Center of Excellence (CoE): Testemunhos de Parceiros

O Center of Excellence (CoE) é uma unidade da Sage, constituída por consultores especialistas em Sage X3, que disponibiliza um vasto conjunto de serviços especializados (Expert Services). Leia os testemunhos dos Parceiros X4Dev e SolidBridge, sobre o apoio que têm vindo a receber por parte do Centro de Excelência.

O Center of Excellence (CoE) é uma unidade constituída por consultores especialistas em Sage X3, que disponibiliza serviços especializados (Expert Services). Todos os Parceiros e Clientes da Sage podem contratar estes Expert Services para os apoiar ou realizar tarefas quando, internamente, não existe know-how, recursos ou capacidade suficiente para lhes dar resposta. Os Expert Services tanto podem realizar as tarefas necessárias, como podem simplesmente apoiar a definição da estratégia para a realização das mesmas. Existe um catálogo fechado de Expert Services, quer ao nível do âmbito, quer das tarefas concretas a desempenhar, mas também podem ser feitos Expert Services “à medida”, isto é, adaptados às necessidades específicas de cada Cliente e Parceiro que solicite este serviço. 

Falamos com Marlene Martins, consultora Sage X3 da X4Dev e com Patrícia Pereira, business manager da SolidBridge e recolhemos os seus testemunhos e comentários, sobre o tipo de apoio que têm vindo a receber por parte do CoE da Sage.

Testemunho X4Dev

X4 Dev - Sage Portugal

“A equipa que acompanhou o projeto envolveu-se no mesmo, como se de uma equipa interna se tratasse”.

Marlene Martins, consultora Sage X3 da X4Dev

O que levou a X4Dev a recorrer aos Expert Services do CoE? 

A colaboração formal entre a X4Dev e a Sage começou em 2019, no âmbito do projeto de migração da solução Sage X3 da versão 6 para a versão 11. À data, procurávamos a colaboração da Sage para temas críticos para o nosso Cliente, nomeadamente a contabilidade (módulos financeiros do produto), onde havia uma necessidade de conhecimento muito especializado sobre a legislação portuguesa e sobre forma como ao Sage X3 responde às exigências da mesma.

A equipa que acompanhou o projeto envolveu-se no mesmo, como se de uma equipa interna se tratasse: conheceram os processos, os utilizadores e apresentaram as soluções para cada desafio. Os bons resultados atingidos e o feedback do nosso Cliente levaram a que esta colaboração continuasse, de forma orgânica, para novos projetos e implementação de novas funcionalidades. A Contabilidade e a Distribuição têm sido as áreas do produto com maior número de horas dedicadas.


Quais as mais valias que vê na utilização dos Expert Services?

O trabalho colaborativo entre a equipa de consultores da X4Dev e equipa Expert Services da Sage, permite a simbiose entre o conhecimento dos processos de negócio do Cliente, as suas dificuldades operacionais e o elevado conhecimento e experiência de quem contacta com outras realidades. O resultado são soluções adequadas ao que o produto tem para oferecer para suprimir as necessidades do Cliente.


Os resultados obtidos têm correspondido às vossas expetativas?

O elevado grau de utilização de ERP por parte dos nossos Clientes, levam a X4Dev a procurar nos seus Parceiros de negócio soluções de elevada qualidade, sem comprometer os processos de negócio em curso. A Sage não tem sido exceção.

 

Testemunho SolidBridge

Solidbridge - Sage Portugal

“Os resultados obtidos tem correspondido às expetativas? A nossa resposta é um claro sim”.

Patrícia Pereira, business manager da SolidBridge

O que levou a SolidBridge a recorrer aos Expert Services do CoE?

A SolidBridge está a implementar pela primeira vez uma solução Sage X3 e apesar de ter realizado a formação e de ter recrutado elementos já com experiência na implementação de ERP, sentiu necessidade de recorrer ao apoio da Sage para efetuar as configurações necessárias em Sage X3 por forma a dar resposta as necessidades do Cliente. De salientar que este apoio foi mais incisivo na área financeira e no desenvolvimento de específicos.

Atuar desta forma garantiu-nos, como Parceiro, uma maior segurança de atuação junto do Cliente nas questões mais incisivas e pontuais, e conseguir responder em tempo real aos normais desafios de implementação de um software “à medida”. Ao disponibilizar os Expert Services, a Sage permitiu à SolidBridge atuar perante o nosso Cliente com uma equipa mais sólida e estruturada, dando ao Cliente a confiança necessária para avançar com um projeto ambicioso e de elevada complexidade. 


Quais as mais valias que vê na utilização dos Expert Services?

A fase em que a SolidBridge se encontra relativamente a implementações de Sage X3 não permite, ainda, um conhecimento profundo e detalhado de todas as áreas do software, nem de explorar todas as suas funcionalidades/possibilidades em profundidade. Assim, é essencial o apoio de consultores com forte know-how em áreas distintas do software.

O mesmo se aplica na ajuda no desenvolvimento e implementação de necessidades especificas do Cliente, em projetos complexos e ambiciosos, como os que a SolidBridge tenta agora captar para Sage X3. Quebrar esta barreira de expertise é apenas possível desta forma, com um fantástico trabalho de equipa entre a SolidBridge e a Sage, e o seu apoio especializado. 


Os resultados obtidos têm correspondido às vossas expetativas?

A nossa resposta é um claro “sim”.

Além dos fatores técnicos já referidos, há também a parte emocional sempre consequente em projetos de grande dimensão, que não é de somenos importância. Ter alguém “de fora” envolvido no projeto permite-nos ter um olhar mais crítico sobre a implementação em curso e, ao mesmo tempo,  ser um garante das decisões tomadas e a tomar. Torna-se mesmo imprescindível esta troca de ideias, poder testar os nossos limites e impulsionar o projeto de forma consistente e estável.

Para além do referido anteriormente este tipo de apoio também tem permitido aos consultores da SolidBridge adquirir um maior know-how em todas as áreas/pontos que envolvem a implementação da solução Sage X3.