Museu Casa das Histórias Paula Rego

A pintora Paula Rego, uma das mais aclamadas a nível mundial, faleceu no mês passado, em Londres, aos 87 anos. A sua obra, marcadamente feminina, centrada no combate às injustiças sociais e à opressão, não deixam o espectador indiferente. O Museu Casa das Histórias Paula Rego em Cascais é uma boa oportunidade para conhecer o seu acervo.

Maria Paula Figueiroa Rego, nascida em Lisboa em 1935, numa família de tradição liberal e republicana, começou a desenhar ainda em criança, um talento que lhe foi reconhecido pelos professores da St. Julian´s School, em Carcavelos. Quando tinha apenas 17 de idade, decidiu ir estudar para Londres, para a Slade School of Fine Art, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1975, viria a conhecer o futuro marido, o artista inglês Victor Willing, cuja obra também pode ser vista Casa das Histórias, em Cascais.

Considerada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, “a artista plástica mais completa e com maior projeção no mundo, desde o falecimento Vieira da Silva”, o valor da obra de Paula Rego ficou patente em 2015, com a venda em leilão da sua obra “The Cadet and his Sister” (1988), por valor record de 1,6 milhões de euros. Outros momentos altos da sua carreira sucederam em 2017, com a estreia do documentário “Paula Rego: Secrets and Stories“, dos realizadores Nick Willing (filho da pintora) e de Victor Willing. Ou, em 2020, quando o Museu da Presidência da República, assinalou o seu 85.º aniversário com uma exposição dos trabalhos criados pela artista para o Palácio de Belém, a pedido do antigo Presidente da República Jorge Sampaio. E, sobretudo, em 2021, quando cumpriu o sonho de expor no museu Tate Britain, no qual apresentou uma retrospetiva com mais de 100 obras (pintura, esculturas, colagens e desenhos), incluindo a série “Mulher Cão” e “Aborto”. Mais recentemente, merecem destaque a exposição “Saudades”, organizada em 2021 pela Galeria 111, com obras que revisitaram o seu percurso artístico desde os anos 1980. E, já este ano, com a apresentação de “The Milk of Dreams”, na Bienal de Arte de Veneza, que é considerado um dos certames de arte contemporânea mais importantes do mundo.

 

As exposições do Museu Casa das Histórias Paula Rego 

A Casa das Histórias Paula Rego, inaugurada em Cascais em 2009, num projeto do arquiteto Eduardo Souto de Moura, detém um acervo significativo das obras da autora além de organizar exposições regulares sobre o seu trabalho e o de outros artistas com quem tem afinidades. A coleção, constituída por pintura, desenho e gravura, algumas das quais nunca vistas publicamente, reflete o percurso artístico e criativo da artista, integra uma obra têxtil de grandes dimensões e parte do seu espólio documental.

Na pintura de Paula Rego, marcadamente feminina, surgem diversas imagens típicas da infância, por vezes com recordações traumáticas relacionadas com a violência, assim como de animais. que são frequentemente os protagonistas da sua linguagem pictórica. Nas últimas décadas, a pintora abordou temas políticos (como o abuso de poder) e sociais (como o aborto) e o seu trabalho foi influenciado pela literatura contos populares, caso da obra de Eça de Queirós, que a levou a pintar quadros inspirados em livros como “A Relíquia” e “O Primo Basílio”. As histórias, reais ou imaginadas, sempre acompanharam a vida da pintora desde a infância. Sempre que surgia em cerimónias públicas, a artista reiterava a importância das histórias para as pessoas se compreenderem a si próprias e ao mundo.

Além da referida coleção, a Casa das Histórias tem em exibição, até 2 de outubro, a exposição dedicada a Menez (Maria Inês da Silva Carmona Ribeiro da Fonseca), uma artista portuguesa que viveu em várias cidades do mundo (Buenos Aires, Estocolmo, Paris, Roma ou outras dos Estados Unidos) e cuja carreira artística inclui trabalhos de pintura, desenho, gravura, cerâmica, azulejo e tapeçaria.

 

Principais prémios e distinções

Paula Rego foi galardoada, entre outros, com o Prémio Turner em 1989, o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso em 2013 e a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada em 2004. Em 2016, foi criado o Prémio Paula Rego, galardão anual para atribuir a estudantes da Faculdade de Belas Artes de Lisboa e, em 2019, recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Governo de Portugal e foi distinguida com a Medalha de Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura. Em 2010, recebeu da Rainha Isabel II a Ordem do Império Britânico, com o grau de Oficial, assim como o Prémio Personalidade Portuguesa do Ano atribuído pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal. No ano seguinte, recebeu o doutoramento honoris causa da Universidade de Lisboa, que assim se juntou a títulos similares de várias universidades no Reino Unido.