5 perguntas a Cláudia Mendes
Queremos que conheça melhor os colaboradores que tornam possível o sucesso do Sage Partner Program (SPP). Nesta entrevista, Cláudia Mendes, Product Marketing Manager para as soluções Sage 50cloud & Sage for Accountants, destaca as principais vantagens das novas funcionalidades Gestão de Obrigações e Gestão de Gabinetes que visam melhorar a eficiência e produtividade dos Gabinetes de Contabilidade.
Há quanto tempo trabalha na Sage? Pode descrever-nos as suas funções?
Estou na Sage há 4 anos como Product Marketing Manager do Sage 50cloud e Sage for Accountants. A função do Product Marketing passa essencialmente por manter um conhecimento profundo dos Clientes, especificamente das suas necessidades, os seus objetivos e, acima de tudo, entender e ter a sensibilidade para reconhecer os desafios da sua atividade diária. Para além do conhecimento dos Clientes, temos de conhecer e analisar o mercado, entender as tendências e tentar, sempre que possível, antecipar o seu trajeto. Adicionalmente, cabe-nos também conhecer em detalhe os concorrentes e o seu posicionamento.
A reunião de toda esta informação dá-nos as ferramentas necessárias para, em conjunto com outras equipas internas, construirmos planos de desenvolvimento de produtos inovadores, desenvolvermos propostas de valor diferenciadas e ajustadas e ainda prepararmos e executarmos todo o processo relacionado com o lançamento de produtos ao mercado que é, no fundo, o nosso principal objetivo.
Que feedback sobre o Sage Partner Program (SPP) tem recebido por parte dos Parceiros?
O Sage Partner Program é uma peça essencial do nosso modelo de negócio, e os nossos Parceiros são a alavanca mais importante do nosso desenvolvimento no mercado. O Sage Partner Program (SPP) é mais uma ferramenta que a Sage disponibiliza aos Parceiros, sobretudo para comunicar e partilhar estratégia. Através desta relação garantimos um alinhamento, que é fundamental, para ambos conseguirmos chegar aos melhores resultados num mercado tão competitivo e extremamente dinâmico. Trata-se de manter uma proximidade permanente com recurso a uma comunicação fluída que nos permite evoluir e avançar em conjunto nos nossos objetivos comuns e garantirmos o sucesso que todos almejamos.
Como avalia a importância das Sage Partner Sessions, agora em formato trimestral, para o sucesso do SPP?
As Sage Partner Sessions são momentos muito importantes para a Sage e os Parceiros. São uma oportunidade para estarmos em contacto, partilharmos conhecimento, novidades, tendências, objetivos comuns. Para a Sage, a relação com os Parceiros é uma verdadeira prioridade. Nesse sentido, percebemos que seria mais proveitoso e vantajoso para ambas as partes, mantermos este evento de uma forma mais regular e com maior proximidade.
O novo formato das Sage Partner Sessions a par da alteração da localização vem ajustar-se melhor à necessidade de mantermos este contacto mais presente e de proximidade com os nossos Parceiros. O feedback recebido sobre este tema é muito revelador e demonstra que tem sido uma ótima aposta, porque funciona realmente bem. Acreditamos, francamente, que os objetivos foram cumpridos, sentimos os Parceiros mais próximos, mais alinhados e sobretudo, mais acompanhados. Tudo isto é muito importante uma vez que os Parceiros são uma peça chave, com um papel fundamental no sucesso da nossa estratégia comercial.
Quais são as expetativas da Sage em relação ao lançamento das funcionalidades Gestão de Obrigações e Gestão de Gabinetes para o Sage for Accountants?
A Gestão de Obrigações e Gestão de Gabinetes são duas ferramentas há muito solicitadas e aguardadas pelos nossos Clientes e Parceiros. Estas duas funcionalidades vêm reforçar a solução integrada Sage for Accountants e responder a necessidades muito específicas dos Gabinetes de Contabilidade na medida em que vem facilitar e automatizar processos rotineiros e, acima de tudo, exigentes em termos de tempo consumido por parte dos Gabinetes de Contabilidade e dos seus colaboradores.
A utilização destas duas funcionalidades por parte dos Gabinetes representa múltiplos benefícios, uma vez que, vem facilitar e simplificar a manipulação da informação que passa a estar concentrada num único circuito evitando que o utilizador tenha de saltar entre aplicações para poder dar o respetivo seguimento. A entrega e submissão de declarações em lote, a recolha automatizada de guias de pagamento e respetivos comprovativos de pagamento em lote, são potencialmente os benefícios mais evidentes pelo aumento do nível de produtividade e eficiência que representam para os Gabinetes de Contabilidade que, geralmente, despendem muito do seu tempo com estas tarefas que agora podem ser automatizadas, assegurando o cumprimento dos prazos nas entregas das obrigações legais e fiscais.
Pode resumir as principais vantagens destas novas funcionalidades para os Gabinetes de Contabilidade?
Muito resumidamente, os Gabinetes de Contabilidade ganham automatismos que conferem maior facilidade e simplicidade na gestão das obrigações e do gabinete, ganham segurança porque passam a organizar e controlar a sua atividade de uma forma efetiva graças à gestão automatizada do calendário das obrigações e à monitorização do estado das mesmas através de dashboards de consulta, gerais ou por empresa, ou por colaborador. Ganham eficiência e produtividade na gestão e controlo dos processos internos. Ganham maior rigor e sobretudo tempo que podem passar a dedicar na relação com os seus próprios Clientes, inclusive, assumindo funções de consultoria de maior valor e apoio personalizado na gestão dos seus próprios negócios.
Acreditamos, realmente, que com a disponibilização destas duas funcionalidades estamos a resolver e corrigir muitas ineficiências e, sobretudo, a contribuir para uma melhoria substancial da forma e método de trabalho dos próprios Gabinetes de Contabilidade que ao serem mais eficientes ganham também capacidade para acrescentar maior valor no serviço e atenção que prestam aos seus Clientes.
Cláudia Mendes
- Cargo: Product Marketing Manager | Sage 50cloud & Sage for Accountants
- Local: Lisboa
- Experiência profissional: Marketing, Comunicação, Product Manager, Product Marketing Manager
- Formação: Licenciatura em Gestão, Pós-Graduação em Marketing Management
- Hobbies:Viajar, ouvir música, ler, escrever, estar com a família e amigos, passear o cão
- Citação/frase inspiradora: “The future starts today, not tomorrow” Karol Voytila
- Contacto: [email protected]