Silver economy: uma oportunidade para os empreendedores

A silver economy marcará a economia do futuro, quer no nosso país, quer na Europa e noutros países envelhecidos. Conheça as suas características distintivas e quais serão os setores com maior potencial de crescimento.

“Este país não é para velhos”, dizia o título do filme vencedor do Óscar de 2018 dirigido pelos irmãos Cohen e protagonizado por Javier Bardem. A realidade não podia ser mais diferente. Hoje sabemos que a designada silver economy, que agrupa o conjunto de negócios baseado no bem-estar dos idosos, será o setor mais promissor da economia.

Segundo o Eurostat, mais de um quinto da população da União Europeia tinha 65 ou mais anos no final da década passada. As estimativas indicam que a percentagem de pessoas com mais de 80 anos de idade na UE multiplicar-se-á por 2,5 entre 2019 e 2100. Passando de 5,8% para 14,6%. Isto significa que na Europa de 2060, cerca de um em cada três habitantes terá mais de 65 anos. 

Outra das consequências mais temidas do envelhecimento da população é que enquanto o número de pessoas em idade ativa está a diminuir, o número de reformados está a aumentar. Paralelamente, o aumento significativo da esperança de vida nos países desenvolvidos faz com que a economia dos cuidados esteja a crescer à medida que a população envelhece.

 

O que é a silver economy?

silver economy ou “economia de prata” é constituída por todas as atividades económicas, produtos e serviços que visam satisfazer as necessidades das pessoas com mais de 50 anos de idade. Trata-se de uma parcela cada mais significativa da economia que reúne diferentes setores, do qual o da saúde é o mais óbvio. Mas não é o único. Podemos adicionar, por exemplo, o imobiliário (com a oferta de novos conceitos residenciais) e o tecnológico (com a utilização da domótica, Inteligência Artificial (IA) ou Internet das Coisas (IoT) para melhorar a qualidade de vida dos idosos). Nem o setor bancário escapa a esta tendência. Basta recordar como os protestos dos idosos que se juntaram na plataforma “Sou velho, não sou idiota” obrigaram a banca a repensar o seu modo de funcionamento.


Os setores mais promissores

A Comissão Europeia prevê que a silver economy (ver estudo aqui), para além de gerar lucros, contribua significativamente para a criação de emprego em diferentes sectores e para a promoção de novas profissões. Os setores com maior potencial de crescimento são:

  • Economia de cuidados de saúde. Os dados demográficos que refletem uma maior esperança de vida e um envelhecimento população, tornam o investimento neste setor numa aposta segura, com uma elevada taxa de retorno.
  • Turismo. As viagens para seniores são um segmento em alta. Há cada vez mais operadoras a oferecer pacotes de férias adaptados às pessoas mais velhas e com maior poder de compra. Por exemplo, estadias em spas com águas termais.
  • Imobiliário. As novas gerações de idosos exigem novos conceitos residenciais que lhes deem maior independência e bem-estar. Por exemplo, em vários países europeus e nos Estados Unidos, os modelos de Silver Living ou Senior Co-Housing são cada vez mais populares, em detrimento das casas de repouso tradicionais.
  • Banca. Em Espanha houve um grupo de idosos que se revoltou contra a limitação dos horários das agências e que venceu essa batalha. A proeza foi conseguida graças à campanha de recolha de assinaturas lançada pelo valenciano Carlos San Juan de Laorden que exigia o atendimento pessoal nas agências bancárias. Em consequência há cada vez mais analistas que recomendam a abertura de bancos especializados em produtos (por exemplo, as hipotecas inversas) dirigidos ao segmento dos idosos.
  • Automóvel. O desenvolvimento de veículos autónomos é uma grande oportunidade para o segmento dos idosos. Com eles, as eventuais limitações físicas do condutor vão deixar de ser uma desvantagem para quem quiser comprar um automóvel.
  • Assessoria financeira e tecnologia. Há cada vez mais profissionais especializados em consultoria financeira e tecnológica dirigida ao segmento senior, que tem, em regra, maior liquidez e necessidades de planeamento financeiro distintas.
  • Soluções tecnológicas. A utilização da tecnologia para ajudar a mitigar a solidão dos idosos, controlar a sua saúde, promover a comunicação e o lazer, etc., é sem dúvida um dos sectores com maior potencial de crescimento dentro da silver economy.

 

Que características definem os consumidores

Os consumidores da silver economy caracterizam-se pelos seguintes fatores comuns:

  • Muitos têm um elevado poder de compra e estão livres de encargos financeiros, tendo já pago as suas hipotecas e empréstimos.
  • Estão livres dos encargos familiares e têm muito mais tempo livre. Este é o momento certo para pensarem em si próprios, fazerem as viagens com que sempre sonharam, ou oferecerem a si próprios alguns luxos ou caprichos.
  • São pessoas ativas que querem ter uma velhice saudável: praticam desporto, comem bem, desfrutam dos pequenos prazeres e divertem-se.
  • São leais às suas marcas habituais. 
  • Aderem a atividades culturais e de lazer.

A silver economy será, em suma, uma grande oportunidade para os empreendedores que apostem em empresas inovadoras que melhorem a vida da geração com mais de 50 anos.

 

Ashley Hindsman
Especialista em gestão financeira de Médias Empresas

 

Artigo publicado originalmente em Blog Sage Advice