Jornada Mundial da Juventude em Lisboa

A JMJ 2023 terá lugar em Lisboa entre os dias 1 e 6 de Agosto. Trata-se do maior encontro de jovens do mundo que, segundo a organização, atrairá para a capital “um número nunca não inferior a um milhão de pessoas”​.

 

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação e uma festa da juventude, que pretende construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja. A cada dois, três ou quatro anos ocorre um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa e contando com a sua presença física durante as celebrações mais importantes.

A primeira edição das jornadas aconteceu em 1986, em Roma, tendo passado pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019). A próxima vai decorrer em Lisboa de 1 a 6 de agosto de 2023. 

Ao longo de uma semana, os jovens provenientes de todo o mundo são acolhidos em instalações públicas (ginásios, escolas, pavilhões) e paroquiais ou em casas de famílias. Os pontos altos são as celebrações (atos centrais) que contam com a presença do Papa, tais como a cerimónia de acolhimento e abertura, a via-sacra, a vigília e, no último dia, a “missa de envio”. Além dos momentos de oração, partilha e lazer, os jovens participam em várias iniciativas organizadas pela equipa da JMJ, em diferentes locais da cidade anfitriã.

 

Como vai decorrer a jornada mundial da juventude

O lema da Jornada Mundial da Juventude deste ano resulta da citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco “Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39)”. A frase (uma citação do Evangelho de São Lucas) dá início ao relato da Visitação (a visita de Maria à sua prima Isabel), um episódio bíblico que se segue à Anunciação (o anúncio do anjo a Maria de que iria ser a mãe do Filho de Deus). A mensagem do Papa Francisco para a XXXVII Jornada Mundial da Juventude pode ser consultada aqui.

O logotipo da JMJ é uma cruz verde, vermelha e amarela (cores da bandeira portuguesa) atravessada por um caminho onde surge o perfil de Maria e um terço, desenhada pela jovem designer Beatriz Roque Antunes. Há também um hino, a música “Há Pressa no Ar”, com letra de João Paulo Vaz, sacerdote, e música de Pedro Ferreira, professor e músico.

 

O que vai acontecer em Agosto em Lisboa

A jornadas começaram, na realidade, em novembro de 2021, com a Peregrinação dos Símbolos da JMJ pelas 21 dioceses de Portugal, que começou no Sul (Algarve, Beja, Évora, Portalegre) e tem vindo a percorrer todo o país até culminar, em Julho de 2023, em Lisboa. Mas será em Agosto que ocorrerão os momentos altos do evento que terão como palco principal o Parque Tejo-Trancão, onde está a ser construído o altar no qual se realizará a missa de abertura, o acolhimento do Papa e a via-sacra. A JML passará, no entanto, por outras zonas da cidade, como o Terreiro do Paço, a Alameda D. Afonso Henriques, o Parque Eduardo VII e o Parque da Belavista. E estender-se-á a Oeiras, onde se realiza o encontro final do Papa Francisco com os voluntários (ver inscrições aqui).

O número de participantes na Jornada Mundial da Juventude tem vindo a crescer a cada mês. José Sá Fernandes, ex-vereador da Câmara de Lisboa e coordenador do Governo na comissão do evento, apontou para um “número nunca não inferior a um milhão de pessoas” qualificando-o, tal como sucedeu nos países que antes o acolheram, como o maior evento jamais realizado em Portugal.

 

Mais informação no site oficial aqui