Tendências no e-commerce: o que podemos esperar em 2023

Os especialistas esperam que nos próximos cinco anos, as vendas mundiais no comércio eletrónico dupliquem de valor. Conheça as três grandes tendências para 2023.


Depois de mais de dois anos de crescimento fulgurante, impulsionado pela pandemia, o e-commerce abrandou o ritmo, mas a curva manter-se-á seguramente em sentido ascendente. Os especialistas esperam que nos próximos cinco anos, as vendas mundiais no comércio eletrónico praticamente dupliquem de valor.

Apesar do regresso às lojas físicas, há hábitos de consumo que mudaram, o que significa que o recurso ao comércio eletrónico está para ficar. Acresce que a digitalização da economia e a crescente inovação tecnológica continuam a impulsionar o e-commerce, a par das novas gerações de jovens consumidores – mais sofisticados e exigentes – que vão ocupando progressivamente espaço no mercado, pressionando-o a oferecer respostas à altura.

Vingar neste novo mundo implica saber exatamente o que está a mudar para poder acompanhar e antecipar alterações e perceber como garantir, com sucesso, um lugar no mercado. Conheça três grandes tendências que se antecipam para este ano:

 

Estratégias omnicanal

Pode parecer, à primeira vista, que esta não é uma tendência para o futuro. Muitas são as marcas que estão, há já algum tempo, em mais do que um canal de distribuição. Ou seja, são multicanal, mas não omnicanal. Neste último caso, falamos de retalhistas que têm estratégias comerciais assentes na ideia de proporcionar uma experiência consistente nos vários canais onde estão presentes, sejam eles lojas físicas, sites, redes sociais ou outros.

Tendo em conta que, atualmente, a vasta maioria dos consumidores consulta vários canais antes de comprar, a confiança e lealdade a uma marca irá passar também pela possibilidade de uma experiência de compra fluida entre as diferentes plataformas. O cliente não deverá sentir atrito entre canais, percepcionando uma coerência em todo o universo de distribuição de uma dada marca. A abordagem omnicanal promete ser um dos ingredientes para o sucesso no comércio eletrónico nos próximos tempos.

 

Compras via telemóvel

Passamos hoje um tempo imenso online, sendo uma parte significativa despendida a fazer compras. Mas estar online significa progressivamente menos estar ao computador. É através do telemóvel que a conexão com o mundo e a satisfação das necessidades de cada um se faz cada vez mais.

Cada vez cresce mais a fatia das compras online que são feitas via telemóvel e, por isso mesmo, os consumidores esperam que, seja qual for a marca, seja possível adquirir aquilo de que necessitam através desse dispositivo. Nos dias de hoje, não se trata, portanto, de criar experiências para site e depois tentar transpor para telemóvel. A mentalidade mobile-first deverá estar cada vez mais no pensamento de quem quer estar e vingar no comércio eletrónico.

 

Redes sociais

As redes sociais são hoje mais um veículo para impulsionar o negócio. Quer para vendas diretas quer como veículo de promoção. E muitos consumidores confiam crescentemente mais nas contas que seguem para fazer compras ou seguir sugestões de consumo.

Assim, quer se venda ou não diretamente nas redes sociais, este é um canal que não se deve ignorar num plano estratégico de comércio eletrónico.  Por esta via, torna-se mais fácil chegar aos públicos-alvo pretendidos e comercializar produtos de uma forma eficaz e certeira.

 

Maria Ana Barroso
Jornalista especializada em temas económicos.

Artigo publicado originalmente em Blog Sage Advice

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