Outubro é o mês europeu da Cibersegurança

A Sage University preparou uma ação de formação sobre o tema da Cibersegurança para dia 31 de outubro, pelas mãos de Bruno Marques, consultor especialista na área da Cibersegurança. Esta formação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.

 

Desde o primeiro evento em 2012, o Mês Europeu da Cibersegurança (ECSM) tem vindo a alcançar as suas principais prioridades ao reunir partidos de toda a Europa sob o lema “A Cibersegurança é uma Responsabilidade Partilhada”, para se unirem contra as ameaças no ciberespaço. Todos os anos, esta campanha promove não só a utilização mais segura da Internet para os cidadãos da UE, como também os conhecimentos necessários e as ferramentas para o fazer.

É impossível ficar indiferente à quantidade de ciberataques de que têm vindo a ser alvo as instituições um pouco por todo o mundo. Se focarmos somente em Portugal e neste ano de 2022, o mesmo arrancou com um ciberataque de enormes proporções ao grupo Impresa. A dona da SIC e do jornal Expresso foi alvo de um ataque informático em janeiro e um mês depois ainda não tinha recuperado o acesso a toda a informação perdida.

Em fevereiro foi a vez da Vodafone, tendo sido alvo de disrupção, com o objetivo de causar danos e perturbações que originaram problemas na rede, afetando a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente 4G/ 5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/ digital.

Em março foi a vez do Grupo Sonae, que ficou com alguns dos serviços online, de marcas pertencentes à empresa, indisponíveis. Alguns dos serviços online afetados foram os do Continente e da Wells. Também o uso do Cartão Continente nas compras físicas e a emissão de faturas foram afetadas neste ataque.

Já em agosto/ setembro foi a vez da TAP, que viu a informação privada de 1,5 milhões dos seus passageiros exposta, encontrando-se ainda no fim de setembro em modo de gestão de crise. 

No mês de setembro, Hackers atacaram o Estado-Maior-General das Forças Armadas e colocaram documentos da NATO enviados para Portugal à venda na dark web. Ainda neste mês, é noticiado um ataque malicioso e deliberado à Câmara de Loures, sem que tenham sido especificados quais os serviços afetados, ou se foram expostos quaisquer dados dos munícipes ou da própria Câmara Municipal.

 

A cibersegurança é uma responsabilidade de todos

Estes são alguns dos ataques mais mediáticos que aconteceram em Portugal este ano, mas muitos mais ocorreram sem que fossem noticiados. As notícias destacadas referem-se a organizações com uma forte estrutura de sistemas de informação, mas mais de 90% do tecido empresarial português é constituído por PME e Microempresas, onde os recursos de TI são poucos, ou quase inexistentes nalguns casos, tornando estas empresa ainda mais vulneráveis a ataques informáticos. 

É comum pensarmos que a equipa de TI é a única responsável pela Cibersegurança, no entanto, uma vez que o erro humano está frequentemente na origem do problema, devemos tomar maior consciência para a realidade de que a Cibersegurança é uma responsabilidade de todos. “Nenhuma tecnologia servirá de ajuda, se os seus colaboradores deixarem credenciais em aberto ou clicarem em todos os links dos seus e-mails, sem pensarem duas vezes. Treine, informe e incuta uma cultura de prioridade à segurança nos seus colaboradores.”

Com o objetivo de promover e reforçar este tema junto dos nossos Parceiros e Clientes e de partilhar com eles quais os comportamentos que devem ter no que respeita à segurança online, a Sage University preparou uma ação de formação sobre o tema da Cibersegurança para dia 31 de outubro, pelas mãos de Bruno Marques, consultor especialista na área da Cibersegurança. Esta formação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. Faça o seu registo aqui

 

Equipa Sage University
www.SageU.com