Trienal de Arquitetura de Lisboa 2022

A Terra é o tema central da Trienal de Arquitetura de Lisboa que irá decorrer de 29 de setembro a 5 de dezembro. O programa é composto por quatro exposições, quatro livros, três prémios, três dias de conferências e uma vasta seleção de projetos independentes.

A Trienal 2022 arranca com um programa de três dias: inaugurações das exposições centrais, lançamento de livros, anúncio dos prémios, conversas e performances – tudo com entrada gratuita. Este é o primeiro grande momento “Terra”, que reúne personalidades do mundo inteiro. Marque na sua agenda os dias 29 e 30 de Setembro e 1 de Outubro para celebrar o futuro da ecologia em arquitetura e descobrir as diferentes perspetivas que a equipa preparou ao longo de três anos de pesquisa, viagens e sessões de trabalho.

 

Viagem ao centro da Terra

A Trienal 2022 explora como os paradigmas recentes estão a mudar a nossa forma de criação de lugares num Planeta globalizado. “Terra”, o tema central da Trienal, aborda como as (alter)ações climáticas, a pressão sobre os recursos e as desigualdades socioeconómicas e ambientais estão profundamente interligadas. Compreender estas situações complexas requer uma mudança de paradigma de modelos de crescimento linear («cidades-máquina») para modelos de desenvolvimento circular («cidades-organismo»). Com curadoria geral de Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, “Terra” incorpora uma declaração de intenção e um apelo à ação. Propõe-se a evolução do atual modelo de sistema fragmentado e linear, caracterizado pelo uso excessivo de recursos, para um modelo circular e holístico, motivado por um maior e mais profundo equilíbrio entre comunidades, recursos e processos. 

Agenda completa da Trienal

O programa é composto por quatro exposições, quatro livros, três prémios, três dias de conferências e uma vasta seleção de projetos independentes. 

 

Exposições

Multiplicidade; Local: MNAC; Autores: Tau Tavengwa, Vyjayanthi Rao

Retroactivar; Local: MNAC; Autores: Loreta Castro Reguera, Jose Pablo Ambrosi

Ciclos; Local: Garagem Sul – CCB; Autores: Pamela Prado, Pedro Ignacio Alonso

Visionárias; Local: Culturgest; Autores: Anastassia Smirnova com SVESMI

 

Conferências

As exposições são o ponto de partida para as “Talk, Talk, Talk”, uma série de conferências de três dias em torno da temática “Terra”, que vão decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian, de 26 a 28 de Outubro.

 

Livros

Coleção limitada de livros de bolso dedicada aos temas das quatro exposições, em parceria com a Circo de Ideias e com a distribuição internacional da Monade.

 

Prémios

Prémio Concurso Universidades
Prémio Début
Prémio Carreira

 

Projetos independentes

São propostas nacionais e internacionais independentes e auto-financiadas que enriquecem de forma articulada a Trienal. Com diversos formatos vêm aprofundar o debate acerca do futuro das ecologias em arquitetura. Das 67 candidaturas, foram selecionadas 16 propostas que serão apresentadas em vários locais de Lisboa, entre os quais o Palácio Sinel de Cordes.

 

Saiba mais sobre a Trienal de Arquitetura de Lisboa aqui