“O Cliente como a bússola de qualquer estratégia de marketing.”

A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) lançou o e-book Tendências de Marketing, que contou com a participação de mais de 65 profissionais, entre os quais Andreia Cabo, Campaign Manager Sage. 

 

O ano de 2022 foi muito desafiante para as empresas. Em fevereiro, a Europa, ainda a recuperar da pandemia, acorda com o anúncio da guerra na Ucrânia e, rapidamente, termos como inflação, recessão, já esquecidos nas prateleiras da secção de economia, entraram no léxico diário dos países. 

Apesar deste cenário de instabilidade, a expectativa é que o investimento no setor do marketing cresça em 2023. Contudo, esse investimento é cada vez mais escrutinado. O marketing é hoje uma área de performance, assente na eficácia alcançada através de análises comportamentais, que permitem tomar decisões informadas e criar uma experiência única ao cliente. 


Conhecer o comportamento e hábitos dos clientes

Compreender verdadeiramente os hábitos e o comportamento dos clientes pode maximizar a eficácia do marketing. Cada cliente deseja ter uma experiência tão única quanto ele. Assim sendo, conhecer totalmente a nossa audiência parece ser uma tarefa quase impossível. 

Como traçar um retrato real do cliente, quando a sua construção assenta em inúmeras combinações e variáveis? 

Uma das vias é construir um mapa de ‘customer journey’, pois os diferentes pontos de contacto que o cliente tem com a marca permitir-nos-ão identificar comportamentos e agregá- los em diferentes ‘personas’, representativas dos clientes reais. As ‘personas’ têm de ser integradas nas estratégias de marketing; elas podem mudar tudo desde a sua estrutura até à sua execução; elas são decisivas para o aumento da eficácia das campanhas. 

 

Conhecer o mercado

A análise dos comportamentos não apenas fornece aos profissionais de marketing uma melhor compreensão dos clientes, bem como informações valiosas sobre o mercado numa perspetiva mais ampla. 

Conhecer o mercado não é apenas identificar os seus concorrentes; é conhecer tudo o que acontece no segmento em que cada negócio atua. Através dos dados recolhidos, é possível identificar desafios, problemas, bem como oportunidades, perceber a estratégia dos concorrentes. É possível criar tendências e antecipar, mais uma vez, as necessidades dos clientes antes que os concorrentes o façam. 


O poder da recomendação

Os novos comportamentos dos clientes revelam a importância que estes dão à opinião dos seus pares na tomada de decisões de compra. Os consumidores têm um poder de influência que nunca antes tiveram; exercido através de comentários expressos no site da marca, nas redes sociais, ou na avaliação dos serviços/ produtos em plataformas específicas. 

Os clientes estão cada vez mais atentos à proposta de valor comunicada pelas marcas; há uma procura por uma conexão com significado. 

Assim, recolher, analisar e interpretar os comportamentos dos clientes deve fazer parte de todas as estratégias de marketing. Estes dados permitirão criar uma experiência única ao cliente, fidelizá-los e contribuir, dessa forma, para o crescimento das marcas. 


Andreia Cabo

Campaign Manager Sage

 

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