Perfumes & Companhia: “o Sage X3 permitiu integrar o aprovisionamento das nossas lojas”

A Perfumes & Companhia, do grupo Arié, é líder de mercado na perfumaria seletiva. Neste vídeo, Raquel Arié Tordjman, diretora de Logística e Diogo Caldeira Pinto, CIO, explicam como a solução Sage X3 permitiu consolidar as contas do Grupo e aprovisionar as lojas.

 

 

O Grupo Arié foi fundado em 1954, na representação de marcas de cosmética e de moda. Em 2015, decidiu adquirir o seu principal cliente, a Perfumes & Companhia, que tem uma história com mais de 25 anos e que também era uma empresa familiar, 100% portuguesa, tal como grupo Arié. A Perfumes & Companhia, líder de mercado na perfumaria seletiva, vende produtos como perfumes, maquilhagem e tratamento, tem 30 lojas físicas e um site que tem sido um grande motor de crescimento da empresa. 

Segundo Raquel Arié Tordjman, diretora logística da Perfumes & Companhia, o que diferencia a empresa dos seus concorrentes é a primazia pela formação das equipas, o que lhe permite oferecer o melhor serviço, o melhor aconselhamento e o melhor produto. “Para darmos ao Cliente aquilo que ele quer e quando precisa, as nossas equipas têm de estar extremamente bem formadas”, diz. 

 

As razões que levaram à escolha do Sage X3

O desafio que o grupo tinha e que o fez avançar para a aquisição de um novo ERP foi, por um lado, consolidar as contas do Grupo e, por outro lado, conseguir aprovisionar as lojas da Perfumes & Companhia de uma forma mais eficaz. “Toda essa integração de stocks, de abastecimento e de previsão de vendas, assim como o abastecimento das lojas, foram os pontos fulcrais para a implementação do novo sistema”. 

Diogo Caldeira Pinto, CIO do grupo Arié, acrescenta que o grupo Arié começou este projeto com um grande trabalho de levantamento de requisitos. “Fizemos, entre todas as empresas do grupo, o levantamento das necessidades que tínhamos e dos processos que queríamos cobrir com a solução de ERP. O Sage X3 ficou dentro de uma short list de três soluções e houve principalmente três fatores que levaram à nossa decisão. O primeiro foi a cobertura dos requisitos. O segundo o fator preço. E o terceiro, e mais importante, foi a capacidade do integrador de nos dar resposta e de implementar a solução corretamente”. 

 

As vantagens da implementação do Sage X3

No que se refere às vantagens, Raquel Arié Tordjman refere que, além da integração de todas as práticas contabilísticas e dos diferentes serviços do grupo, o Sage X3 permitiu integrar algo que era muito importante: o aprovisionamento das lojas.  “Quando a solução faz o envio do MRP e das guias de preparação, consolida os stocks e vai buscar à empresa que tiver stock. Isso foi uma diferença exponencial. Além disso, a solução integrou com todos os outros sistemas já existentes, fazendo uma integração para o back office, com toda a eficiência necessária, mas sem gerar impacto no front office, algo que é sempre o mais difícil, porque não queremos impactar os nossos Clientes”, justifica.

Em jeito de conclusão, Raquel Arié Tordjman assinala que “com o Sage X3 a Perfumes & Companhia conseguiu ter uma eficiência muito maior de abastecimento e, em simultâneo, conseguiu dar independência em algumas funções aos nossos colaboradores, por exemplo, na parametrização, o que fez uma grande diferença e se revelou muito útil”.

 

Saiba mais sobre a Perfumes & Companhia aqui