UPskill: Digital Skills & Jobs

A Sage participa num programa pioneiro de requalificação profissional já considerado como de interesse para a Europa.

Há um ano, anunciámos o empenho da Sage e dos seus parceiros em viabilizar a participação no programa UPskill, com o intuito de formar novos consultores funcionais especializados no Sage X3.

Recordo que esta iniciativa tem como objetivo capacitar os trabalhadores portugueses com as competências necessárias para lidar com as novas tecnologias e a digitalização do mercado de trabalho. Compreendemos desde logo, que este programa proporciona o cenário ideal para preparar novos profissionais para ingressar no ecossistema da Sage.

Hoje, temos o orgulho de anunciar que o nosso objetivo foi alcançado. Formámos 31 novos consultores através desta iniciativa. Abrimos duas turmas, uma em Braga com 15 formandos e outra em Setúbal com 16 formandos, que beneficiaram de um percurso formativo abrangente e completo, com 1161 horas de formação, divididas em 681 horas de formação teórico-prática e 480 horas de formação em contexto de trabalho, realizadas nas empresas parceiras que aderiram a este projeto. 

Para assegurar este percurso formativo, tivemos a colaboração do nosso Centro de Excelência, que, para além de assegurar a realização de algumas das sessões de formação, conceberam e dirigiram um Laboratório de Simulação Empresarial pioneiro, que permitiu aos formandos aplicar na prática a aprendizagem adquirida. Tivemos também formadores da nossa equipa internacional, numa dinâmica de bootcamp.

O programa UPskill foi destacado como um modelo de sucesso na Europa, por ter conseguido envolver empresas, universidades e organizações da sociedade civil na oferta de cursos e formações adaptados às necessidades do mercado de trabalho. 

Por essas razões, a Europa demonstrou interesse em replicar o programa UPskill noutros países da UE, como forma de estimular a formação e a capacitação dos trabalhadores e de promover a competitividade das empresas europeias no mercado global.

Sentimo-nos orgulhosos de fazer parte de uma iniciativa desta dimensão e temos expetativa de continuar associados ao programa UPskill e do interesse dos nossos parceiros em continuar connosco nesta jornada.

Contamos convosco!


Carlos Santos
Learning Services Programs Management & Delivery