Guia de boas práticas para um negócio de contabilidade 

Criar o seu gabinete de contabilidade pode ser uma experiência transformadora. Reunimos um Guia de Boas Práticas e ferramentas usadas por contabilistas já estabelecidos.

Todos os meses são criadas centenas de novas empresas, nos mais diversos setores e as empresas de contabilidade são muitas vezes consideradas como um dos tipos menos rentáveis, mas sendo um negócio, tem que ser rentável. Para isso, é necessário foco e clareza sobre o que é realmente importante. 

Consulte o guia de Boas Práticas para um Negócio de Contabilidade composto por 7 áreas:

Como começar

Antes de criar a sua empresa, é preciso responder a algumas questões: ‘será que estou preparado para ter mais responsabilidade, para ser eu a tomar as decisões e ter o controlo absoluto do meu negócio?’


Fixar os preços

Uma outra etapa importante na criação da sua própria empresa de contabilidade é não só definir os seus serviços, mas fixar os respetivos preços. O preçário tem de ser lógico para si para que funcione. E tem de ser transparente para que os seus clientes o compreendam. E deve ser justo para que exista uma relação de confiança entre as partes.


Encontrar os clientes

Não há empresa sem clientes! Trabalhe arduamente, ofereça um serviço de excelência e mantenha os preços competitivos – assim poderá construir os alicerces de um negócio sólido com espaço para crescer. Ao longo deste guia, conhecerá algumas dicas de como trabalhar com clientes regulares e encontrar novos clientes.

Gerir de forma eficiente

Gerir uma empresa é estar preparado para para os problemas diários da gestão de uma empresa de contabilidade para não ser surpreendido por eventos inesperados. Saiba como a tecnologia o pode ajudar a trabalhar de forma mais eficiente.


Métricas e KPIs

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs – Key Performance Indicators) são úteis uma vez que ajudam a avaliar os progressos da sua prática de contabilidade em comparação com a sua concorrência. Defina-os e faça avaliações periódicas dos mesmos.

 

Vantagem competitiva

Num mercado concorrencial, precisa de ter vantagem competitiva para que os seus serviços se destaquem dos demais. Isto é essencial porque lhe permite focar os seus esforços e recursos naquilo que faz melhor.

 

Analisar e planear

A melhor forma de refletir sobre a análise e o planeamento é apontar um microscópio à empresa como se fosse um dos seus clientes. Se puder ver o bom e o mau da sua experiência, poderá criar um plano a 12 meses ou mais com vista a aumentar os seus rendimentos e a conquistar clientes de qualidade.


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Andreia Cabo

Licenciada em Jornalismo com um Master Business Executive em Marketing Management

 

Artigo publicado originalmente em Blog Sage Advice