Grupo ADI com Sage X3 

O Grupo ADI, dedicado à distribuição de produtos químicos, iniciou a atividade em 1997 e é formado por um conjunto de empresas, em Espanha, Portugal, Brasil, França e Marrocos. A aposta no Sage X3 permitiu responder às necessidades de crescimento e expansão internacional.

 

O Grupo ADI tem como principais áreas de negócio a distribuição e comercialização de produtos químicos para a indústria têxtil, revestimentos, tintas, construção, galvanoplastia, produtos de limpeza, higiene e manutenção industrial, e ainda instrumentos de medição de aplicação na área do controlo de qualidade. Formado por um grupo de empresas com sede em Espanha, possui estrutura própria no Brasil, França, Marrocos e Portugal e exporta para vários países em todo o mundo através de distribuidores locais.

Os seus laboratórios equipados com as mais recentes tecnologias, a sua capacidade logística com instalações certificadas e estrategicamente localizadas em diferentes países, aliados à sua experiência e profissionalismo, permitiram-lhe posicionar-se no setor e gerar grande confiança nos seus fornecedores e clientes. O seu ativo mais importante são os 80 profissionais que hoje trabalham na empresa.

Uma de suas principais prioridades é a preservação do meio ambiente, por isso são certificadas nas normas ISO 9001 e ISO 14001 e procuram alternativas ecológicas em produtos e processos, para ser referência no setor químico, designadamente para substituir produtos convencionais derivados do petróleo por uma gama associada à bioquímica.

 

Os desafios do Grupo ADI

“O ERP com o qual trabalhávamos era limitado face às necessidades de crescimento do grupo em plena expansão internacional. Para nós era fundamental ter funcionalidades multilíngue e multilegislação, pois tínhamos que levar em consideração as normas espanhola, francesa, portuguesa e brasileira”, explica José Madueño, diretor de TI do Grupo ADI. Outro importante desafio foi a padronização dos processos de trabalho para todas as empresas do grupo com diferentes tipos de negócios e em constante crescimento.

 

Benefícios do Sage X3

“Com a solução Sage X3 conseguimos ter uma solução tecnologicamente adaptada às necessidades atuais. É um aplicativo polivalente em vários aspetos: legislação, empresa, armazém e dispositivo com tecnologia HTML5”, detalha. Em relação ao processo, o grupo começou por implementar o Sage X3 na sede e definiu todos os processos de forma a unificá-los e replicá-los nas restantes empresas do grupo.

“Integramos e cobrimos as áreas de cada empresa: contabilidade, gestão comercial, logística, armazém. Cada utilizador passou a ter ao seu alcance a informação de que necessita para poder realizar o seu trabalho diário de forma fácil e produtiva”, comenta o diretor de TI da ADI. Além disso, com a ajuda do Parceiro Sage Vint-13, o Sage X3 foi customizado de acordo com as necessidades específicas do Grupo ADI.

 

Futuro próximo

O Grupo ADI continuará a crescer, quer de forma orgânica, quer com a aquisição de novas empresas nos países onde já operam e em novos países. “Apostamos fortemente em todas as nossas linhas de negócio e, em particular, trabalhamos para o crescimento do negócio ADIQUAT: cosméticos, detergentes e produtos de performance, nos quais temos uma presença significativa no mercado espanhol, e estamos a fornecer e a reforçar pessoal e infraestrutura necessários para as nossas subsidiárias no Brasil, Portugal, Marrocos e França”, confirma Albert Cardellach, diretor financeiro do Grupo ADI. Também no setor químico têxtil, um dos negócios mais importantes do Grupo ADI, os responsáveis prevêm um crescimento progressivo e sustentado em todos os mercados.

 

Saiba mais sobre o grupo ADI aqui.