Semana Santa de Braga

A mais famosa Semana Santa de Portugal e uma das mais significativas de todo o mundo, tem lugar na antiquíssima cidade de Braga. Conheça os momentos altos.

Durante a Semana Santa a cidade de Braga é decorada com motivos alusivos à quadra e os “Passos” (altares de rua) enchem-se de flores e luzes, complementando a sumptuosidade das igrejas. As celebrações da Catedral, o Lausperene Quaresmal, as procissões e expressões da fé, são os grandes atrativos da mais antiga e famosa Semana Santa de Portugal, que também é considerada uma das mais significativas de todo o mundo cristão.  Os principais eventos e cerimónias que ocorrem no decurso da Semana Santa de Braga são os seguintes:

  • Sábado, antes do domingo de Ramos. As celebrações religiosas começam à noite com a Procissão da Trasladação do andor do Senhor dos Passos, da igreja de Santa Cruz para a igreja do Seminário (ou de S. Paulo). Segue-se a Via Sacra, que percorre uma série de estações ou “calvários”.
  • Domingo de Ramos. A manhã é ocupada com a Bênção dos Ramos na igreja do Seminário, seguida da Procissão dos Ramos em direção à Catedral, em cuja galilé se ritualiza a entrada de Jesus em Jerusalém (segundo o antigo costume do Rito Bracarense), com o diálogo entre Jesus e os guardiões da cidade, a cujas três batidas na porta, com a cruz, são sensíveis e abrem os pórticos antigos. Às 11h, é celebrada a solene Missa do domingo de Ramos. A meio da tarde, sai da Igreja do Seminário a grandiosa Procissão dos Passos. No meio do percurso, junto à igreja de Santa Cruz, acontece o encontro de Jesus com sua Mãe, ilustrado pelo Sermão do Encontro.
  • Segunda-feira Santa e terça-feira Santa. À noite realizam-se os dois últimos grandes concertos (de um vasto programa cultural) de música sacra, coral sinfónica.
  • Quarta-feira Santa. À noite, tem lugar o cortejo bíblico “Vós sereis o Meu povo”, popularmente conhecido como “Procissão de Nossa Senhora da «burrinha»”.
  • Quinta-feira Santa. De manhã, acontece a solene celebração da Missa Crismal e Benção dos Santos Óleos e, de tarde, a tem lugar a cerimónia do Lava-Pés e a Missa da Ceia do Senhor. As duas têm lugar na Catedral. À noite, sai à rua a grandiosa Procissão do Senhor Ecce Homo ou dos Fogaréus.
  • Sexta-feira Santa. Na catedral, logo pela manhã, canta-se o ofício de Laudes, seguido de serviço de confissões. Às 15horas tem início, na Catedral, a celebração da Morte do Senhor. No decorrer desta, realiza-se uma das ações exclusivas do costume litúrgico bracarense. a Procissão Teofórica, pelas naves da Catedral que constitui um dos momentos mais emocionantes de toda a Semana Santa. À noite, é a vez da mais solene de todas as procissões pelas ruas da Cidade, a Procissão do Enterro do Senhor. Cerca de 100 mil espetadores assistem ao desfilar desta procissão.
  • Sábado. A manhã ocorre de modo semelhante à sexta-feira. À noite, na Catedral, tem lugar a solene Vigília Pascal, que encerra com a triunfal Procissão da Ressurreição.
  • Domingo de Páscoa. O Arcebispo preside, na Catedral, à solene Missa. Ao longo do dia, pelas ruas de Braga, procede-se à jubilosa Visita Pascal e bênção das casas.

 

Mais informações aqui