5 dicas de saúde mental para contabilistas ocupados

A saúde mental continua a ser um tema de grande atualidade. Sobretudo à luz do stress e isolamento que a pandemia causou em muitos de nós. Neste artigo apresentamos alguns conselhos para lidar com este tema, que, por demasiadas vezes, ainda é considerado tabu.

 

A saúde mental no setor da contabilidade precisa de ser levada a sério. De facto, os contabilistas já se encontravam muitas vezes sujeitos a elevados níveis de stress antes da crise da pandemia, no entanto, é provavelmente um dos setores onde mais se resiste a aceitar ajuda.

A análise de um estudo da especialista em saúde mental da CABA, Kirsty Lilley descobriu que “muitos contabilistas não estão a tirar partido do apoio em saúde mental atualmente oferecido. Alguns até se preocupam com a reação do seu empregador relativamente às suas dificuldades”. Conclusão: existe um desencontro entre o apoio oferecido e a cultura da empresa.

Este tipo de pressão tem repercussões, por vezes a longo prazo, nas relações com a família e amigos. Além disso, sobretudo durante a época dos impostos, doses elevadas de stress, sono limitado e “sobrevivência” à custa de comida takeaway, são fatores de tensão para o seu corpo. Arrisca-se a ter um esgotamento ou uma degradação da sua saúde. Estas situações também limitam a capacidade de fazer bem o seu trabalho. 

Mas para além de apresentar a demissão, vender o negócio e começar uma nova vida nas Maldivas, que mais pode fazer? De seguida, damos-lhe cinco dicas para reconquistar alguma paz de espírito.

 

#1 Reconheça que tem um problema

Pode não ser uma reunião de Alcoólicos Anónimos, mas em alguns casos parece muito semelhante a uma. Após anos de stress e ansiedade, pode ser difícil perceber se  o seu stress é “anormal”. Um pouco de pressão até pode ser estimulante para muitos de nós, mas é importante saber qual é o nosso limite.

Felizmente, existem formas de controlar os seus sintomas. Pode ter uma imagem mais clara e saber como é sentir demasiado stress, que reflexos ele tem no seu corpo e como o pode levar a comportar-se.

Depois de conseguir identificar e enquadrar a sua situação, ser-lhe-á muito mais fácil encontrar soluções adequadas, que podem passar por mudanças no estilo de vida, consultar um psicólogo, tomar medicação ou mesmo tentar terapias alternativas como acupunctura ou hipnoterapia. Faça o que fizer, sobretudo não negue o seu stress. Quanto mais cedo “agarrar o touro pelos cornos”, mais fácil será domá-lo.

 

#2 Encontre e respeite os seus limites

O stress está muitas vezes relacionado com o desconhecimento dos seus limites. Não saber quando dizer “não”, não saber quando deve parar de trabalhar e sentir-se culpado por precisar de tempo para si. Isso manifesta-se frequentemente em muitas áreas da sua vida profissional:

  • Horas de trabalho significativamente superiores a 40 horas por semana,
  • Aceitar mais clientes quando já se encontra no máximo das suas capacidades,
  • Assumir todas as atividades sozinho, em vez de as confiar a outro profissional, e
  • Não conseguir dizer não apesar de sentir que se está a “afogar”.

Para combater isto, é importante estabelecer regras para si próprio, tais como nunca trabalhar mais do que uma ou duas horas extraordinárias por dia ou limitar o número de horas de trabalho aos fins de semana (ou não trabalhar de todo). Para facilitar e poupar tempo, pode também automatizar as tarefas repetitivas com software de contabilidade baseado na cloud.

Também ajuda delegar. Sabemos como leva o seu trabalho a sério e compreendemos que pode ser difícil recorrer a profissionais menos experientes, especialmente porque formá-los leva o seu tempo e pode haver problemas de adaptação ao longo do caminho. Embora a tarefa possa parecer difícil no início, o alívio que irá sentir a longo prazo valerá a pena.

Por fim, pode ser difícil de perceber, mas não deve aceitar todos os clientes que solicitem os seus serviços. Seja seletivo quanto ao tipo e quantidade de trabalho que pode assumir e quanto ao tipo de clientes a quem dá preferência. Se alguém entrar com uma caixa de recibos quando já trabalha dez horas por dia, tem de o encaminhar para outra pessoa.

 

#3 Planeie o seu horário de trabalho

Sabe como pode reduzir o stress? Comece por não ter de se recordar constantemente de todas as suas tarefas. Uma das melhores formas de o fazer é apontá-las, quer na tradicional lista de tarefas a realizar ou em versões digitais inteligentes. Ao reduzir tudo a escrito, liberta espaço para a reflexão sem medo de se esquecer nada.

Se quiser ficar ainda mais tranquilo, planeie o trabalho da semana seguinte todas as sextas-feiras. Defina o tempo dedicado a tarefas de rotina, tais como verificar e-mails, fazer chamadas telefónicas e participar em reuniões. Em seguida, atribua tempo a todas as tarefas que precisam de ser feitas durante a semana. Pode até agendar um dia sem reuniões uma vez por semana para ter pelo menos um dia de concentração sem interrupções. Encoraje outros, no seu escritório, a fazerem o mesmo.

 

#4 Dedique mais tempo à sua saúde

Na realidade é simples: já sabe que uma alimentação saudável, um sono adequado e exercício físico regular são importantes para se manter forte mentalmente e fisicamente. Mas quando se está “colado” à secretária o dia todo, nem sempre tem vontade de fazer algum exercício e cozinhar uma refeição saudável. Afinal de contas, também precisa de descansar!

Como já deve ter percebido, tentar ser um “super eu” é um pouco como fazer malabarismo. Por vezes não se consegue manter todas as bolas no ar de uma só vez. A dada altura, algo irá ceder. Veja as coisas desta forma: tem de ser sempre você, a sua paz de espírito, a sua família e o seu bem-estar a sofrerem? A resposta é não.

E a propósito, é um contabilista muito mais produtivo e simpático quando não está assoberbado. Portanto, cuidar da sua saúde é uma solução “win-win” para todos.

 

#5 Reserve um momento só para si

Dedica tanto tempo da sua vida a trabalhar e a fazer avançar as coisas. Quanto da sua vida é realmente sua? Tem de criar mais espaço para si próprio.Comece por passar pelo menos cinco minutos por dia a fazer algo que o faça sentir-se bem. Pode ser qualquer coisa. Poderá ficar surpreendido com o que funciona melhor para si. As coisas que mais se evitam (como o exercício regular, manter um diário, a dança ou a arte) fazem-no muitas vezes sentir-se melhor ao longo dos anos.

O seu bem-estar só depende de si. Se está preocupado com a sua saúde mental, não fique de braços cruzados. Em última análise, é o único que pode fazer algo a esse respeito. Problemas como este raramente se resolvem sozinhos, nem quereria viver assim, especialmente quando é possível ter um estilo de vida alternativo muito mais agradável e produtivo.


Keir Thomas-Bryant
Especialista da Sage nas áreas de Consultoria Financeira e de Investimento


Artigo publicado originalmente no
Blog Sage Advice