Natal solidário: alugue um pinheiro

Conheça melhor a sexta edição da campanha Pinheiro Bombeiro, que tem um cariz solidário (as receitas revertem para os bombeiros voluntários) e sustentável (ajudam a limpar as florestas e a prevenir incêndios).

O Pinheiro Bombeiro é um projeto de uma startup portuguesa, a Flecto, que nasceu em 2017, no rescaldo do trágico incêndio do Pinhal de Leiria. Tem como objetivos dar uma “segunda vida” aos pinheiros que têm que ser cortados para limpar as matas e prevenir incêndios e, em paralelo, sensibilizar a população para o apoio direto a uma instituição (os bombeiros voluntários) que nem sempre conta com material adequado para proteger as populações e as florestas.

Os pinheiros usados nesta campanha solidária e sustentável resultam da limpeza de um terreno da zona de Coruche e uma parte das receitas tem como destinatário a Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários (APBV) que se encarrega de fazer o levantamento das necessidades de material a doar às corporações de todo o país. 

Os pinheiros podem ser levantados no Hub Criativo do Beato, em Lisboa, ou, em alternativa, já estão disponíveis para encomenda (até ao dia 19 dezembro) nas zonas do grande Porto e Lisboa. O pinheiro “alugado” também pode ser entregue em casa, mediante o pagamento de uma taxa de entrega e através de um processo muito simples: basta ir ao site da iniciativa e fazer o pagamento online. Este ano, além dos pinheiros, também poderá adquirir enfeites de madeira sustentáveis e personalizáveis.

Depois do Natal, cabe a cada pessoa devolver o pinheiro que poderá ser recolhido, gratuitamente, pelos serviços de recolha de resíduos verdes das câmaras municipais e transformado em biomassa (basta ligar, agendar uma data e deixar o pinheiro à porta de casa) ou depositar no ecocentro da sua área de residência. 

 

Levante o seu pinheiro até ao dia 18 de dezembro

Esta é a sexta edição da campanha Pinheiro Bombeiro que este ano, além da Flecto, Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários e Hub Criativo do Beato, conta com o apoio dos CTT e Pingo Doce. Tal como aconteceu nos primeiros anos desta iniciativa, poderá conhecer melhor esta iniciativa no Mercado de Natal, do Hub Criativo do Beato, que está aberto até ao dia 18 de dezembro e no qual cada cliente pode escolher o pinheiro, ou os enfeites de madeira, que mais lhe agrade.

Mais informação sobre a campanha Pinheiro Bombeiro aqui