatGPT também não é o único chatbot de linguagem disponível. Há outros aplicativos em fases distintas de desenvolvimento e de utilização, desde os das pequenas empresas em fase de arranque como a Anthropic, com o Claude, a grandes atores como a Microsoft e a Google, com os seus respetivos chatbots: Bing e Bard.

O que é certo é que esta tecnologia veio para ficar. Continuará a evoluir e, como toda a tecnologia de aprendizagem automática, irá crescer e produzir informação cada vez melhor e mais precisa.

 

O ChatGPT é bom ou mau para os gestores de RH?

Ainda que os assistentes virtuais pareçam estar ainda na infância, mais de metade (51%) dos gestores de RH já utilizam alguma forma de assistência virtual no trabalho atualmente, concluiu uma pesquisa da Sage.

Não há dúvida de o ChatGPT se está a preparar para gerar disrupções no mundo do trabalho. Trata-se de uma tecnologia fundamental para as equipas de RH acelerarem os processos e concentrarem-se nas tarefas em que acrescentam valor. Mas independentemente das qualidades da tecnologia, as pessoas não podem ser substituídas. O ChatGPT não irá certamente substituir ou replicar muito do importante trabalho que os RH levam a cabo. Há um nível humano que continuará a ser necessário para verificar e tornar útil a informação que o ChatGPT produz.

Ficaria a faltar algo se não perguntássemos ao ChatGPT de que forma este pode ajudar os RH, por isso testámo-lo e perguntámos: “O ChatGPT é bom ou mau para os gestores de RH? Responda numa frase.” O chatbot respondeu: “O ChatGPT pode ser benéfico para os gestores de RH, já que pode agilizar processos, melhorar a comunicação e reforçar a experiência dos funcionários, mas deve ser usado em combinação com as competências e o discernimento dos humanos.”

 

Como podem os RH usar o ChatGPT?

Atualmente, os gestores de RH deveriam estar em modo de descoberta, a experimentar o ChatGPT para perceberem como este os pode ajudar. Apresentamos a seguir cinco formas de os gestores de RH testarem a sua utilização:

  1. Acelerar o trabalho administrativo de recrutamento. 65% dos profissionais de RH dizem que levam duas ou mais horas a redigir a descrição de uma função a partir do zero e que demoram em média sete dias a avaliar as candidaturas e currículos dos candidatos. O ChatGPT pode aliviar algum deste fardo. Pode fornecer as competências exigidas para uma determinada função e pode até pedir uma lista de palavras-chave para incluir num anúncio de trabalho que lhe garanta os melhores resultados. O chatbot também pode enumerar perguntas específicas para a fase de entrevistas para uma determinada função, o que lhe permitirá investir tempo relevante noutras iniciativas estratégicas. Começando com o sistema de RH certo e usando-o a par de software como o ChatGPT, pode tornar o seu processo de recrutamento integrado do princípio ao fim. 
  2. Apoiar o envolvimento dos funcionários. Antes da pandemia, o envolvimento e o bem-estar estavam a aumentar globalmente há quase uma década. Mas agora estagnaram, de acordo com o último relatório da Gallup sobre o tema. Com apenas 21% dos trabalhadores a dizerem-se envolvidos no local de trabalho e com apenas um terço a afirmar que o seu bem-estar geral é muito bom, continua a ser crucial verificar regularmente o moral dos seus funcionários. O ChatGPT pode ser usado pelos gestores de RH para criar as perguntas certas a fazer em inquéritos de satisfação e pedidos de opinião que depois podem introduzir no seu sistema de RH para publicar o conhecimento adquirido.
  3. Criar e atualizar políticas. Criar políticas é uma tarefa demorada e intensiva. O ChatGPT pode ajudar os gestores de RH a poupar tempo ao dar exemplos de políticas que estes podem adaptar à sua organização. Alguns especialistas sugerem que pode instruir o ChatGPT para “escrever uma política de trabalho híbrida” para a sua organização, mas esta não terá a profundidade de conhecimento sobre o seu negócio, ou não terá acesso aos recursos relevantes que um gestor de RH tem. Não obstante, o chatbot pode criar um modelo básico, ao qual será necessário personalizar e dar consistência de modo a ir ao encontro das necessidades da sua organização.
  4. Contribuir para a diversidade e inclusão. Na nossa pesquisa recente, 22% dos gestores de RH afirmaram que a diversidade, a igualdade e a inclusão (DEI) eram prioridades. Poderá, assim, ser proveitoso testar de que forma o ChatGPT pode ajudar com as estratégias de DEI. Se dividir as suas políticas e iniciativas em pequenos textos, poderá facilmente introduzi-los no ChatGPT para que este funcione como um segundo par de olhos e para garantir que o texto que produziu é tão inclusivo quanto possível. O universo DEI precisa sempre de um toque humano, por isso leia quaisquer respostas que receba do ChatGPT cuidadosamente e adapte-as, para que reflitam o que quer dizer enquanto organização.
  5. Responder a simples perguntas dos funcionários. O ChatGPT está concebido para ser um “assistente de RH virtual”, já que consegue sinalizar qualquer informação publicamente disponível de forma rápida e precisa. O chatbot de IA pode ser treinado para fornecer respostas a perguntas-padrão dos funcionários em matéria de RH, que poderá depois recolher e agrupar por tema, para poder responder com a informação relevante e evitar a duplicação de esforços ao responder à mesma pergunta múltiplas vezes. Se perceber que estas perguntas surgem constantemente, poderá criar uma secção de perguntas frequentes no sistema de RH e Pessoal, para partilhar esta informação com os funcionários facilmente.

Em conclusão, a melhor forma de se antecipar ao ChatGPT é mergulhar nele e experimentá-lo, para perceber de que forma este pode ajudar a sua equipa de RH a poupar tempo. Ainda que as respostas que o programa produz precisem de ser trabalhadas para se adaptarem à sua organização, se puder depender mais da tecnologia IA para fazer algum do trabalho pesado, os RH poderão ter mais tempo disponível para se concentrarem em iniciativas mais estratégicas.

 

Asavin Wattanajantra
Especialista em TI e inovação para PME

Artigo publicado originalmente em Blog Sage Advice