Grupo Almedina: “O Sage X3 permite-nos operar de uma forma simples”

Além do negócio editorial ligado às publicações técnicas, o Grupo Almedina possui uma cadeia de livrarias que opera de norte a sul do país. “Com a solução Sage X3 conseguimos acompanhar o aumento de complexidade do nosso negócio e fazer a integração entre as suas diversas áreas”, justifica Rita Pinto, CEO do grupo Almedina.

 

 

O grupo Almedina foi fundado em 1955, por Joaquim Machado quando abriu em Coimbra, frente ao famoso Arco de Almedina, uma pequena livraria a que deu o nome de Almedina. A sua proximidade ao meio universitário e a carência de edição de manuais académicos, colocaram rapidamente a Almedina no coração do negócio editorial e livreiro português.

Hoje o Grupo opera sobretudo em duas grandes áreas: a edição e o retalho. No que refere à área editorial, o grupo publica sobretudo obras técnicas nas áreas das Ciências Jurídicas, Medicina, Psicologia, Educação, Economia e Ciências Exatas, através de marcas como a Edições Almedina, Edições 70 e Atual Editora, às quais se junta a chancela Minotauro (literatura) e Almedina Brasil. Na área do retalho, o Grupo tem vindo a alargar a sua rede de livrarias, junto aos principais polos académicos do país: Braga, Porto, Coimbra e Lisboa. Atualmente existem onze livrarias físicas e uma livraria virtual, que operam de norte a sul do pais, com um foco na qualidade do catálogo oferecido aos Clientes.


O desafio 

Segundo Rita Pinto, CEO da Almedina e neta do fundador, o grupo começou com uma empresa pequena, cujo crescimento, foi gerando novos desafios. “Precisávamos de uma solução que conseguisse acompanhar o aumento de complexidade do nosso negócio e que permitisse a integração entre as suas diversas áreas. A escolha recaiu na solução Sage X3 que “nos permitiu adotar uma solução simples e standard do mercado que, ao mesmo tempo, respondia aos requisitos específicos do grupo Almedina. Por um lado, porque temos uma característica de operações multiempresas muito forte. Por outro, porque trabalhamos com outros sistemas externos, por exemplo na área dos POS e da loja online, e a facilidade de integração da solução Sage X3 permite-nos operar de uma forma simples”, justifica. 

 

A solução

O processo de implementação foi relativamente rápido tal como recorda Pedro Arinto, Diretor de Sistemas de Informação do Grupo Almedina. “Começamos por fazer um levantamento dos requisitos de negócio das várias áreas, juntamente com o Parceiro tecnológico. A partir daí o projeto correu muito bem e demorou cerca de 4 meses até à entrada em produção. A Sage, ao fazer evoluir a solução Sage X3 continuamente, também nos ajudou a atingir esses objetivos inclusivamente devido à adaptação muito boa desta solução à realidade nacional”. No que se refere ao futuro acrescenta que “queremos continuar a explorar as diversas funcionalidades do produto, num processo de melhoria contínua, integrando progressivamente o Sage X3 em processos manuais ainda existentes”.

 

 Saiba mais sobre o Grupo Almedina aqui.